Receitas estabilizando, integração avançando a um ritmo de cerca de 60% das sinergias pretendidas realizada no T4AF19

13 maio, 2019

Destaques para o trimestre

• Estabilização sequencial das receitas no T4 beneficiando da introdução de ‘cupões de validade do serviço’. As receitas cresceram +0,1% em termos homólogos no T4 (T3: -2,2%, T2: -7,1%). As receitas diárias médias do T4 cresceram 2,3% em termos homólogos, no seguimento de 11 trimestres consecutivos de diminuição.
  • A realização das sinergias está no caminho certo, com cerca de 60% do objetivo de sinergia atingido até a data. As despesas operativas do T4 normalizadas, excluindo taxa de licença e custos de uso de espectro e custos de roaming e acesso, foram reduzidas em cerca de 12,8 bilhões de rupias (anualisadas para cerca de 51 bilhões de rupias), menos do que as despesas operativas pro-forma no T1, ou seja, o último trimestre antes de terminar a fusão.
  • O EBITDA subiu 57% em termos homólogos para 17,9 bilhões de rupias O EBITDA normalizado para excecionais salda-se em 15,9 bilhões de rupias.
  • A integração da rede está avançando a um ritmo rápido, com os clientes beneficiando agora de uma experiência de rede unificada nas dez áreas de serviço of West Bengal, Andhra Pradesh, Haryana, Madhya Pradesh, Himachal Pradesh, Assam, North East, J&K, Bihar e Punjab.
  • Fechou com sucesso a maior emissão de direitos da Índia, angariando 250 bilhões de rupias de capital. A forte participação dos intervenientes públicos (ex-promotores) resultou em uma subscrição de 1,2x para o componente público da emissão, demonstrando o apoio forte dos investidores em nossa estratégia.

Balesh Sharma, CEO da Vodafone Idea limited, disse: «Estamos felizes com o progresso rápido que fizemos para atingirmos nossa estratégia declarada. As iniciativas que tomámos desde a fusão estão dando resultados positivos e estamos no caminho certo para proporcionarmos nossos objetivos de sinergia com dois anos de antecedência. Permanecemos focados no fortalecimento de nossa posição em distritos-chave lucrativos expandindo a cobertura e capacidade de nossa rede 4G, tendo como meta uma quota mais elevada de novos clientes 4G oferecendo uma experiência de rede incrementada, melhorando em simultâneo os fluxos de caixa através da transformação de custos. O excesso de subscrição de nossa emissão de direitos recente, a maior na Índia, é um testemunho claro do suporte dos investidores a nossa estratégia.»

Destaques financeiros

As iniciativas estratégicas tomadas após a fusão para melhorar as receitas e ARPU começaram a se tornar visíveis em nossos resultados financeiros. As receitas diárias médias (ADR) para o trimestre cresceram 2,3% em termos homólogos depois de testemunharem declínios sucessivos durante os 11 trimestres anteriores, beneficiando da intordução de ‘cupões de validade de serviço’. As receitas para o trimestre foram de 117,8 bilhões de rupias, subindo 0,1% em termos homólogos, mais baixo do que o crescimento ADR devido a menos dias no T4AF19.

As despesas operativas totais para o trimestre diminuíram sequencialmente devido à realização das sinergias da fusão. As despesas operativas subjscentes do T4 de 74,8 bilhões de rupias (excluindo taxas de licença e custas de uso de espectro e custos de roaming e acesso) diminuíram em 12,8 bilhões de rupias em comparação com o T1, após o ajuste de determinadas exceções de cerca de 2 bilhões de rupias, aumentos de custos gerados pela inflação e lançamento de rede incremental. Isso é equivalente a uma realização da sinergia anualizada de cerca de 51 bilhões de rupias, cerca de 60% da meta de sinergia de 84 bilhões de rupias. Como resultado da realização da sinergia, o EBITDA subiu para 17,9 bilhões de rupias, uma melhoria de 57% em termos homólogos. O EBITDA normalizado para exceções se salda em 15,9 bilhões de rupias, uma melhoria de 39,4% em termos homólogos.

