Resultados da Grasim T1AF24 (primeiro trimestre do ano fiscal 2024): Um trimestre resiliente impulsionado pelo desempenho das principais subsidiárias

10 agosto, 2023

PRINCIPAIS DESTAQUES - T1AF24

• Consolidado: Forte desempenho nos negócios de Cimento e Serviços Financeiros
  • Standalone: O EBITDA, com 789 Cr. aumento de 45% em relação ao QoQ (trimestre a trimestre) liderada pela recuperação no segmento de viscose
  • Novos Negócios: Lançamento dentro do prazo para as tintas decorativas comerciais no T4 (quarto trimestre) do ano atual. Lançado o Birla Pivot, a plataforma de e-commerce B2B (Business to Business) em escala completa para materiais de construção

A Grasim Industries Limited divulgou hoje seus resultados financeiros para o trimestre encerrado em 30 de junho de 2023. A Receita Consolidada aumentou 11% em relação ao YoY (ano a ano) em Rs. 31.065 Cr., impulsionado pelo forte desempenho das principais subsidiárias: UltraTech Cement, Aditya Birla Capital e Aditya Birla Renewables. No entanto, o enfraqueciemento das realizações nos Negócios Autônomos e na UltraTech Cement impactou a rentabilidade.

RESULTADOS FINANCEIROS CONSOLIDADOS

(crores de rupias)
  T1AF24 Q4FY23 T1AF23 % QQ (trimestre sobre trimestre) % YoY (ano a ano)
Receita 31,065 33,462 28,042 (7%) 11%
EBITDA 4,981 4,873 5,233 2% (5%)
PAT (Lucros depois de Impostos) * 1,576 1,369 1,933 15% (18%)
* Parcela do PAT (Lucro líquido) do proprietário

RESULTADOS FINANCEIROS AUTÔNOMOS

(crores de rupias)
  T1AF24 Q4FY23 T1AF23 % QQ (trimestre sobre trimestre) % YoY (ano a ano)
Receita 6,238 6,646 7,253 (6%) (14%)
EBITDA 789 542 1,364 45% (42%)
PAT (Lucros depois de Impostos) 355 94 809 279% (56%)

Negócio de viscose

Globalmente, a cadeia de valor têxtil continua lenta, embora alguns sinais de melhoria sejam vistos em mercados específicos. As taxas operacionais da China VSF (Viscose Staple Fiber – fibra de viscose) melhoraram consideravelmente. Os níveis médios de estoque para o mercado chinês reduziram continuamente nos três últimos meses, com média de 16 dias no T1AF24. Isso está abaixo de sua média de 3 anos de 21 dias Os preços da VSF permaneceram estáveis.

O volume de vendas de VSF da Empresa ficou em 187KT (quilotonelada) para o T1AF24 (-3% QoQ). A receita de negócios da Viscose foi de Rs. 3 584 Cr E EBITDA (Lucro antes de juros, Impostos, Depreciação e Amortização) de Rs. 390 Cr para o T1AF24, até 2,7 vezes QoQ. As margens EBITDA melhoraram devido à redução dos preços de entrada e de maior eficiência.

Negócios de Químicos

Os preços médios pontuais trimestrais de Soda Cáustica (CFR SEA) diminuíram 20% QoQ e 46% em relação YoY, chegando a US$ 415 por tonelada no T1AF24, devido à demanda fraca e a uma situação de super oferta de Soda Cáustica.

Os volumes de vendas de cloro-Alkali (soda cáustica) aumentaram 2% na QoQ e 5% no YoY para 292KT no T1AF24. A integração do cloro aumentou 61% neste trimestre em comparação com 60% no AF23. A contribuição das receitas dos derivados de cloro no negócio de produtos químicos aumentou para 20% no T1AF24, acima de 18% no T4AF23 e 17% no T1AF23. A ECU(EURO) caiu Rs. 42 136/MT no T4FY23 a Rs 34 729/MT no T1FY24 abaixo em 18% QoQ e em 35% em relação ao ano anterior a Rs 53 560/MT no T1FY23.

As margens de negócios Specialty Chemicals (polímeros epóxi e agentes de cura) melhoraram QoQ em uma base YoY, devido a uma maior participação de produtos especializados. A contribuição da receita para a Specialty Chemicals permaneceu em 25%, o mesmo que no trimestre anterior. A contribuição dos Derivados de Cloro e Produtos Químicos Especializados para o trimestre levou a um desempenho estável do segmento.

