Aditya Birla Fashion and Retail: Mudanças estruturais contra o impacto da pandemia no primeiro trimestre; pronto para emergir entre os mais fortes do grupo

13 agosto, 2020

Destaques de desempenho

• Vendas e PAT do primeiro trimestre impactados por interrupções sem precedentes por conta de paralisações induzidas por COVID
  • 80 por cento das lojas retomaram as operações no final do trimestre. 90 por cento das lojas já reabriram; Espere normalidade total das operações de negócios até o T4AF21
  • Aumento de capital bem-sucedido de 1000 centenas de milhares de rupias; Balanço patrimonial fortalecido
  • Reengenharia profunda de custos em andamento; As empresas reduziram os custos em mais de 450 centenas de milhares de rupias em relação ao T4 AF20.
  • Pivô digital acelerado: Dobrando as vendas em plataformas de e-commerce de terceiros e um salto múltiplo nas vendas do próprio site
  • Pilotou novas rotas inovadoras para chegar ao cliente (Pantalons em andamento, compras por vídeo, comércio WhatsApp e modelos de entrega hiperlocal)

Desempenho Financeiro

O Conselho de Administração da Companhia em sua reunião de hoje aprovou os resultados do trimestre findo em 30 de junho de 2020. Esses resultados financeiros são depois de contabilidade para ajustes necessários ao abrigo das Ind AS 116.

Resultados financeiros consolidados

Em centenas de milhares de rupias T1 AF21
Receitas 323
EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) -182
PAT (Lucros depois de Impostos) -410

O trimestre de junho foi um dos mais desafiadores para a empresa e para a indústria de vestuário indiana em geral. As operações da Companhia foram severamente afetadas devido à paralisação econômica sem precedentes induzida pela pandemia. Nos meses de abril e maio, grande parte da rede de varejo foi fechada, enquanto as vendas de e-commerce também reiniciaram apenas na 3ª semana de maio, quando as restrições a produtos não essenciais foram retiradas. As lojas começaram a abrir durante o mês de junho, embora o horário de funcionamento tenha sido restrito em muitos locais, o que retardou o retorno à normalidade. No final de junho, quase 80 por cento de nossa rede foi reaberta. Os resultados deste trimestre devem ser vistos no contexto acima. No T1 AF21, as vendas da Compnhia foram de 323 centenas de milhares de rupias.

Com a chegada da pandemia, a Companhia embarcou em uma série de iniciativas de redução de custos. Isso inclui renegociar aluguéis em lojas, escritórios e depósitos; corte de custos discricionários junto com redução de despesas gerais com um foco claro no aumento da produtividade e melhoria da eficiência. Essas medidas foram complementadas com uma gestão de liquidez abrangente por meio de novas linhas de financiamento, otimização de estoques e profunda redução de investimentos. A Companhia conseguiu reduzir os custos em mais de 450 centenas de milhares de rupias em relação ao trimestre anterior, por conta dessas medidas. Os resultados deste trimestre capturam muitos desses esforços em termos de custos e caixa. O impacto total dessas medidas será visto nos trimestres subsequentes. Esses esforços durante o trimestre limitaram a perda de EBITDA no período a 182 centenas de milhares de rupias, amortecendo significativamente o impacto da perda nas vendas. O foco na correção da estrutura de custos em linha com a escala de negócios neste ano é uma jornada contínua que será perseguida de forma incansável ao longo do restante deste ano, permitindo-nos sair desta crise fortalecidos.

A Companhia demonstrou tremenda agilidade no atendimento a seus consumidores, criando produtos de que eles realmente precisavam durante este período, incluindo máscaras, coleções caseiras e uma linha de esportes totalmente nova. Com a flexibilização do confinamento, a Companhia tem garantido que as lojas sejam abertas com os mais elevados protocolos de segurança e higiene, tornando as compras absolutamente seguras para clientes e colaboradores. A Companhia também acelerou sua transformação digital por meio de uma série de movimentos. Em primeiro lugar, atualizando os sites de suas marcas para aumentar as vendas no próprio e-commerce. Em segundo lugar, introduzindo recursos omni-canal, como vendas de videochamada, comércio WhatsApp e compra on-line, envio da loja para alavancar sua rede de distribuição. Em terceiro lugar, construir uma escala enorme por meio de parcerias mais profundas com todos os principais participantes do comércio eletrônico. A Companhia também testou neste trimestre novas rotas para o mercado, como Pantalons sobre rodas, catálogo personalizado por mailers e modelos hiperlocais, demonstrando sua busca por atender seus clientes mesmo durante a crise.

Além disso, a Companhia planeja continuar a expansão da distribuição com seus parceiros franqueados e também alavancar as atraentes oportunidades imobiliárias surgidas durante a crise, em linha com sua forte convicção quanto ao potencial inexplorado do negócio da moda na Índia.

A Companhia concluiu com sucesso sua emissão de direitos de 1000 centenas de milhares de rupias ao oferecer 9,05 centenas de milhares de ações a 110 rupias por ação. A emissão despertou grande interesse de promotores, grandes acionistas e investidores de varejo. A Companhia poderia mobilizar 496 centenas de milhares de rupias na primeira parcela durante o trimestre. Essa arrecadação de fundos adicionará força significativa ao seu balanço patrimonial.

A Companhia está confiante na melhoria consistente do desempenho dos negócios nos próximos dois trimestres e espera atingir a normalidade total no T4 AF21.

A reavaliação da Companhia de sua estrutura de custos durante este trimestre, a força contínua de seu portfólio de marcas e a transformação digital acelerada, juntamente com a conclusão bem-sucedida da questão dos direitos, ajudarão a criar uma base sólida para manter sua posição como o principal player de vestuário saindo de esta crise.

Sobre a Aditya Birla Fashion and Retail Limited

A Aditya Birla Fashion and Retail Limited é a maior companhia de moda de lazer pura e de estilo de vida com uma gama forte de marcas de moda líderes e formatos de varejo. A Companhia tem uma rede de 3004 lojas, presença em cerca de 23 700 outlets multimarcas e mais de 6700 pontos de venda em grandes armazéns por toda a Índia.

Texto de exclusão de responsabilidade: Certas declarações contidas em este «Comunicado de Imprensa» poderão não ser baseadas em informações ou factos históricos e poderão ser «declarações projetadas para o futuro» dentro do significado das leis de valores mobiliários e regulamentações aplicáveis, incluindo, mas não se limitando às relacionadas com planos de negócios gerais e estratégia da companhia, sua perspectiva futura e perspectivas de crescimento, desenvolvimentos futuros em seus negócios, seu ambiente de concorrência e regulamentar e opiniões e assunções atuais da gerência, que poderão não se manter constantes devido a riscos e incertezas. Os resultados reais podem diferir materialmente dos expressos ou implícitos. A companhia não assume qualquer responsabilidade para emendar, modificar ou revisar publicamente qualquer declaração, com base em qualquer desenvolvimento, informação ou eventos subsequentes ou contrários. Este «Comunicado de Imprensa» não constitui um prospecto, circular de oferta ou memorando de oferta ou uma oferta para adquirir quaisquer ações e não deve ser considerado como uma recomendação que qualquer investidor deva subscrever ou adquirir qualquer uma das ações da Companhia. Os números financeiros em este «Comunicado de Imprensa» foram arredondados para o milhão de rupias mais próximo. Os resultados financeiros são resultados financeiros consolidados exceto especificado em contrário.