Aditya Birla Capital segundo trimestre do ano fiscal de 2024 (T2 AF24): A receita consolidada cresceu 22% em ano a ano

03 novembro, 2023

• Carteira geral de empréstimos (NBFC - Negócios de Empresas Financeiras Não-Bancárias - e HFC - Negócios de Empresas Financeiras de habitação): 1,09 lakh Crore (↑ 41% ano a ano)
  • Média trimestral do fundo de investimento AUM (Ativos sob Gestão): 3,10,899 Crore (↑ 10% ano a ano)
  • Prêmio individual do primeiro ano em seguro de vida: 1.189 Crore no primeiro semestre do ano fiscal de 2024 (S1 AF24) (↑ 13% ano a ano)
  • Prêmio bruto emitido em seguro de saúde: 1.561 Crore no S1 AF24 (↑ 23% ano a ano)
  • Receitas consolidadas1 de: 8.831 Crore no T2 AF24 (↑ 22% ano a ano)
  • O PBT (Lucro Antes dos Impostos) consolidado trimestralmente ultrapassou 1.000 Crore no segundo trimestre fiscal de 2024 (↑46% ano a ano)
  • PAT (Lucro Líquido) Consolidado: 705 Crore no T2 AF24 (↑ 44% ano a ano)
  • Udyog Plus, plataforma B2B (Business to Business) para MSME (Micro, Pequenas e Médias Empresas) ultrapassou a marca de desembolso de 100 Crore até o momento
(crores de rupias)
Particulares T2 AF23 T2 AF24 Crescimento
ano a ano
Receitas1 7,215 8,831 22%
Lucro líquido (após participação minoritária) 488 705 44%

A Aditya Birla Capital Limited anunciou hoje seus resultados financeiros não auditados para o trimestre e semestre findos em 30 de setembro de 2023.

A Receita Consolidada1da Empresa cresceu 22% ano a ano , alcançando 8.831 Crore no T2 AF24. O lucro consolidado após impostos cresceu 44% ano a ano, alcançando 705 Crore no T2 AF24. O forte momentum em todos os negócios resultou em um crescimento de 41% ano a ano e 8% sequencial na carteira de empréstimos geral (NBFC - e HFC) totalizando 1,08,961 Crore em 30 de setembro de 2023. O total de AUM (AMC - Gestoras de Ativos, seguro de vida e seguro de saúde) cresceu 12% ano a ano, totalizando 4.04.354 Crore.

A Empresa está presente em todo o território indiano com 1.403 agências em todos os negócios a partir de 30 de setembro de 2023. A expansão da filial da empresa visa impulsionar a penetração em cidades de nível 3 e 4 e novos segmentos de clientes.

A empresa segue uma "Abordagem Digital First" para inovação de produtos, aquisição direta, integração fluida e prestação de serviços. No S1 AF24, cerca de 78% dos clientes foram integrados digitalmente no negócio de gestão de ativos (AMC). No setor de seguro de vida, cerca de 80% das renovações foram feitas digitalmente no S1 AF24. Nos setor de seguro de saúde, cerca de 85% dos negócios são feitos por meio de autoavaliações.

A Empresa continua a observar uma resposta robusta à sua abrangente plataforma B2B para o ecossistema MSME, Udyog Plus, com mais de 164.000 registros até 30 de setembro de 2023. Isso oferece uma jornada digital sem papel para empréstimos comerciais e liberação de empréstimo de até 10 lakh. A Empresa integrou o Udyog Plus com o ecossistema ABG (Adytia Birla Group) para fornecer financiamento de canal aos revendedores. O Udyog Plus alcançou uma taxa de liberação mensal de cerca de 50 Crore com o ecossistema da ABG contribuindo com dois terços do negócio.

1. Receita Segmentada: Aditya Birla Sun Life AMC Ltd., Aditya Birla Wellness Pvt. Ltd. e Aditya Birla Health Insurance Ltd. (a partir de 21 de outubro de 2022) Consolidado com base na contabilização patrimonial sob o Ind AS, a Receita Consolidada inclui receitas desses negócios em uma base de 100% para mostrar o desempenho financeiro de maneira holística

Destaques do negócio de NBFC para o T2 AF24

• Os desembolsos cresceram 32% ano a ano, alcançando 16.477 Crore.
  • A carteira de empréstimos cresceu 44% ano a ano e 9% sequencialmente, alcançando 93.522 Crore
  • A margem de juros líquidos (NIM) cresceu 16 pontos-base, ano a ano, para 6,87%
  • O lucro bruto cresceu 51% ano a ano e 7% sequencialmente, alcançando 736 Crore
  • O retorno sobre ativos aumentou 10 pontos-base ano a ano, alcançando 2,51%
  • O retorno sobre o patrimônio líquido cresceu 424 pontos-base ano a ano, alcançando 18%
  • Os ativos brutos em estágios 2 e 3 diminuíram 326 pontos base ano a ano e 22 pontos-base sequencialmente, alcançando 5,24%

Destaques do negócio de finanças habitacionais para o T2 AF24

• Os desembolsos cresceram 52% ano a ano, alcançando 1.882 Crore
  • O carteira de empréstimos cresceu 23% ano a ano e 6% sequencialmente, alcançando 15.439 Crore
  • O lucro bruto cresceu 28% ano após ano, alcançando 97 Crore
  • O retorno dos ativos cresceu 9 pontos-base ano a ano, alcançando 2,03%
  • O retorno sobre o patrimônio líquido cresceu 144 pontos-base 14,5%
  • Os ativos brutos em estágios 2 e 3 diminuíram 390 pontos-base ano a ano e 38 pontos-base sequencialmente, alcançando 4,39%

Destaques da Gestão de Ativos para o T2 AF24

• O valor médio trimestral dos ativos sob gestão de fundos de investimento (QAAUM) aumentaram 10% ano a ano e 5% sequencialmente, alcançando 3.10,899 Crore, com uma distribuição em ações de 41,9%
  • O valor médio mensal de ativos sob gestão individual sob cresceu 11% ano a ano, alcançando 1.59,069 Crore em setembro de 2023
  • Os fluxos mensais de plano de investimento sistemáticos (SIP) cresceram 4% ano a ano, alcançando 968 Crore em setembro de 2023
  • O AUM passivo cresceu 68% ano a ano, alcançando 28.438 Crore

Principais destaques do setor de Seguro de Vida no S1 AF24.

• O prêmio individual do primeiro ano (FJM) cresceu 13% ano a ano, alcançando 1.189 Crore
  • O prêmio de renovação cresceu 19% ano a ano, alcançando 3.521 Crore
  • A persistência do 13º mês continuou melhorando em 87% em setembro de 2023 (setembro de 2022: 86%
  • A margem líquida de VNB (Valor Presente nos Novos Negócios) aumentou cerca de 195 bps ano a ano, alcançando 14,2%
  • O valor incorporado cresceu 13% em relação a março de 2023, alcançando 10.226 Crore

Principais destaques do setor de Seguro de Saúde para o S1 AF24

• O prêmio bruto emitido cresceu 23% ano a ano, alcançando 1.561 Crore
  • A participação de mercado entre as seguradoras de saúde independentes foi de 10,7%
  • A razão combinada foi de 119%
  • A perda líquida diminuiu para 140 Crore no S1 AF24 de 149 Crore no S1 AF23

Principais destaques de outros setores para o T2 AF24

O lucro bruto para outros setores de serviços financeiros (corretagem de seguros gerais, corretagem de ações e títulos e plataforma de ativos problemáticos) da Empresa cresceu 36% ano a ano, alcançando 81 Crore.