A Grasim Industries Limited anunciou hoje seus resultados financeiros auditados para o trimestre e ano findos a 31 de março de 2020.

13 junho, 2020

Resultados financeiros consolidados

Rupias em centenas de milhares de rupias
T4 AF19 T4AF20   AF20 AF19
22,431 19,902 Receitas líquidas 77,625 77,200
3,999 3,243 EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) 13,846 13,404
1,144 1,506 PAT (Lucros depois de Impostos) 4,425 1,693

As receitas consolidadas e o EBITDA do AF20 ficaram em 77 625 centenas de milhares de rupias e 13 846 centenas de milhares de rupias, respectivamente. O PAT consolidado a 4425 centenas de milhares de rupias registrou um crescimento de 161% em termos homólogos, auxiliado pelo abate dos passivos fiscais diferidos e pela menor taxa excepcional no ano em curso.

As receitas consolidadas e o EBITDA do T4AF20 ficaram em 19 902 centenas de milhares de rupias e 3243 centenas de milhares de rupias, respectivamente. O PAT consolidado para o T4AF20 a 1506 centenas de milhares de rupias registrou um crescimento de 32% em termos homólogos.

De forma independente, a receita e o EBITDA do AF20 diminuíram devido à desaceleração econômica geral e ao início do confinamento nas principais economias do mundo durante o mês de março de 2020.

Apesar da desaceleração econômica, a empresa gerou um fluxo de caixa líquido das operações de 3519 centenas de milhares de rupias de forma autônoma no AF20 (antes de atingir seus gastos de despesas de capital acima de 2800 centenas de milhares de rupias), apoiados em operações eficientes e gerenciamento de capital circulante durante o ano. De forma independente, a empresa continua mantendo uma posição de liquidez confortável, com investimentos líquidos de 2093 centenas de milhares de rupias em 31 de março de 2020.

Negócio de viscose

Durante todo o ano, o negócio de Viscose apresentou o maior volume de vendas de 554KT de VSF já registrado, registrando um crescimento de 2,4%, apesar de um declínio de 18% no período de março de 2020 em relação ao ano anterior, devido ao confinamento nacional. O volume de produção e vendas dos negócios de VSF foi sustentado em 131KT e 136KT, respectivamente, durante o T4AF20, apesar do confinamento.

As receitas líquidas do segmento de viscose (incluindo VFY) ficou em 2102 centenas de milhares de rupias e o EBITDA do trimestre ficou em 261 centenas de milhares de rupias.

As vendas de VSF foram impactadas nos últimos 10 dias do T4AF20 devido ao confinamento. Os preços domésticos do VSF cinza abrandaram sequencialmente no T4AF20, em linha com os preços globais, mas o desempenho geral melhorou o desempenho homólogo devido a uma melhor gestão de custos, vendas mais especializadas e menor custo de entradas.

Nossa marca Liva para produtos VSF continua aumentando seu alcance no mercado doméstico, fazendo parceria com mais de 40 marcas de varejo. Já está disponível em mais de 3600 pontos de venda.

Durante o ano, a empresa encomendou com sucesso sua usina de fibra de liocel de terceira geração com capacidade de 45 TPD e alcançou o uso total da capacidade. A empresa comercializa essa fibra especial com a marca - 'Excel’ Fibre.

Negócio químico

Durante todo o ano, o negócio de Químicos registrou um volume de vendas de 991 KT de soda cáustica. O volume de produção e vendas de soda cáustica no T4AF20 ficou em 250 KT e 252 KT, respectivamente, o desempenho operacional e de vendas foi impactado pelo confinamento relacionado à COVID-19 e pelos preços globais.

As receitas líquidas para o T4AF20 se saldaram em 1290 centenas de milhares de rupias e o EBITDA se saldou em 104 centenas de milhares de rupias. Os preços globais de soda cáustica diminuíram ainda mais durante o trimestre. A realização doméstica foi impactada pela fraca demanda da indústria, aumento nas importações e aumento de novas capacidades.

A desaceleração na demanda da indústria de usuários finais impactou a venda de Cloro e seus derivados de valor agregado. Como parte da estratégia, a participação do EBITDA das resinas derivadas de cloro e epóxi melhorou sequencialmente de 33% para 40% dos negócios de produtos químicos.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é uma jornada empreendida hoje para um amanhã melhor. Os negócios de VSF, produtos químicos, fertilizantes e isoladores assumiram um profundo compromisso com suas iniciativas de sustentabilidade, adotando metas e objetivos ambiciosos, capturados no relatório de sustentabilidade da Grasim (https://www.grasim.com/Upload/PDF/grasim-sustainability-report-2018-19.pdf).