Os custos de depreciação e amortização foram de 46,6 bilhões de rupias e os custos de juros e financiamento foram de 27,9 bilhões de rupias para o trimestre. O investimento acelerou agora para 32,3 bilhões de rupias para o trimestre. O gasto de investimento pro-forma para o AF19 foi de 102,2 bilhões de rupias.

A dívida líquida a 31 de março de 2019 era de 1259,4 bilhões de rupias, incluindo obrigações de pagamento de espectro deferido devidas ao Governo de 906,8 bilhões de rupias. O numerário e equivalentes de numerário foram de 75,5 bilhões de rupias, resultando em uma dívida líquida de 1183,9 bilhões de rupias (vs. 1,149 bilhões de rupias no T3AF19).

Atualização da integração

No seguimento da fusão da Vodafone India e da Idea Cellular, a 31 de agosto de 2018, acelerámos a integração dos dois negócios e estamos no caminho certo para proporcionarmos objetivos de 84 bilhões de rupias em sinergias de custos de taxa de execução a serem até ao AF21, dois anos antes da meta inicial definida aquando do anúncio de fusão original, em março de 2017.

A integração da rede continua avançando a um ritmo rápido. Os clientes de ambas as marcas desfrutam agora de uma experiência de rede unificada nas dez áreas de serviço de West Bengal (dezembro de 2018), Andhra Pradesh, Haryana, Madhya Pradesh, Himachal Pradesh, Assam, North East, J&K (janeiro de 2019), Bihar (fevereiro de 2019) e Punjab (março de 2019), em conjunto com parte do círculo de Deli (EAST NCR), no seguimento da consolidação do espectro e da rede de acesso rádio. Após a integração, a capacidade em esses círculos aumentou em cerca de 34% em termos homólogos, levando a uma Pontuação de Promotor de Rede melhorada e velocidades de download superiores.

Para além disso, estamos oferecendo uma experiência de 4G unificada em Bangalore (janeiro de 2019) e Orissa (março de 2019). Em outros círculos, a integração de redes está progredindo em uma base de núcleo por núcleo e os assinantes de ambas as marcas estão gradualmente avançando para uma rede com maior cobertura e capacidade. Para além disso, temos capacidades potenciadas de alguns dos nossos locais de 900 Mhz para providenciar serviço 4G através de recaptação de espectro dinâmico nas áreas de serviço de Kerala e Deli.

Como resultado de nosso foco na aceleração da integração de rede, removemos equipamento excedente em 24 000 locais de um total de 67 000 locais co-localizados. Adicionalmente, também saímos de cerca de 9900 locais de baixo uso. Ambas as iniciativas renderam poupanças de custos significativas para a companhia.

Em termos operacionais, já completamos a integração de distribuidores, varejistas, lojas de serviço e centros de serviço. Também assinámos um acordo de vários anos com a IBM para implementação de tecnologias adequadas ao futuro, incluindo Cloud, Análise Avançada e Inteligência de Negócios para incrementar a transformação digital da companhia e proporcionar mais poupanças de custos.

Destaques operacionais

Introduzimos ‘cupões de validade de serviço’ a nível nacional durante o T3, que requereram que os clientes fizessem o carregamento mínimo de 35 rupias (28 dias de validade). Como esperado, isso resultou em uma diminuição de 53,2 milhões de assinantes, os os clientes ‘recetores apenas’ ou ‘baixo ARPU’ migraram seus gasts de vários SIM para SIM único, levando a base de assinantes global para 334,1 milhões. Os cupões de validade de serviço resultaram em um aumento em termos homólogos no ADR, apesar da diminuição nos números de assinantes. Consequentemente, o ARPU para o trimestre cresceu 16,3% em termos homólogos para 104 rupias (vs. 89 rupias no T3).

Adicionámos 8915 locais de TDD 4G durante o trimestre para aumentar a capacidade e implementamos MIMO massivo em cerca de 2000 locais em localizações chave selecionadas. Contudo, locais e localizações de banda-larga únicos diminuíram esse trimestre, uma vez que o processo de nova implementação está decorrendo. Assim que o exercício de nova impementação estiver terminado, a contagem de locais de banda-larga global e, subsequentemente, a cobertura da população, melhorariam significativamente. Nossa cobertura da população 4G atingiu 65% a 31 de março de 2019, em comparação com menos de 50% para cada uma das marcas em agosto de 2018.

