Idea Cellular announces audited results for the fourth quarter (Q4) and financial year ended 31 March 2015

28 abril, 2015

Destaques – T4 AF15
Idea - Independente1 Receitas rupias 84 165 milhões EBITDA (LUCROS ANTES DE JUROS, IMPOSTOS, DEPRECIAÇÃO E AMORTIZAÇÃO) 27 828 milhões de rupias PAT (LUCRO DEPOIS DE IMPOSTOS) 10 077 milhões de rupias
Idea - Consolidada2 Receitas rupias 84 225 milhões EBITDA 30 645 milhões de rupias PAT rupias 9418 milhões
INR mn
  Idea independente1 Idea consolidada2
  T4AF15 T3AF15 AF15 AF14 T4AF15 T3AF15 AF15  AF14
Receitas - Áreas de Serviços Estabelecidas3 78,995 75,543 2,97,522 2,51,296
Receitas - Novas Áreas de Serviço4 5,170 4,605 18,027 13,741
Receitas totais 84,165 80,148 3,15,548 2,65,036 84,225 80,175 3,15,709 2,65,189
EBITDA - Áreas de Serviços Estabelecidas3 29,577 26,741 1,04,835 79,339
EBITDA - Novas Áreas de Serviço4 (1,749) (1,881) (7,156) (5,873)
EBITDA total 27,828 24,860 97,679 73,467 30,645 27,527 1,08,118 82,921
EBITDA % - Áreas de Serviços Estabelecidas3 37.4% 35.4% 35.2% 31.6%
EBITDA % - Novas Áreas de Serviço4 -33.8% -40.8% -39.7% -42.7%
EBITDA total % 33.1% 31.0% 31.0% 27.7% 36.4% 34.3% 34.2% 31.3%
Depreciação e Amortização 13,837 13,792 48,989 41,291 14,877 14,826 53,036 45,194
EBIT (Lucros antes de juros e impostos) 13,991 11,068 48,690 32,176 15,768 12,700 55,081 37,727
Juros e Custos de Financiamento (Líquido) 816 720 4,718 5,858 1,052 983 5,755 7,284
Dividendo da Indus 1,602 - 6,250 838     - -
PBT (Lucro antes de impostos) 14,777 10,348 50,223 27,157 14,715 11,717 49,326 30,443
PAT 10,077 6,783 34,772 17,932 9,418 7,671 31,929 19,678
Lucro direto5 26,149 20,286 84,820 64,350 26,602 22,216 86,162 70,370
Note: Mumbai and Bihar service areas have been included in Established Service Areas from Q1FY14, previous quarters figures have not been restated.

Devido a mudanças nas regulamentações TRAI Interconnect (IUC) (Emenda XI e XII), efetivas a partir de 01 de março de 2015, os resultados para este trimestre e ano fiscal 2014-2015 não são comparáveis a trimestres e anos fiscais anteriores. A receita bruta para o trimestre T4AF15 e para o AF15 teve um impacto negativo de ~1050 milhões de rupias, apesar de o impacto no EBITDA ser mínimo.

A Idea continua o seu registo invejável de estar entre os operadores Móveis Indianos de crescimento mais rápido com 19,1% de crescimento em receitas brutas no AF15, para 315 548 milhões de rupias, quase o 1,8 vezes da taxa de crescimento da indústria wireless (AF14). Apesar de o TRAI reduzir o Custo de Terminação dos anteriores 20p/minuto para 14p/minuto de outros operadores de telecomunicações (e sem nenhum custo IUC nas chamadas com origem ou fim em redes Wireless), a receita trimestral sequencial cresceu 5% no T4AF15 (crescimento de receita homóloga normalizada de 6,3%) potenciada por:

• Adição de 9,2 milhões de Assinantes Ativos (VLR Adds)
  • Franca expansão dos minutos de voz @8,4% para 185 milhares de milhões de minutos e
  • Crescimento de 18,3% de volume de dados Móveis (2G+3G) para 54,5 milhares de milhões de Megabytes v/s T3AF15; um testemunho claro da grande procura do consumidor por serviços da Idea Mobile.

