Grasim implementa a próxima fase da jornada de crescimento transformacional

26 maio, 2023

DESEMPENHO GERAL SÓLIDO NO FY23
A RECEITA CONSOLIDADA CRUZA O MARCO DE Rs. 1 LAKH CRORE

• Consolidada: A receita mais alta até agora, de 1,17,627 Cr. com um aumento de 23% em relação ao ano anterior para o FY23
  • Standalone: A receita mais alta até agora, de Rs. 26,840 Cr.
  • Viscose: O maior volume de vendas até agora, de 711KT no FY23, com um aumento de 18% em relação ao ano anterior
  • Produtos Químicos: A receita e o EBITDA mais altos, de Rs. 10,422 Cr. e Rs. 2,271 Cr.
  • Novos Negócios: Tintas e E-Commerce B2B: Planos de implementação em andamento

A Grasim Industries Limited anunciou hoje seus resultados financeiros para o trimestre e o ano encerrados em 31 de março de 2023. A receita consolidada do FY23 cruzou um marco histórico de Rs. 1 Lakh Cr. atingindo Rs. 1,17,627 Cr. A receita aumentou em 23% em relação ao ano anterior, impulsionada pelo forte desempenho subjacente dos negócios autônomos, juntamente com o sólido desempenho de suas principais subsidiárias: A UltraTech Cement, Aditya Birla Capital e a Aditya Birla Renewables.

No Q4FY23, a receita consolidada da empresa atingiu seus níveis mais altos de Rs. 33,462 Cr., refletindo um crescimento de 16% em relação ao ano anterior, principalmente devido ao forte desempenho das principais subsidiárias. O EBITDA consolidado do trimestre cresceu 5% em relação ao ano anterior, atingindo Rs. 4,873 Cr. O PAT comparável consolidado das operações contínuas durante o trimestre foi de Rs. 1,369 Cr. em comparação com os Rs. 1,419 Cr. do Q4 do ultimo ano (ajustado por reduções de impostos e outros itens não recorrentes). O PAT autônomo(standalone) do trimestre foi afetado pela redução das realizações no negócio de produtos químicos em comparação com os níveis elevados do Q4 do ano passado e pela contínua fraqueza global no negócio de VSF.

RESULTADOS FINANCEIROS CONSOLIDADOS

(crores de rupias)
DESEMPENHO DO ANO   DESEMPENHO DO TRIMESTRE
FY23 FY22 Termos homólogos   Q4FY23 Q4FY22 Termos homólogos
1,17,627 95,701 23% Receita 33,462 28,811 16%
17,723* 17,772 NM EBITDA 4,873 4,647 5%
5,424* 5,785 (6%) PAT^ Aj. 1,369 1,419 (4%)
*EBITDA e PAT ajustado líquido do ganho de valor justo reconhecido pela Aditya Birla Capital Limited após a aquisição de 9,99% de participação por entidades da ADIA na Aditya Birla Health Insurance Limited.
^O PAT ajustado (participação do proprietário) é líquido de itens excepcionais, operações descontinuadas e créditos fiscais nos respectivos períodos, para fins de comparação semelhante

RESULTADOS FINANCEIROS AUTÔNOMOS

(crores de rupias)
DESEMPENHO DO ANO   DESEMPENHO DO TRIMESTRE
FY23 FY22 Termos homólogos   Q4FY23 Q4FY22 Termos homólogos
26,840 20,857 29% Receita 6,646 6,376 4%
4,198 4,111 2% EBITDA 542 840 (35%)
2,212 2,247 (2%) PAT^ Aj. 94 365 (74%)
^ O PAT ajustado é líquido de itens excepcionais, operações descontinuadas e créditos fiscais nos respectivos períodos, para fins de comparação semelhante

A Grasim embarcou em uma fase de crescimento transformacional ao impulsionar novos negócios de alto crescimento. Essa jornada está sendo facilitada pelo investimento de nossos negócios autônomos estáveis e sustentáveis com fortes fluxos de caixa. O FY23 registrou vários marcos nessa jornada, e a empresa pretende manter esse impulso por meio do foco de longo prazo na maximização do valor.

Negócio de viscose

Globalmente, o setor de Fibras Descontínuas de Viscose (VSF) testemunhou uma recuperação acentuada no Q4FY23, após um ambiente excepcionalmente moderado no Q3FY23. A reabertura dos mercados chineses contribuiu para a recuperação geral da demanda. As taxas operacionais médias de VSF da China aumentaram para 69% no Q4FY23, em comparação com 66% no Q3FY23, com uma saída de 80%. O aumento da demanda reduziu os níveis médios de estoque para uma média de 23 dias, abaixo do pico de 27 dias no Q3FY23. Os preços do VSF melhoraram para US$ 1,68/kg (março de 2023) em comparação com US$ 1,53/kg (dezembro de 2022) devido à melhora do mercado. Embora os preços das matérias-primas e os custos de energia tenham permanecido elevados, eles apresentaram uma tendência de queda.