Durante o trimestre, adicionámos 5,4 milhões de clientes 4G, levando a base de assinantes de 4G global para 80,7 milhões. A base de assinantes de banda-larga para o trimestre foi de 110,2 milhões. Os volumes de dados totais cresceram 9% para 2947 bilhões MB em comparação com o último trimestre e o volume de dados diários médio aumentou em 11,4% (32,7 bilhões dMB no T4 vs. 29,4 bilhões MB no T3). O total de minutos na rede diminuiu em 1,3% durante o trimestre, devido à redução nos minutos de entrada no seguimento da desconexão de clientes ‘Apenas de entrada’ ou ‘ARPU baixo’.

Angariação de fundos / monetização de ativos

A companhia terminou com sucesso a maior emissão de direitos da Índia, angariando 250 bilhões de rupias. A forte participação dos intervenientes públicos (ex-promotores) resultou em uma subscrição de 1,2x para o componente público da emissão.

A fusão da Bharti Infratel e da Indus Towers recebeu a aprovação da Competition Commission India (Comissão para a Concorrência da Índia), da Securities and Exchange Board of India (Comissão de Títulos e Câmbios da Índia), acionistas e credores. Um pedido para sanção do esquema foi apresentado junto da NCLT e o assunto está listado para audiência final. A Vodafone Idea tem uma opção de vender sua quota de 11,15% na Indus, que tem um valor implicado de cerca de 61,6 bilhões de rupias (com base no VWAP para ações da Bharti Infratel durante os últimos 60 dias de negociações a 31 de março de 2019), por numerário aquando da execução.

A companhia também está explorando opções para capitalizar mais de 158 000 quilômetros de fibra intra e intercidades.

Destaques Financeiros

Consolidados (milhões de rupias) T3AF19 T4AF19
Receitas 117,648 117,750
EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) 11,368 17,853
EBITDA % 9,7% 15,2%
Depreciação e Amortização 47,734 46,639
EBIT (Lucros antes de juros e impostos) (36 366) (28 786)
Juros e Custos de Financiamento (Líquidos) 26,068 27,894
Itens excecionais
Imparidade (não monetária) (350) (5061)
Outros (7658) (6397)
Quota do Lucro/(Perda) da Indus e ABIPBL 398 549
PBT (Lucro antes de impostos) (70 043) (67 586)
PAT (Lucro depois de impostos) (50 046) (48 819)
Outro Rendimento Abrangente (líquido de Impostos) (11) 36
Rendimento Abrangente Total (Consolidado) (50 057) (48 783)

Sobre a Vodafone Idea Ltd. (anteriormente Idea Cellular Ltd)

A Vodafone Idea Limited é uma parceria entre o Aditya Birla Group e o Vodafone Group. É o principal prestador de serviços de telecomunicações da Índia A companhia providencia serviços de voz e dados em todo o subcontinente indiano, nas plataformas 2G, 3G e 4G. Com o portfólio de grande espectro para suportar a procura crescente de dados e voz, a companhia está empenhada proporcionar experiências aprazíveis de clientes e em contribuir para a criação de uma verdadeira «Índia Digital», permitindo a milhões de cidadãos se conectarem e construírem um amanhã melhor. A companhia está desenvolvendo infraestruturas para introduzir tecnologias mais novas e inteligentes, tornando os clientes de varejo e empresariais prontos para o futuro com ofertas inovadoras, convenientemente acessíveis através de um ecossistema de canais digitais, bem como uma presença no terreno extensiva. A companhia é cotada na National Stock Exchange (NSE) e na Bombay Stock Exchange (BSE), na Índia.

Sobre a Vodafone Idea Limited (anteriormente Idea Cellular Ltd)
CIN L32100GJ1996PLC030976,
Sede Fiscal: Suman Tower,