A receita do Negócio de Produtos Químicos foi de Rs. 2 146 Cr., queda de 10% na QoQ e de 21% YoY, devido ao declínio das realizações cáusticas. O EBITDA ficou em Rs. 358 Cr., 3% QoQ e 56% de YoY.

Negócios de Tintas

O progresso branding e marketing de lançamento no mercado está no caminho certo com o nosso lançamento comercial programado para o T4AF24. A construção da fábrica e a infraestrutura relacionada estão em alinhamento com esse lançamento. A despesa total para o negócio de tintas até 30 de junho de 2023 é de Rs 3.640. Cr.

Negócios de comércio eletrônico B2B

A Birla Pivot, a plataforma abrangente de e-comerce B2B (Buisness to Business) para materiais de construção, foi lançado pra atender aos mercados em Maharashtra, Madhya Pradesh e Delhi. A plataforma irá garantir entregas dentro do prazo e produtos de qualidade superior que englobam um amplo espectro de materiais de construção, tais como cimento, aço, telhas, madeira compensada e portas, tintas e revestimentos, sanitário e encanamento, entre outros. Para isso, a equipe integrou com sucesso mais de 120 marcas em várias categorias.

Plano capex

O total de capex (plano de investimento em capital) gasto para o T1AF24 ficou em Rs. 1 384 Cr., dos quais Rs. 1 046 Cr foi gasto com o negócio de tintas. O capex orçado para o AF24 está em Rs. 5 791 Cr com Rs. 4 342 Cr destinados à tintas e comércio eletrônico B2B.

Sustentabilidade

A Grasim foi reconhecida nas listas Economic Times e Business World de empresas mais sustentáveis da Índia para 2022-23. A empresa continua a se concentrar em suas iniciativas de sustentabilidade. Aumentamos a quota de energia renovável para 11% no T1AF24, em comparação a 8% no AF23. A empresa continua focada na redução do consumo de água doce. Atualmente, 47% do consumo total de água é reciclado.

Subsidiária de Cimento - UltraTech Cement Limited (UltraTech)

O volume de vendas de cimento ficou em ~29.96 MTPA (milhões de tonelada ano), um aumento de 20% YoY no T1AF24 A capacidade de utilização para o trimestre ficou em 89%, comparado a 83% no T1AF23, A receita consolidada foi de Rs. 17.737 Cr. Aumento de 17% YoY e o EBITDA ficou em Rs. 3 223 Cr para o T1AF24.

O programa de expansão da UltraTech está progredindo de acordo com o cronograma. Após o comissionamento de uma capacidade de 12.4 MTPA no AF23, a Ultra Tech comissionou mais uma capacidade de 4.3 MTPA até esse momento do ano fiscal. A capacidade total de fabricação de cimento cinza da UltraTech agora é de 137,85 MTPA (incluindo capacidade no exterior de 5,4 MTPA).

Na frente da sustentabilidade, a UltraTech adicionou 22 MW de capacidade WHRS (Recuperação de Calor Residual) durante o trimestre. Com isso, a capacidade total do WHRS aumentou para 232MW. Além disso, a participação de energia verde na mistura de energia da UltraTech é de cerca de 22%.

Subsidiária de serviços financeiros - Aditya Birla Capital Limited (ABCL)

Aditya Birla Capital Limited relatou fortes resultados para o T1AF24 A receita consolidada para o T1AF24 subiu 26% YoY para Rs. 7.045 Cr. A ABCL relatou aumento de 51% de PAT YoY para Rs. 649 Cr. O prêmio bruto em todos os seguros de vida e saúde aumentou 19% YoY para Rs 3.877 Cr. O total de AUM (AMC, seguro de vida e seguro de saúde) aumentou 9% em relação ao ano anterior para cerca de Rs. 3,9 lakh Cr

A ABCL segue uma "Abordagem Digital First" para inovação de produtos, aquisição direta, integração perfeita e prestação de serviços. No T1AF24, cerca de 76% dos clientes foram integrados digitalmente no negócio de AMC (Empresa de gestão de ativos). Em seguros de vida, 79% das renovações foram feitas digitalmente no T1AF24. 86% dos negócios de Seguro Saúde é realizado por meio de auto avaliação de risco.

