Grasim Industries Limited anunciou hoje seus resultados financeiros não auditados para o trimestre e os nove meses findos em 31 de dezembro de 2019

10 fevereiro, 2020

Resultados financeiros consolidados

Rupias em centenas de milhares de rupias
T3 AF19 T3AF20   9MAF20 9MAF19
19,471 19,205 Receitas Líquidas 57,724 54,770
3,117 2,968 EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) 10603* 9,405
1,748 1,454 PBT (Lucro antes de impostos) 6,387 5,183

A receita consolidada para os nove meses findos em 31de dezembro de 2019 foi de Rs.57.724 Cr. registrando um crescimento de 5 por cento. O PBT consolidado a Rs.6.387 Cr. Registou um crescimento de 23 por cento de ano para ano
As receitas e o EBITDA do trimestre, no entanto, permaneceram em grande parte estáveis.

Negócio de viscose

No negócio de viscose, o volume de produção e vendas registou um aumento de 5 por cento e 3 por cento no ano para 148KT e 138KT, respectivamente. A receita líquida do segmento de viscose (incluindo VFY) ficou em Rs.2.194 Cr. E o EBITDA do trimestre ficou em Rs.256 Cr.

A rentabilidade deste trimestre foi impactada principalmente pela queda dos preços internos do VSF, devido ao enfraquecimento dos preços globais devido ao grande excedente de oferta provocado por novas adições de capacidade na Ásia no último ano e pelo abrandamento da procura global causado pela guerra comercial EUA-China. A redução dos preços domésticos do FVS foi acelerada para contrariar o aumento das importações de fios baratos da China/Indonésia, que afetou a viabilidade das fiadeiras indianas. Os preços domésticos do VSF podem testemunhar alguma melhoria no curto prazo com a melhoria dos sentimentos após a primeira fase do acordo comercial EUA-China e restrições de fornecimento global a curto prazo por parte da China.

O benefício da queda dos preços da celulose se refletirá nos próximos trimestres, devido ao atraso no consumo de estoques.

A nossa marca Liva para produtos VSF continua atingindo seu alcance no mercado nacional, em parceria com mais de 40 marcas de retalho e está disponível em mais de 3.600 pontos de venda.

A sustentabilidade tem sido a área de foco central para a companhia. O nosso negócio VSF foi classificado como Produtor VSF No.1 pela ONG global Canopy no seu último Relatório de Botões Quentes. O relatório Hot Button da Canopy classifica os principais produtores mundiais de rayon-viscose sobre o seu progresso na eliminação de florestas em perigo da sua cadeia de abastecimento. Mais de 200 marcas líderes mundiais, retalhistas e designers fazem parte da iniciativa Canopy Style.

A expansão da capacidade de 219 KTPA Vilayat Brownfield está progredindo de acordo com o calendário e espera-se que seja comissionada pela FY21.

* (Inclui uma despesa única de Rs.133 Cr., para liquidação de vários passivos disputados e contingentes sob o esquema Sabka Vishwas (Legacy Dispute Resolution) de 2019 anunciado pelo Governo da Índia)

Negócio químico

A Receita Líquida para o 3TJJ20 foi de Rs.1.362 Cr. e o EBITDA foi de Rs.185 Cr. Os preços globais da soda cáustica foram suaves durante o trimestre. Os preços cáusticos internos foram impactados devido ao aumento da capacidade interna, ao aumento das importações e à fraca procura.

O volume de vendas e produção de soda cáustica para o Q3AF20 foi de 257KT e 261KT, respectivamente A rentabilidade das especialidades químicas (produto cloro de valor acrescentado) foi afetada pela desaceleração da procura. A participação do EBITDA da Speciality Chemicals, incluindo as resinas Epóxi, foi de ~1/3 do negócio químico.

Os projetos de expansão da capacidade de Soda Cáustica na Rehla, Vilayat e Balabhadrapuram estão em diferentes estágios de execução com expansão de produtos químicos especializados também.

Plano de investimento

O plano total de capex de ~ Rs.7.800 Cr. (ao nível independente) está sob execução para aumentar capacidades nos negócios de VSF e químicos, para além do investimento de manutenção contínuo em várias usinas. Se espera que essa despesa de capital seja executada ao longo de um período de três anos, do AF20 ao AF22.

