A GRASIM ANUNCIA OS RESULTADOS DO T2AF17

28 outubro, 2016

Construção, consolidação, crescimento - Melhoria significativa na rentabilidade em todos os Negócios

Clique aqui para visualizar os resultados

Clique aqui para visualizar a apresentação

O EBITDA subiu 29%; os Lucros Líquidos subiram 50%

Desempenho financeiro consolidado

Rupias em milhões de rupias
Semestre findo   Trimestre findo
30.09.2016 30.09.2015 30.09.2016 30.09.2015
17,476 16,532 Receitas (líquidas do imposto especial sobre o consumo) 8,387 8,166
4,312 3,254 EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) 2,098 1,626
1,676 1,070 Lucros Líquidos 846 562

A Grasim reportou receitas consolidadas de 8387 milhões de rupias para o 2º trimestre AF17. O seu EBITDA de 2098 milhões de rupias subiu 29%, incrementado pelo bom desempenho de todos os Negócios. Os lucros líquidos para o trimestre subiram 50%, para 846 milhões de rupias, em comparação com 562 milhões de rupias no T2 do ano passado, suportados pela alavancagem operativa superior e um custo mais baixo dos juros. O EBITDA consolidado para o semestre subiu 33%, para 4312 milhões de rupias e os lucros líquidos subiram 57%, para 1676 milhões de rupias, em termos homólogos.

Ação corporativa

Hoje o Conselho de Administração aprovou a Política de Distribuição de Dividendos para a companhia, de acordo com as Regulamentações SEBI (Obrigações de Cotação e Requisitos de Divulgação), 2015. O objetivo desta política é fornecer um quadro de distribuição de dividendos para os acionistas da companhia.

Durante o trimestre, as seguintes medidas se destinaram a aumentar a liquidez nas participações da companhia:

• O aumento no limite de investimento para Investidores de Carteira Estrangeira Registrados (RFPI / Investidores Institucionais Estrangeiros (FII) do limite aprovado atualmente de 24% para 30% do capital acionista da companhia foi aprovado pelos acionistas na assembleia geral extraordinária de 10 de outubro de 2016. O aumento será efetivo após a aprovação do Reserve Bank of India.
  • Subdivisão de participações de uma (1) participação de valor nominal de 10 rupias cada, totalmente paga até cinco (5) participações de valor nominal de 2 rupias, totalmente pagas, com efeitos a partir de 8 de outubro de 2016.

Esquema de disposição composto

Está decorrendo o processo de procurar as aprovações regulamentares necesárias para o Esquema de fusão da Aditya Birla Nuvo com a Grasim e subsequente cisão e cotação do Negócio de Serviços Financeiros. Se espera que a transação esteja terminada até ao T4 AF17 / T1 AF18.

Desempenho empresarial — Fibras Descontínuas de Viscose (VSF)

No Negócio VSF, uma procura estável em termos globais, aliada a uma utilização de alta capacidade e baixos níves de inventário levaram a um aumento dos preços VSF no mercado internacional.

O volume de vendas global cresceu 9% em termos homólogos, potenciado pelo crescimento de 19% nos mercados domésticos. Com um volume e realização maiores, as receitas cresceram 21%, em 1740 milhões de rupias. O EBITDA, de 371 milhões de rupias em relação a 211 milhões de rupias no T2 do ano passado, cresceu 75%. Para além de um aumento no volume e na realização, um mix de vendas e eficiências operativas melhores também ajudaram ao aumento de rentabilidade.

Negócio químico

No Negócio Químico, o volume de vendas subiu 8% em termos homólogos, principalmente devido ao volume adicional da usina de Gajam, que foi adquirida em setembro de 2015. O EBITDA subiu 26%, para 213 milhões de rupias, em comparação com 169 milhões de rupias no ano passado, o que pode ser atribuído a volumes mais elevados e a melhores eficiências operativas.

Subsidiária de cimento (UltraTech Cement)

As receitas da UltraTech (Líquidas do Imposto especial sobre o consumo) se saldaram em 5772 milhões de rupias, em comparação com 5919 milhões de rupias no T2 do ano anterior. Um declínio no custo operativo devido à redução nos custos da energia e de logística resultaram em uma melhoria da rentabilidade. O EBITDA, de 1378 milhões de rupias, subiu 16%, em comparação com 1186 milhões de rupias no período correspondente do ano anterior.

Perspectiva

A perspectiva para o negócio VSF é de que este permaneça estável. O negócio continuará se focando em expandir o mercado VSF na Índia, fazendo parceiras com a cadeia de valor de têxteis, atingindo uma melhor conexão com os clientes através da Marca Liva e enriquecindo o mix de produtos através de uma quota maior de fibras especializadas. A companhia está trabalhando para desobstruir oportunidades para dar resposta à procura crescente.

Se espera que a procura de soda cáustica na Índia cresça com a procura crescente da parte da indústria dos usuários finais. O comissionamento de novas capacidades na indústria poderá aumentar o suprimento a médio prazo. Nosso plano é aumentar a capacidade de soda cáustica até 208K TPA para um total de 1048K TPA através da expansão da área industrial em Vilayat (Gujarat) e a desobstrução em outras usinas está sendo implementada.

A confiança do governo no desenvolvimento dos gastos em infraestruturas, boas monsões, desenvolvimento de cidades inteligentes levando ao crescimento na procura do setor imobiliário em cidades do Escalão I e II, trazem bons augúrios para a indústria do cimento. O ritmo mais lento da adição de novas capacidades levará a uma melhor utilização da indústria. A UltraTech beneficiará de sua presença pelo país para suprir o aumento esperado na procura.

A Grasim está bem colocada para colher o benefício dos investimentos nos planos de crescimento de seus negócios com o crescimento sustentado da economia indiana.

Nota de Advertência

As declarações em este «Comunicado de Imprensa» descrevendo os objetivos, projeções, estimativas, expetativas ou previsões da companhia poderão ser «declarações projetadas para o futuro» no âmbito da legislação e regulamentações de títulos aplicáveis. Os resultados reais podem diferir materialmente dos expressos ou implícitos. Os fatores importantes que podem fazer uma diferença nas operações da companhia incluem as condições de oferta-procura globais e indianas, os preços dos produtos finais, disponibilidade e preços das matérias-primas, procura e tarifação cíclicas nos principais mercados da companhia, a;lterações nas regulamentações do Governo, regimes fiscais, desenvolvimentos econômicos na Índia e nos países com os quais a companhia faz negócios e outros fatores como negociações de litígios e laborais. A companhia não assume qualquer responsabilidade para emendar, modificar ou revisar publicamente qualquer declaração com base em projeções para o futuro, com base em qualquer desenvolvimento, informação ou eventos subsequentes ou contrários.