O negócio de VSF adotou a meta de reduzir as emissões de enxofre em 70% em todas as fábricas de VSF até ao AF22. A empresa também pretende reduzir a intensidade da água em 50% em suas operações de fabricação até ao AF25 (ano de referência do AF15) e reduzir o LTIFR abaixo de 90% (ano de referência do AF15) no AF25.

Os negócios de Químicos, Fertilizantes e Isoladores também adotaram metas ambiciosas. Isso inclui reduzir o LTIFR abaixo de 80% até 2025 (durante o ano base do AF17), diminuir o consumo específico de água doce em 30% no AF25 (ano base do AF17) e reduzir as emissões de GEE do produto principal em 30% até 2030 (linha de base ano AF17).

Plano de investimento

A empresa está em processo de execução do plano total de investimento de aproximadamente 7800 centenas de milhares de rupias (no nível autônomo) para aumentar as capacidades nos negócios de VSF e Química, além do investimento de modernização em andamento em várias usinas. Os planos de investimentos estão atualmente sendo revisados, no contexto do ambiente econômico atual.

Dividendo

O Conselho de Administração da Grasim recomendou um dividendo de 4 rupias por ação. O fluxo externo total devido ao dividendo será de 263 centenas de milhares de rupias. Em termos de provisões da Lei das Finanças de 2020, o dividendo será taxado nas mãos dos acionistas às taxas fiscais aplicáveis e a Companhia deverá reter imposto na fonte do modo apropriado.

Subsidiária de Cimento - UltraTech Cement Ltd

Desempenho financeiro da UltraTech para o AF20: Receitas Consolidadas de 42 125 centenas de milhares de rupias, EBITDA de 9930 centenas de milhares de rupias, um aumento de 27% em termos homólogos e PAT normalizado de 3703 centenas de milhares de rupias, um aumento de 54%. O volume de vendas consolidado se saldou em cerca de 82,33 MTPA.

No T4AF20, a receita consolidada foi de 10 746 centenas de milhares de rupias, EBITDA de 2639 centenas de milhares de rupias e PAT normalizado de 1131 centenas de milhares de rupias no T4AF20. O volume de vendas consolidado se saldou em cerca de 21,44 MTPA.

As usinas adquiridas da Century aceleraram a produção, atingo uma capacidade de uso de 80% em março de 2020. A integração da marca está em andamento; 65% das vendas das usinas Century adquiridas durante o trimestre foram da marca UltraTech, que deverá atingir mais de 80% no T3AF21. A margem operacional também testemunhou uma melhoria notável.

A Fase I da Unidade de Moagem de Bara, com capacidade de 2 MTPA, foi comissionada, fazendo parte da capacidade de 21,2 MTPA adquirida em junho de 2017.

A dívida líquida consolidada da UltraTech para o AF20 testemunhou uma redução em termos homólogos de 5251 centenas de milhares de rupias para
16 860 centenas de milhares de rupias. As operações da Dívida Líquida/EBITDA na Índia se saldaram em 1,55x (março de 2020).

A UltraTech recomendou dividendo de 130% à taxa de 13 rupias por ação, agregando 375 21 centenas de milhares de rupias.

Subsidiária de serviços financeiros – Aditya Birla Capital Limited (ABCL)

As receitas e os lucros líquidos após a participação minoritária no AF20 ficaram em 16 792 centenas de milhares de rupias e 920 centenas de milhares de rupias. Para o quarto trimestre, a empresa registrou receitas de 4845 centenas de milhares de rupias e lucro líquido após participação minoritária de 144 centenas de milhares de rupias.

Os negócios de NBFC e HFC continuam a ter carteiras diversificadas, com foco no crescimento de segmentos selecionados. Nosso forte foco está na qualidade do caderno, com tamanhos reduzidos de ingressos em todas as áreas.

Nos negócios de Seguros de Vida (AF20), o prêmio bruto total subiu 7%, para 8010 centenas de milhares de rupias, e o prêmio de renovação aumentou 21%, para 4353 centenas de milhares de rupias, a persistência do 13º mês foi de 83%.