A Idea contabilizou uma adição de assinantes VLR líquida de 23,5 milhões no AF15, em relação a uma adição VLR líquida de 17,7 milhões no AF14, servindo agora uns robustos 161,4 milhões de consumidores de qualidade em toda a Índia. Competitivamente, a companhia melhorou a sua posição com a quota de Mercado de cliente (em VLR) @ 18,6% (Fev de 2015) e ‘Quota de Mercado de Receitas’ @ 17,5% no T3AF15, uma melhoria RMS de mais de 1,4% em comparação com o T3AF14. Apesar das grandes adições de assinantes, a qualidade da base de consumidores global da Idea melhorou o seu ARPU para 179 rupias (vs. 173 rupias no T4AF14) e o uso de Voz por assinante aumentou para 400 minutos (vs 397 no T4AF14).

A realização da taxa de voz permaneceu sob pressão pelo terceiro trimestre sucessivo; caiu abruptamente 7,1% para 33,9 p/minuto de 36,5 p/minuto (T4AF14), mas a elasticidade da procura compensou o declínio da taxa com um crescimento de minutos de 16,3% no AF15 vs. AF14. Adicionalmente, um crescimento mais rápido do Móvel compensou o declínio da taxa de voz e, consequentemente, a ‘Realização Média por Minuto’ (ARPM) melhorou 2,7% para 44,8 p/minuto no T4AF15 de 43,6 p/minuto (T4AF14) e a quota da Receita ‘Não de Voz’ aumentou para 24,5% este trimestre (16,5% no T4AF14).

A Idea reviu ainda mais a definição de Assinantes de Dados Móveis, eliminando dos seus relatórios todos os usuários de dados acidentais de menos de 10 Megabytes/Mês. A penetração dos usuários de dados Móveis (2G+3G) na base global é agora de 21,2% em 33,4 milhões de assinantes de dados com um mix de dados Móveis ARPU (2G+3G) em 150 rupias no T4AF15 (vs. 104 rupias no T4AF14). A ‘Realização Média Por MB’ (ARMB) dos dados permaneceu praticamente igual em 25,7 p/minuto (25,3 p/minuto no T4AF14).

A companhia duplicou a sua base de assinantes de dados 3G, adicionando 7,3 milhões de novos usuários 3G no último ano, provindo um total de 14,5 milhões de consumidores de dados 3G. Durante o ano, o volume de Dados 3G explodiu em quase 2,3 vezes; de 13,1 milhares de milhões de Megabytes no T4AF14 para 30,7 milhares de milhões de Megabytes no T4AF15. Para suportar o crescimento exponencial de Dados de Voz e Móveis, o investimento da Idea para o AF15 é de 40,5 milhares de milhões de rupias (incluindo o espectro); adicionando 7589 locais de GSM e 8910 locais de células 3G e mais de 11 000 Km de fibra ótica de alta capacidade.

Apesar de uma expansão de rede mais elevada e de pressões inflacionárias, O EBITDA da Idea independente cresceu rapidamente no AF15 em 33% para 97 679 milhões de rupias, ajudando a melhorar a sua margem em 3,2% para 31%. Do mesmo modo, o crescimento da receita acentuado deste trimestre traduziu-se em uma melhoria da margem EBITDA independente de T4AF15 de 2,1% em 33,1% (vs. T3AF15) e com um crescimento trimestral sequencial de 11,9%.

Os condutores da linha de fundo dupla do negócio de Voz e Dados, os benefícios de escala e a otimização do custo ajudaram a Idea a melhorar o seu Lucro depois de Impostos (PAT) independente em 93,9%, de 17 932 milhões de rupias (incluindo o dividendo Indus de 6250 milhões de rupias) neste ano fiscal.

A um nível consolidado, incluindo a contribuição da Indus de 16%, a receita da companhia no AF15 cresceu 19,1%, o EBITDA anual consolidado cresceu em 30,4%, para 108 118 milhões de rupias, a margem EBITDA melhorou em 34,2% e o PAT anual é de 31 929 milhões de rupias, um crescimento anual de 62,3%.

Com um desempenho forte, o conselho da Idea ficou feliz por recomendar um dividendo aumentado @ 6%, um pagamento global de 2598 milhões de rupias (incluindo o imposto de distribuição de dividendos).

