Resultado do UltraTech Cement T2AF24 (segundo trimestre do ano fiscal de 24): Crescimento de 16% em vendas consolidadas em relação ao ano anterior

19 outubro, 2023

(Rupias em centenas de milhar de rupias)
Particulares Consolidado Independente
2º trimester do ano fiscal de 24 2º trimestre do ano fiscal de 23 2º trimestre do ano fiscal de 24 2º trimestre do ano fiscal de 23
Vendas Líquidas 15,735 13,596 15,237 13,215
PBIDT (Lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) 2,718 2,013 2,559 1,881
PAT (LUCRO DEPOIS DE IMPOSTOS)* 1,281 756 1,206 718

A UltraTech Cement Limited, uma empresa do Grupo Aditya Birla, anunciou hoje os seus resultados financeiros com um crescimento robusto de 16% no volume do trimestre encerrado em 30desetembro de 2023.

A demanda por cimento também manteve momentum favorável durante o segundo trimestre de 24. A Empresa testemunhou a demanda por todos os setores, alimentada por infraestruturas lideradas pelo governo, desenvolvimento rural e demanda residencial urbana.

RESULTADOS FINANCEIROS

As vendas líquidas consolidadas foram de Rs. 15.735 crores em comparação com os Rs.13.596 crores do mesmo período do ano anterior O lucro líquido, depreciação e impostos foi de Rs. 2.718 crores em comparação com os Rs. 2.013 crores. O lucro após o imposto foi de Rs.1 281 crores em comparação com os Rs. 756 crores.

OPERAÇÕES

A UltraTech alcançou uma utilização da capacidade de 75% durante o trimestre em relação à capacidade expandida. O custo de energia foi 10% menor em relação ao ano anterior, enquanto o custo da matéria-prima aumentou 4%, devido ao aumento do custo de cinzas volantes e escória.

DESPESAS DE CAPITAL

O programa de expansão em curso da UltraTech está progredindo de acordo com o calendário. Uma capacidade de 5,5 milhões de tonelada por ano (MTPA) já foi comissionada durante este ano financeiro após uma adição de capacidade de 12,4 MTPA durante o ano fiscal de 23. A empresa também encomendou 30 MW (megawatts) de capacidade de Recuperação de Calor Residual (WHRS) durante o trimestre. A energia verde contribui agora com 22% do requisito total de energia com 262 MW de capacidade de Recuperação de Calor residual e 429 MW de energia renovável

A capacidade total de produção de cimento cinza da Empresa na Índia é de 132,45 MTPA.

O trabalho de 22,6 MTPA na segunda fase de crescimento está em pleno andamento. Como parte deste projeto, estamos adicionando mais 1,8 MTPA de capacidade de moagem de escória, o que leva o total da fase 2 para 24,4 MTPA. A produção comercial de todas essas novas capacidades deve entrar em operação de maneira gradual durante o ano fiscal de 25 (AF25) ou ano fiscal de 26 (AF26).

SUSTENTABILIDADE

A Star Cement Co LLC ("Star Cement"), uma subsidiária integral, anunciou a assinatura de um acordo de cooperação com a Cemex UAE. A parceria visa reciclar os resíduos de concreto na indústria da construção, bem como reduzir as emissões de carbono e melhorar o impacto ambiental global dos projetos de construção. Por meio da parceria, as empresas irão implementar novas soluções para gerir e reutilizar resíduos de concreto, utilizando práticas avançadas e ambientalmente seguras. Além disso, a Cemex fornecerá subprodutos de baixo carbono à Star Cement, ajudando a reduzir a pegada de carbono do ambiente construído.

INDO ADIANTE

A retomada da demanda é iminente, especialmente durante a temporada de festas e o período de janeiro a março, pico da construção. A demanda também será impulsionada pelos gastos pré-eleitorais, pela contínua iniciativa do governo no desenvolvimento de infraestruturas e pelo desenvolvimento contínuo odo setor imobiliário. Tudo isso é um bom presságio para a empresa.