Subsidiária de Cimento – UltraTech

UltraTech reportou uma receita consolidada de Rs.10.354 Cr. E um EBITDA de Rs.2.141 Cr. No T3AF20 subiu 25 por cento ano após ano PAT ficou mais alto em Rs.712 Cr. acima de 80 por cento ano após ano O volume de vendas consolidado foi de ~20,90 MTPA.

As plantas adquiridas da Century aumentaram a produção, atingindo uma utilização de capacidade de 79 por cento em dezembro de 2019. A integração da marca e das operações está em curso e espera-se que atinja 84% até ao 2º trimestre de 2021.

UltraTech alienou toda sua participação na Emirates Cement Bangladesh Ltd. e Emirates Power company Ltd. para a Heidelberg Cement Bangladesh pelo Enterprise Value de BDT equivalente a 30,2 milhões de dólares americanos.

A UltraTech Nathdwara Cement Limited está totalmente integrada com os sistemas e processos da UltraTech. As usinas atingiram eficiências otimizadas e acrescem ao PBT.

Subsidiária de serviços financeiros – Aditya Birla Capital Limited (ABCL)

A receita e o lucro líquido após os interesses minoritários para o T3AF20 (conforme reportado pela ABCL) estão em Rs.4.326 Cr. E Rs.250 Cr. acima de 14 por cento e 17 por cento respectivamente.

O livro de crédito global (NBFC e Financiamento à Habitação) foi de Rs.60.123 Cr. (T3AF20).

O NBFC e o HFC otimizaram a combinação de ativos e passivos com liquidez adequada para satisfazer as necessidades de crescimento.

A média dos ativos sob gestão foi de Rs.2,65,475 Cr. (T3AF20).

No negócio de Seguro de Vida, o Prémio Individual de Primeiro Ano sobe 14% para Rs.1.261 Cr. em 9MAF20. As proporções de persistência testemunharam uma melhoria consistente, a proporção de persistência do 13º mês melhorou em 562 bps para 80,9 por cento no 3º trimestre de 2020.

No negócio do Seguro de Saúde, o prémio bruto por escrito aumentou para Rs.547 Cr. (9MFY20), + 73 por cento ano após ano

Perspectiva

O negócio da VSF continuará focado na expansão do mercado na Índia através de uma parceria com a cadeia de valor têxtil, conseguindo uma melhor ligação dos clientes através da sua marca LIVA e extensão a novas categorias. A VSF continua sendo a fibra têxtil de mais rápido crescimento em termos globais. A paralisação econômica na China e a melhoria do sentimento após a primeira fase da guerra comercial dos EUA na China pode levar a alguma melhoria nos preços de VSF no curto prazo, no entanto, o desequilíbrio subjacente entre oferta e demanda provavelmente continuará por algum tempo.

O negócio de químicos está sob um modo de expansão para cloro-álcali e químicos especializados. Os projetos de expansão em andamento em diferentes locais e novas linhas de produtos para especialidades químicas permitirão o crescimento do negócio. Simultaneamente, o negócio está focado na redução do custo da energia (um fator chave), otimizando a mescla de energia e aumentando a participação da energia renovável.

Em Cimento, sinais de renascimento foram visíveis em alguns mercados durante a última parte do T3AF20. Isto, juntamente com o firme compromisso do Governo em reanimar a economia e o impulso nos gastos com infraestruturas, auguram bem para o crescimento da procura de cimento. A companhia, com sua presença pelo país, está mais bem posicionada para tirar partido da reanimação na procura do cimento, apesar de anomalias que poderão ser criadas nos padrões de procura em algumas partes do país devido a motivos alheios.

Nos Serviços Financeiros, a ABCL é um provedor de soluções financeiras universais que serve as necessidades diversificadas de seus clientes ao longo de seu ciclo de vida. A ABCL está empenhada em servir as necessidades de serviços financeiros de ponta-a-ponta de seus clientes de retalho e corporativos sob uma marca unificada — Aditya Birla Capital.

A Grasim está incorrendo em capex para aumentar as capacidades em seus principais negócios e está potencialmente bem posicionada para alavancar a próxima fase do crescimento econômico.