A ABCL lançou o Udyog Plus, uma plataforma B2B abrangente para MSMEs (micro, pequenas e médias empresas) que oferece uma variedade de serviços e recebeu uma resposta forte. Desde o seu lançamento em março de 2023, foram mais de 48.000 inscrições e mais de 13.500 pedidos de empréstimo. Recentemente introduziu o Payments Lounge, que é uma plataforma de cobrança omnichannel para comerciantes. Ela pode ser integrado a plataformas de e-commerce e plataformas digitais de comerciantes, permitindo cobranças sem falhas.

Subsidiária da Clean Energy Solutions – Aditya Birla Renewables Limited (ABReL)

Aditya Birla Renewables Limited relatou receita de Rs. 87 Cr. para o T1AF24, aumento de 27% em relação ao ano anterior. A ABReL registrou crescimento EBIT (crescimento do lucro operacional) de 20% YoY de Rs. 45 Cr. A capacidade instalada acumulada foi de 854 MWp. A capacidade esperada até o final do exercício atual é de aproximadamente 2 GW.

A experiência da ABReL abrange energia solar e energia híbrida (solar e eólica). A ABReL também tem como objetivo apoiar as empresas do Grupo a alcançar suas aspirações de emissão zero, ao ajudar a estabelecer e operar projetos próprios de energia renovável. Atualmente, 42% da capacidade instalada está dentro das empresas do Grupo.

Sobre a Grasim Industries Limited

A Grasim Industries Limited, a principal empresa do Aditya Birla Group, está entre as maiores empresas de capital aberto da Índia. A Grasim completou 75 gloriosos anos de existência. Incorporada em 1947, começou como fabricante de têxteis na Índia. Hoje, a empresa evoluiu para um player diversificado com presença de liderança em muitos setores. É uma das principais produtoras globais de Viscose, Produtos Químicos Diversificados, Fios de Linho e Tecidos na Índia. Recentemente, a empresa entrou no ramo de tintas e instalou seis fábricas em locais da Pan Índia. Alavancando as sinergias do Grupo, Grasim está entrando no mercado online B2B de materiais de construção. Através de suas subsidiárias, Ultra Tech Cement, Aditya Birla Capital e Aditya Birla Renewables, também é uma das principais produtoras de cimento da Índia, líder em serviços financeiros diversificados e participante em soluções de energia limpa. Na Grasim, há um esforço para criar valor sustentável para mais de 25.000 colaboradores, mais de 247.000 acionistas, sociedade e clientes. A empresa registrou receita líquida consolidada de Rs. 1,17,627 Cr E EBITDA de Rs. 20.478 Cr. no T1 2023.

GRASIM INDUSTRIES LIMITED
Aditya Birla Centre, “A” Wing, 2nd Floor, S. K. Ahire Marg, Worli, Mumbai – 400 030
Escritório registrado: Birlagram, Nagda - 456 331 (M.P.)
Tel: (07366) 246760-66, Fax: (07366) 244114, 246024, CIN: L17124MP1947PLC000410
www.grasim.com e www.adityabirla.com
twitter: www.twitter.com/adityabirlagrp ; Twitter handle: @GrasimInd / @AdityaBirlaGrp

Declaração de Advertência

As declarações neste “comunicado de imprensa” que descrevem os objetivos, projeções, estimativas, expectativas ou previsões da empresa podem ser “declarações prospectivas” no âmbito das leis e regulamentos de valores mobiliários aplicáveis. Os resultados reais podem diferir materialmente daqueles expressos ou implícitos. Fatores importantes que podem fazer a diferença para as operações da empresa incluem condições de oferta de demanda global e indiana, preços de produtos acabados, disponibilidade e preços de matéria-prima, demanda cíclica e preços nos principais mercados da empresa, mudanças nas regulamentações governamentais, regimes tributários, desenvolvimentos econômicos na Índia e os países nos quais a Empresa conduz seus negócios e outros fatores, como litígios e negociações trabalhistas. A Empresa não assume a responsabilidade de alterar, modificar ou revisar publicamente qualquer declaração prospectiva, com base em qualquer desenvolvimento, informação ou eventos subsequentes, ou de outra forma.