O volume de vendas de VSF da empresa aumentou 25% em uma base trimestral para 192KT no Q4FY23. A receita do negócio de viscose aumentou para Rs. 3,764 Cr., um salto de 18% em relação ao Q3FY23. O EBITDA da VSF ficou positivo no Q4FY23 e as margens de VFY melhoraram devido às melhores realizações e aos preços mais baixos das matérias-primas. O EBITDA geral de Viscose foi de Rs. 144 Cr. (Aumento de 127% em relação ao trimestre anterior) se comparado aos Rs. 63 Cr. do Q3FY23

Negócios de Químicos

O mercado global de Soda Cáustica continua com excesso de oferta e demanda estável. Os preços spot médios trimestrais (CFR SEA) da soda cáustica foram menores em 25% no trimestre, de US$ 518/ton., em comparação com US$ 694/ton. no Q3FY23.

Os volumes de vendas de cloro-álcali (soda cáustica) aumentaram 5% em relação ao ano anterior e 1% em relação ao trimestre anterior para 286KT no Q4FY23. A integração de cloro ficou em 58% nesse trimestre, em comparação com 60% no Q3FY23, devido a uma paralisação temporária da fábrica de ácido fosfórico, que reiniciou as operações em abril de 2023. A integração geral do cloro no FY23 melhorou para 60% em comparação com 58% no FY22. A contribuição da receita de derivados de cloro no negócio de produtos químicos aumentou para 18% no Q4FY23, em comparação com 16% no Q4FY22. O negócio de Produtos Químicos Especiais (Polímeros Epóxi e Agentes de Cura) registrou normalização das realizações. No entanto, o impulso da demanda continua forte no setor de energia eólica. A contribuição de produtos químicos especiais melhorou com a redução dos preços das matérias-primas.

A receita do negócio de Produtos Químicos foi de Rs. 2.397 Cr., uma queda de 7% em relação ao trimestre anterior, e o EBITDA ficou em Rs. 368 Cr., uma queda de 25% em relação ao trimestre anterior, uma vez que o ECU caiu sequencialmente em 10% para Rs. 42,136 por MT. Para o FY23, a contribuição da receita foi de 17% e 23% para Derivados de Cloro e Produtos Químicos Especiais, respectivamente.

Negócios de Tintas

A atividade de construção em todas as seis fábricas está no caminho certo, conforme planejado, e a instalação de P&D de última geração está totalmente operacional. Todas as atividades do Plano de Negócios estão progredindo de acordo com os planos, levando ao lançamento comercial, conforme programado, no início do quarto trimestre do ano fiscal de 24, em fases.

Negócios de comércio eletrônico B2B

A estratégia Go-to-Market e o plano de divulgação foram finalizados. Já integramos uma equipe de liderança em vendas, marketing, categoria e operações para o lançamento em grande escala programado para o Q2FY24. Esse lançamento será realizado em etapas, começando pelos estados de Maharashtra e Madhya Pradesh.

Plano capex

O capex total gasto no FY23 foi de Rs. 4,307 Cr. Incluindo Rs. 1,979 Cr. com o negócio de tintas até 31 de março de 2023.

Dividendo

O Conselho de Administração da Grasim recomendou um dividendo de 10 dólares por ação para o ano encerrado em 31 de março de 2023. A saída total por conta dos dividendos seria de 658 milhões de dólares.

Sustentabilidade

A empresa continua a se concentrar em suas iniciativas de sustentabilidade. A participação da Grasim em energia renovável em geral aumentou para 8% no FY23, em comparação com os 5% do FY22. A empresa também conseguiu reduzir a intensidade do consumo de água em 15% em relação ao ano anterior. A intensidade da emissão de GEE foi reduzida em 6% em comparação com o ano de referência, o FY19. A empresa foi homenageada com o prêmio de liderança “Sustainability 100+” na categoria “Water Stewardship”, organizado pela Network18.

Subsidiária de Cimento - UltraTech Cement Limited (UltraTech)

O volume de vendas de cimento ficou em aproximadamente 105,7 MTPA, com um aumento de 12% em relação ao ano anterior, atingindo um marco histórico de 100 MTPA, o primeiro para qualquer empresa de cimento na Índia. A utilização da capacidade no trimestre ficou em 95%, em comparação com 90% no Q4FY22. A receita consolidada foi de Rs. 63.240 Cr., um aumento de 20% em relação ao ano anterior, e o EBITDA foi de Rs. 11,123 Cr. no FY23.

