Grasim anuncia resultados do primeiro trimestre do ano fiscal 2018

14 agosto, 2017

Clique aqui para visualizar os resultados

Clique aqui para visualizar a apresentação

Desempenho Financeiro Consolidado

Primeiro trimestre do ano fiscal 2018: Subida de 8 por cento na receita líquida, subida de 9 por cento no EBITDA, subida de 7 por cento em lucro líquido

Rupias em milhões de rupias
  Trimestre findo
30.06.2017 30.06.2016
Receitas Líquidas 9,846 9,085
EBITDA 2,419 2,214
Lucros Líquidos 890 830

Grasim relatou um crescimento global em receita, EBITDA e lucro líquido para o trimestre findo em 30 de junho de 2017. A receita consolidada de Rs.9,846 crore subiu 8 por cento. O EBITDA de Rs.2,419 crore subiu 9 por cento devido à melhoria da rentabilidade de todas as empresas. O lucro líquido do trimestre aumentou 7 por cento em Rs.890 crore.

Viscose Staple Fibre (VSF)

Os preços globais de VSF sofreram alguma fraqueza durante o trimestre devido às condições de procura moderada de intervenientes na parte final de produção na China. Os preços recuperaram no final do trimestre, com a melhoria sentimentos do mercado.

Foi observada uma falta de estocagem no mercado doméstico na cadeia de valor dado o anúncio da implementação de GST. Os volumes de vendas da empresa foram mantidos a 121K toneladas. O EBITDA do trimestre foi de Rs.349 crore, um aumento de 8 por cento liderado pela melhor variedade de produtos e maior eficiência operacional.

As operações da fábrica de recolha de polpa em Harihar foram retomadas em no final de junho, com o início da monção.

Setor Químico

Os preços da soda cáustica doméstica permaneceram constantes, equivalentes aos preços internacionais. O excesso de oferta de cloro devido a novas adições de capacidade no ano passado continuou a impactar os preços de cloro no mercado doméstico.

Para o primeiro trimestre do ano fiscal 2018, nossos volumes de vendas subiram 4 por cento em 199k toneladas. A realização de ECU aumentou em 2 por cento com a ajuda de preços da soda cáustica mais elevados e parcialmente restringido pela realização negativa de cloro. O negócio continua a se concentrar em aumentar o volume de produtos de valor agregado à base de cloro. Apesar do aumento do custo da energia, o EBITDA de Rs.244 crore subiu 5 por cento com o apoio de uma realização da ECU mais elevada e um volume de vendas mais elevadas de produtos epóxi.

A expansão da Zona industrial de Vilayat está a progredir como planeado. O comissionamento da planta está prevista para o primeiro trimestre do ano fiscal 2018. Com o descongestionamento sob implementação nas suas outras plantas e a capacidade de Aditya Birla Nuvo Limited (ABNL) que entram no grupo Grasim (em vigor a partir de 1 de Julho 2017), a capacidade total de soda cáustica vai aumentar de 840K TPA para 1,139K TPA.

Subsidiária de Cimento - UltraTech

A UltraTech relatou um aumento na receita consolidada em 7 por cento de Rs.7,035 crore. O EBITDA reforçado em 11 por cento com Rs.1,798 crore. Em relação aos custos, o aumento do coque de petróleo e os preços dos combustíveis levou a custos energéticos e logísticos mais elevados, compensados em certa medida por uma melhoria na eficiência operacional.

Durante o trimestre, a UltraTech concluiu a aquisição das fábricas de cimento de Jaiprakash Associates Limited e Jaypee Cement Corporations Limited com uma capacidade total de 21,2 Mn. TPA. A aquisição impulsiona a capacidade total da Ultratech para 93 Mn. TPA e proporciona uma forte presença na Índia Central.

Esquema de Composição de Acordo para a fusão da Aditya Birla Nuvo Limited

com a sanção da NCLT para o esquema de composição de fusão da ABNL em Grasim e da cisão dos negócios de Serviços Financeiros, ABNL se fundiu com Grasim de forma efetiva a 1 de Julho de 2017. A cisão do negócio de serviços financeiros foi proferida em vigor a partir de 04 de julho de 2017. A atribuição e a listagem de ações da Aditya Birla Capital Limited (anteriormente conhecida como Aditya Birla Financial Services Limited) está em curso.

Visto que a incorporação da ABNL entrou em vigor no 1.º de julho de 2017, seus resultados financeiros não estão incluídos nos resultados da empresa. Os resultados da antiga serão incluídos no resultado financeiro da empresa a partir do 2.º trimestre do ano fiscal de 2018. No trimestre atual, o EBITDA consolidado da antiga ABNL foi de Rs.448 crore e PAT foi de Rs.79 crore.

Panorama

A empresa VSF continuará a se focar na expansão do mercado VSF na Índia por meio da parceria com a cadeia de valor do mercado têxtil, conseguindo um melhor contato com os clientes por meio da marca Liva e enriquecendo a carteira de produtos por meio de uma participação maior do mercado de fibra especializada. A empresa está trabalhando em um plano de investimento para expansão da capacidade, além do atual descongestionamento de suas instalações para atender à demanda crescente dos consumidores.

A demanda de soda cáustica na Índia deverá crescer com o aumento do consumo dos setores de óxido de alumínio e têxteis. Contudo, o aumento da oferta por conta das novas capacidades do setor pode gerar um desequilíbrio temporário na situação de demanda/oferta. O cloro continua na situação de excesso de oferta.

No que toca ao cimento, a demanda deverá crescer devido ao foco do Governo nas despesas com infraestrutura, habitação acessível e a provável recuperação de habitações rurais. A companhia está bem posicionada em todo o país para dar resposta ao crescimento na procura.

A empresa, com posições de liderança em seus negócios e a incorporação da ABNL, está prestes a entrar em uma nova era de crescimento com uma combinação de setores de elevado crescimento e empresas com grandes fluxos de caixa sustentados por um sólido balanço.

Nota de Advertência

As declarações em este «Comunicado de Imprensa» descrevendo os objetivos, projeções, estimativas, expetativas ou previsões da companhia poderão ser «declarações projetadas para o futuro» no âmbito da legislação e regulamentações de títulos aplicáveis. Os resultados reais podem diferir materialmente dos expressos ou implícitos. Os fatores importantes que podem fazer uma diferença nas operações da companhia incluem as condições de oferta-procura globais e indianas, os preços dos produtos finais, disponibilidade e preços das matérias-primas, procura e tarifação cíclicas nos principais mercados da companhia, a;lterações nas regulamentações do Governo, regimes fiscais, desenvolvimentos econômicos na Índia e nos países com os quais a companhia faz negócios e outros fatores como negociações de litígios e laborais. A companhia não assume qualquer responsabilidade para emendar, modificar ou revisar publicamente qualquer declaração com base em projeções para o futuro, com base em qualquer desenvolvimento, informação ou eventos subsequentes ou contrários.