No setor de seguros de saúde, o prêmio bruto emitido aumentou para 872 de centenas de milhares de rupias (AF20), um aumento de 76% em relação ao ano anterior, com um mix de varejo de 72% vs. 65% no ano anterior.

Impacto da COVID-19

Em consequência do confinamento nacional em todo o país, todas as operações da companhia foram suspensas, exceto na usina de fertilizantes em Jagdishpur (U.P). Desde então, as operações foram retomadas parcialmente em todos os nossos negócios. Atualmente, nossas usinas estão operando entre aproximadamente 25 e a mais de 100% da capacidade usada. A companhia implementou medidas abrangentes e POP em suas usinas para garantir a segurança contra a infecção por COVID-19 após o reinício.

Para além dos negócios:

Em uma tentativa de apoiar as seções vulneráveis da sociedade e ajudar na luta do país contra a nova pandemia de coronavírus, a companhia, com suas operações de fabricação espalhadas por nove estados indianos e 22 unidades de fabricação, adotou uma abordagem multifacetada para combater a Covid-19 em suas fábricas e comunidades vizinhas.

A Grasim doou mais de 200 000 máscaras e mais de 75 000 EPI para equipes de saúde da linha de frente, por meio de agências de saúde aprovadas pelo Governo Central. Além disso, distribuímos máscaras faciais para 106 000 moradores próximos às nossas unidades.

Grasim também fez parte da iniciativa do Grupo Aditya Birla em ativar leitos médicos e outras infraestruturas no Hospital Seven Hills, em Bombaim, em parceria com a BMC. Além disso, os hospitais Aditya Birla em Nagda, Ujjain, Jagdishpur, Kharach e Ganjam destinaram alas de isolamento separadas para pacientes com COVID-19. As enfermarias de isolamento estão equipadas com ventiladores, instalações para pré-triagem de pacientes e realização de testes de zaragatoa - beneficiando 88 000 pessoas até o momento.

Elogios

Durante o AF20, a Grasim ganhou muitos prestigiados prêmios nacionais e internacionais na área de desempenho empresarial, RH e sustentabilidade. Alguns desses são:

• N.º 70 nos melhores empregadores do mundo em 2019: Ásia 200, Melhor de um bilhão de 2019 na lista da Forbes
  • Nº 38 na lista das empresas mais respeitadas da Índia e 14 na lista de planos de crescimento e favoráveis para mulheres - pesquisa BusinessWorld e TechSci
  • Prêmio corporativo Dun & Bradstreet 2019 para a melhor empresa do setor têxtil indiano
  • ”Vencedor - Categoria Liderança Ambiental, Setor de Manufatura” por Frost & Sullivan
  • Prêmios CII-ITC de Sustentabilidade 2019: Excelência em Gestão Ambiental
  • Prêmio Golden Peacock por RSC no setor Têxtil e Vestuário

Perspectiva

No curto prazo, a demanda dos produtos da companhia será impactada pela desaceleração econômica geral da COVID-19. A companhia iniciou várias medidas para reduzir seus custos fixos e economizar dinheiro como parte de seu abrangente Plano de Continuidade de Negócios.

A companhia, com sua forte excelência financeira, operacional e um portfólio diversificado de produtos (Cimento, Serviços Financeiros, Viscose e Produtos Químicos), está bem preparada para suportar interrupções temporárias e sustentar a liderança em seus negócios.

Nota de advertência

As declarações em este «Comunicado de Imprensa» descrevendo os objetivos, projeções, estimativas, expetativas ou previsões da companhia poderão ser «declarações projetadas para o futuro» no âmbito da legislação e regulamentações de títulos aplicáveis. Os resultados reais podem diferir materialmente dos expressos ou implícitos. Os fatores importantes que podem fazer uma diferença nas operações da companhia incluem as condições de oferta-procura globais e indianas, os preços dos produtos finais, disponibilidade e preços das matérias-primas, procura e tarifação cíclicas nos principais mercados da companhia, alterações nas regulamentações do Governo, regimes fiscais, desenvolvimentos econômicos na Índia e nos países com os quais a companhia faz negócios e outros fatores como negociações de litígios e laborais. A companhia não assume qualquer responsabilidade para emendar, modificar ou revisar publicamente qualquer declaração com base em projeções para o futuro, com base em qualquer desenvolvimento, informação ou eventos subsequentes ou contrários.