No recém-concluído Leilão de Espectro patrocinado pela DoT de março de 2015, a Idea ganhou 79,4 MHz de espectro, assegurando com sucesso a continuidade dos serviços para os seus 107,6 milhões de clientes (68% da base de clientes total) em nove áreas de serviço com as licenças expirando em dezembro de 2015/abril de 2016, para os próximos 20 anos. Incluindo a aquisição de espectro de sete novas licenças em 2012, a Idea atingiu entre a maior renovação de 16 em 22 licenças de telecomunicações indianas, construindo uma base sólida para o crescimento do negócio até ao ano 2035 (2032 para 7 licenças). Para além da retenção do espectro eficiente existente de 900 MHz, a companhia também conseguiu expandir a sua pegada de espectro 3G para a 13ª área de serviço, Kolkota Metro, com a capacidade para agora oferecer serviços 3G a 80% da base de receitas da Idea.

Adicionalmente, a companhia adquiriu espectro e a capacidade de lançar serviços 4G no espectro de 1800 MHz nas áreas de serviço de Tamil Nadu (incluindo Chennai) e Orissa, expandindo a pegada de espectro contíguo de 1800 MHz da Idea 4G para 10 áreas de serviço cobrindo a maior parte dos seus mercados estratégicos, com capacidade para oferecer serviços LTE a 61% das receitas existentes da Idea.

No leilão de março de 2015, em uma base global, a Idea ganhou 54 MHz de banda de 900 Mhz eficiente, 20,4 MHz de banda de 1800 Mhz e 5 MHz em banda de 2100 MHz, uma quantidade total de espectro de 79,4 MHz em 14 círculos, para um valor de licitação total de 301 375 milhões de rupias. A companhia optou pela opção de pagamento diferido da DoT. A companhia fez um pagamento em adiantado de 77 342 milhões de rupias, incluindo o pagamento de 19 350 milhões de rupias em 31 de março de 2015 e o montante restante em 09 de abril de 2015.

À medida que os serviços de mercado de mobilidade se expandem, o negócio de telecomunicações indiano oferece oportunidades de crescimento entusiasmantes em banda larga móvel e telefonia de voz rural. A marca Idea com uma crescente afinidade com os clientes, fluxos de caixa fortes, pegada de rede 2G e 3G em expansão e um perfil de espetro multibandas competitivo, reafirma a sua capacidade de fortalecer a sua posição no mercado e melhorar a presença em oportunidades novas e emergentes.

Notas:

• Idea Independente representa a Idea e as suas subsidiárias a 100%. Efetivamente, isto engloba todas as operações, incluindo Joint Ventures, ou seja, a Indus.
  • Idea Consolidada representa a Idea Independente e a consolidação proporcionada da Indus (a 16%).
  • As Áreas de Serviço Estabelecidas representam 15 áreas de serviço, nomeadamente Maharashtra e Goa, Gujarat, Andhra Pradesh, Madhya Pradesh e Chhattisgarh, Deli, Kerala, Haryana, Uttar Pradesh West e Uttaranchal, Uttar Pradesh East, Rajastão, Himachal Pradesh, Punjab, Karnataka, Bombaim e de Bihar.
  • As Novas Áreas de Serviço representam as sete áreas de serviço de Orissa, Tamil Nadu, J&;K, Calcutá, West Bengal, Assam e North East.
  • O Lucro Direto é calculado como uma soma do PAT, Depreciação e Amortização, pagamento por conta de ESOP e impostos Diferidos, para o período relevante.
  • Os números para períodos anteriores foram reagrupados, sempre que necessário.

Sobre a Idea Cellular Ltd

A Idea Cellular é a terceira maior operadora wireless da Índia, com uma quota de mercado de receitas de 17,5% (T3AF15). A Idea é cotada na National Stock Exchange (NSE) e na Bombay Stock Exchange (BSE), na Índia. A Idea é parte do Aditya Birla Group, um dos maiores grupos empresariais da Índia. O Aditya Birla Group é um conglomerado de empresas com operações em mais de 30 países. O Aditya Birla Group tem uma história de mais de 50 anos e tem negócios em, entre outras, nas indústrias de telecomunicações móveis, metais e mineração, cimento, negro de carbono, têxteis, vestuário, químicos, fertilizantes, seguros de vida e serviços financeiros.