Resultados do segundo trimestre do ano fiscal de 2024 da Grasim: Implementação da próxima fase da jornada de crescimento transformacional

13 novembro, 2023

• Consolidado: A receita aumentou 10% e o EBITDA 19%, impulsionados pelo desempenho dos negócios de cimento e serviços financeiros
  • Autônomo: As menores realizações no negócio de soda cáustica, em linha com a queda acentuada dos preços globais, afetaram o desempenho autônomo
  • Viscose: As vendas trimestrais foram de 210KT, um crescimento de 24% em relação ao ano anterior
  • Produtos químicos: O negócio de soda cáustica registrou um crescimento de 3% no volume de vendas em relação ao ano anterior, embora as menores realizações tenham afetado o desempenho
  • Birla Opus: O ramo das tintas revela o nome da marca

A Grasim Industries Limited anunciou hoje seus resultados financeiros para o trimestre e o semestre encerrados em 30 de setembro de 2023. A receita consolidada aumentou 10% em relação ao ano anterior para ₹30.221 Cr., impulsionada pelo desempenho das principais subsidiárias: UltraTech Cement e Aditya Birla Capital. No entanto, o abrandamento das realizações na soda cáustica afetou o desempenho autônomo.

(Centenas de milhares de rupias)
Resultados financeiros consolidados   Resultados financeiros autônomos
30,221 27,486 10% Receita 6,442 6,745 (4%)
4,509 3,783 19% EBITDA 1,354 1,712 (21%)
1,164^ 1,097^ 6% PAT (LUCRO DEPOIS DE IMPOSTOS)* 795 1,052 (24%)
*PAT antes de itens excepcionais, ^participação do proprietário no PAT

Ramo da viscose

As taxas operacionais (OR) da China foram, em média, de 85% no segundo trimestre do ano fiscal de 2024, um pequeno aumento em comparação com 82% no segundo trimestre do ano fiscal de 2024. Além disso, os níveis de estoque registraram uma redução gradual durante o segundo trimestre do ano fiscal de 2024. Dada a situação macroeconômica, a demanda nos mercados consumidores globais, como os EUA e a Europa, continua fraca, embora a época festiva tenha levado a um aumento na demanda doméstica. Os preços internos permaneceram sob pressão devido à redução dos preços internacionais do VSF em 7%, de uma média de US$ 1,67/kg no primeiro trimestre do ano fiscal de 2024 para US$ 1,55/kg no segundo trimestre do ano fiscal de 2024.

Os volumes de VSF da empresa cresceram 24% em relação ao ano anterior e mais de 12% em relação ao trimestre anterior, atingindo 210KT. O ramo da viscose registrou receita de ₹ 3.889 Cr. e EBITDA de ₹468 Cr. no segundo trimestre do ano fiscal de 2024, registrando um aumento sequencial de 9% e 20%, respetivamente. As margens do EBITDA melhoraram devido ao maior volume de vendas e à redução dos preços dos insumos. No entanto, as margens do negócio de fios de filamentos de viscose (VFY) sofreram pressão, pois a política agressiva de preços da China levou a ajustes de preços necessários nos mercados domésticos.

Ramo dos produtos químicos

Os preços médios internacionais da soda cáustica (CFR SEA) permaneceram relativamente estáveis em aproximadamente US$ 417/tonelada no segundo trimestre do ano fiscal de 2024 (US$ 415/tonelada no primeiro trimestre do ano fiscal de 2024). Os preços caíram para US$ 383/tonelada em julho de 2023, mas se recuperaram no final do trimestre, chegando a US$ 470/tonelada em setembro de 2023.

O volume de vendas de soda cáustica aumentou 5% em relação ao trimestre anterior e 3% em relação ao ano anterior para 306KT no segundo trimestre do ano fiscal de 2024. O ECU para o trimestre ficou em ₹32.008/MT, uma queda de 8% em relação ao trimestre anterior e 35% em relação ao ano anterior. A receita do ramo dos produtos químicos foi de ₹1.988 Cr., uma queda de 7% em relação ao trimestre anterior e de 27% em relação ao ano anterior, principalmente devido a menores realizações de soda cáustica. O EBITDA ficou em ₹236 Cr., uma queda de 34% em relação ao trimestre anterior e 61% em relação ao ano anterior.