O programa de expansão da UltraTech está progredindo de acordo com o cronograma. Durante o ano, a Empresa colocou em operação uma capacidade adicional de 12,4 MTPA de cimento cinza. Além disso, desde março de 2023, a empresa pôs em operação uma capacidade de cimento adicional de 3 MTPA (milhões de toneladas por ano), em uma instalação já existente, elevando a capacidade total na Índia para aproximadamente 130 MTPA.

Em termos de sustentabilidade, a UltraTech iniciou 43 MW de capacidade de WHRS (Sistema de Recuperação de Calor Residual) durante o ano. Com isso, a capacidade total do WHRS é aumentada para 210 MW, cobrindo cerca de 15% de suas necessidades atuais de energia.

Subsidiária de serviços financeiros - Aditya Birla Capital Limited (ABCL)

A Aditya Birla Capital Limited (ABCL) registrou um forte desempenho anual. A receita consolidada para o FY23 aumentou 23% em relação ao ano anterior para Rs. 27,416 Cr. A ABCL relatou que o PAT (excluindo o valor justo e os ganhos com a venda de participações) cresceu 33% em relação ao ano anterior, atingindo Rs. 2,057 Cr. A empresa tinha uma sólida base de clientes de aproximadamente 38 milhões em 31 de março de 2023. A empresa abriu 247 filiais durante o ano, elevando o número total de agências para 1.295 em 31 de março de 2023.

A plataforma digital abrangente para o ecossistema de MPME, Udyog Plus, entrou em operação em março de 2023. Ela oferece uma jornada digital sem papel para empréstimos comerciais e desembolso de empréstimos de até Rs. 10 lakh. O Udyog Plus foi integrado a sites de comércio eletrônico do governo por meio da Open Credit Enablement Network, bem como a sites de comércio eletrônico privados a fim de oferecer facilidades de crédito aos vendedores nessas plataformas.

Sobre a Grasim Industries Limited

A Grasim Industries Limited, a principal empresa do Aditya Birla Group, está entre as maiores empresas de capital aberto da Índia. A Grasim completou 75 gloriosos anos de existência. Incorporada em 1947, começou como fabricante de têxteis na Índia. Hoje, a empresa evoluiu para um player diversificado com presença de liderança em muitos setores. É uma das principais produtoras globais de Viscose, Produtos Químicos Diversificados, Fios de Linho e Tecidos na Índia. Recentemente, a empresa entrou no ramo de tintas e instalou seis fábricas em locais da Pan Índia. Alavancando as sinergias do Grupo, Grasim está entrando no mercado online B2B de materiais de construção. Através de suas subsidiárias, UltraTech Cement e Aditya Birla Capital, é também a proeminente produtora de cimento da Índia e uma das principais empresas de serviços financeiros diversificados. Na Grasim, há um esforço em criar valor sustentável para mais de 25300 funcionários, 247.000 acionistas, sociedade e clientes. A empresa relatou uma receita líquida consolidada de ₹1,17,627 Cr. e um EBITDA de ₹20,478 Cr. no FY de 2023.

GRASIM INDUSTRIES LIMITED

Aditya Birla Centre, 'A’ Wing, 2nd Floor, S. K. Ahire Marg, Worli, Mumbai – 400 030
Escritório registrado: Birlagram, Nagda - 456 331 (M.P.)
Tel: (07366) 246760-66, Fax: (07366) 244114, 246024, CIN: L17124MP1947PLC000410
www.grasim.com e www.adityabirla.com
twitter www.twitter.com/adityabirlagrp ; Twitter handle: @GrasimInd / @AdityaBirlaGrp

Declaração de Advertência

As declarações neste “comunicado de imprensa” que descrevem os objetivos, projeções, estimativas, expectativas ou previsões da empresa podem ser “declarações prospectivas” no âmbito das leis e regulamentos de valores mobiliários aplicáveis. Os resultados reais podem diferir materialmente daqueles expressos ou implícitos. Fatores importantes que podem fazer a diferença para as operações da empresa incluem condições de oferta de demanda global e indiana, preços de produtos acabados, disponibilidade e preços de matéria-prima, demanda cíclica e preços nos principais mercados da empresa, mudanças nas regulamentações governamentais, regimes tributários, desenvolvimentos econômicos na Índia e os países nos quais a Empresa conduz seus negócios e outros fatores, como litígios e negociações trabalhistas. A Empresa não assume a responsabilidade de alterar, modificar ou revisar publicamente qualquer declaração prospectiva, com base em qualquer desenvolvimento, informação ou eventos subsequentes, ou de outra forma.