A Birla Cellulose deverá reduzir a intensidade da água em 50% até ao ano 2025

30 setembro, 2019

Instalação de Vilayat, Gujarat, Índia

A Birla Cellulose estabeleceu como objetivo reduzir sua intensidade de água em 50% até 2025, partindo do ano base de 2015. Isso será atingido através da aplicação de novas tecnologias baseadas nos princípios dos 3R (Reduzir, Reusar, Reciclar). As melhores práticas na área de gerenciamento de águas e inovações que permitem o reuso da água várias vezes, bem como tecnologias como processos de membrana para limpar e reciclar as águas residuais foram aplicadas em todas as instalações de fibra da Birla Cellulose, reduzindo com sucesso a intensidade da água em 30%, partindo do ano base de 2015. Isso resultou na criação, em algumas das instalações, de novas referências para intensidade da água na indústria da viscose global.

O Sr. Dilip Gaur, Diretor Empresarial - Negócio de Pasta de Papel e Fibra, Aditya Birla Group informou que as alterações climáticas e escassez de água são as duas maiores preocupações da comunidade global hoje em dia e precisam de ser endereçadas por esforços concertados. Um foco forte na redução da captação de água doce pode resultar na sua disponibilidade para usos alternativos.

Ir para além das normas regulamentares

Reduzir a captação de água doce também leva a uma redução igual das descargas de águas residuais, criando assim um enorme impacto positivo no ambiente. O Sr. Dilip Gaur adicionou que a Birla Cellulose está no processo de aplicar as normas mais estritas em todas as suas instalações de fabrico de fibra, indo para além das normas regulamentares aplicáveis e implementando as normas europeias (conhecidas como normas EU BAT) para a descarga de águas residuais.

A água é a linha de vida de cada entidade viva na Terra e é o recurso compartilhado mais importante do planeta. A água é um recurso essencial para o desenvolvimento econômico e social e é vital para manter a saúde, fazer crescer alimentos, gerar energia, gerenciar o ambiente e criar empregos. Contudo, o mundo está lidando com uma grave escassez de água, de acordo com um estudo das Nações Unidas, 2,1 bilhões de pessoas ou cerca de 40% da população global vive com escassez de água hoje em dia. A indústria têxtil é uma das maiores consumidoras de água durante a produção de fibras e tecidos e para a irrigação de colheitas como o algodão, que consome uma enorme quantidade de água. O Objetivo 6 de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas pede que se assegure a disponibilidade de água limpa e saneamento para todos até ao ano 2030.

Alinhada com o ODS6 das Nações Unidas, a Birla Cellulose está empenhada em melhorar a disponibilidade da água, o recurso compartilhado mais precioso, para as pessoas e para o planeta. É em alinhamento com a estratégia da Birla Cellulose de tornar o negócio mais sustentável sendo líder na implementação das práticas de negócio sustentáveis na indústria da fibra de celulose fabricada pelo homem.

Birla Cellulose:

A Birla Cellulose é um dos líderes globais na indústria da viscose e parte do Negócio de Pasta de Papel e Fibra do Aditya Birla Group, um conglomerado no valor de 48,3 bilhões de dólares. Com 12 unidades de fabrico e 5 centros de I&D em seis países, tem crescido de forma uniforme nas últimas seis décadas para atingir uma posição de liderança na indústria. O Negócio de Pasta de Papel e Fibra deriva seu lado competitvo de seu modelo de negócios integrado, que alberga toda a cadeia de valor - plantações, dissolução de pasta de papel de madeira de grau, materiais como dissulfeto de carbono e soda cáustica, geração de energia e operações derivadas, como parcerias têxteis e produtos para o consumidor.

Para o futuro, o negócio da Pasta de Papel e Fibra intensificará o foco e fortalecerá seu portfólio de produtos especializados em soluções de textêis ecológicos, de valor acrescentado, para o futuro.

Para questões no futuro, escreva para:
Himanshu Kapadia, Comunicações Corporativas: himanshu.k@adityabirla.com