As margens do ramo dos produtos químicos especiais (polímeros epóxi e agentes de cura) foram afetadas por realizações mais baixas em comparação com o primeiro trimestre do ano fiscal de 2024.

Ramo dos têxteis

O ramo dos têxteis registrou uma receita de ₹560 Cr. e um EBITDA de ₹41 Cr. Um aumento acentuado nos preços da fibra de linho afetou a lucratividade do negócio de linho. Após a revisão dos direitos antidumping (ADD) existentes sobre as importações de fios de linho da China, o governo da Índia cobrou ADD sobre as importações de fios de linho da China na faixa de US$ 2,29/kg a US$ 4,83/kg por um período de cinco anos, a partir de 12 de outubro de 2023.

Birla Opus - Ramo das tintas

A empresa anunciou "Birla Opus" como o nome da marca para o negócio de tintas. As estratégias de submarca e marketing estão progredindo de acordo com os cronogramas estimados. Recebemos autorização para operar usinas em três locais: Panipat, Ludhiana e Cheyyar. Durante o trimestre, a empresa lançou uma oferta de serviços de pintura com o nome "PaintCraft" em oito grandes cidades indianas.

Ramo do comércio eletrônico B2B - Birla Pivot

A Birla Pivot lançou uma marca própria chamada "Birla Pivot Tiles" no segmento de azulejos. A empresa está recebendo pedidos repetidos de compradores diretos. A empresa está trabalhando para atender à demanda incremental de ampliação de seu programa de crédito, oferecendo soluções de financiamento para clientes MPME.

Capex

O gasto total de capex para o segundo trimestre do ano fiscal de 2024 foi de ₹1.650 Cr., dos quais ₹1.269 Cr. foram para o ramo das tintas. O Conselho aprovou Capex de ₹144 Cr. para diferentes ramos e aprovou a reprogramação dos gastos de Capex aprovados anteriormente, o que implica gastos adicionais de ₹138 Cr. no atual exercício financeiro. O gasto orçado para o ano fiscal de 2024 foi revisado para ₹5.929 Cr.

Subsidiária de Cimento - UltraTech Cement Limited (UltraTech)

O volume de vendas de cimento ficou em ~26,69 MTPA, um aumento de 16% em relação ao ano anterior no segundo trimestre do ano fiscal de 2024. As vendas líquidas consolidadas aumentaram 15%, chegando a ₹16.012 Cr. em relação ao período correspondente do ano anterior. O EBITDA aumentou 35%, atingindo ₹ 2.718 Cr., em comparação com ₹ 2.013 Cr.

A UltraTech anunciou a terceira fase de crescimento com um investimento de ₹13.000 Cr. para aumentar a capacidade em mais 21,9 MTPA com uma combinação de projetos brownfield e greenfield. A expansão também inclui investimentos na criação de uma capacidade WHRS adicional de 39 MW, contribuindo para o compromisso da empresa de reduzir as emissões de carbono.

Em termos de sustentabilidade, a UltraTech colocou em operação 30 MW de capacidade WHRS durante o trimestre. A energia verde agora contribui com 22% da necessidade total de energia, com 262 MW de WHRS e 429 MW de energia renovável.

Subsidiária de serviços financeiros - Aditya Birla Capital Limited (ABCL)

A ABCL informou que a receita consolidada para o segundo trimestre do ano fiscal de 2024 aumentou 13% em relação ao ano anterior, atingindo ₹7.721 Cr. A ABCL registrou um crescimento de 44% no PAT em relação ao ano anterior, atingindo ₹705 Cr. O impulso em todos os ramos levou a um crescimento sequencial de 41% em relação ao ano anterior e de 8% na carteira geral de empréstimos (NBFC e HFC) para ₹ 1.08.961 Cr. em 30 de setembro de 2023. Os ativos médios trimestrais sob gestão de fundos mútuos (QAAUM) aumentaram 10% em relação ao ano anterior e 5% sequencialmente para ₹3.10.899 Cr. com um misto de ações de 41,9%.

Subsidiária de soluções de energia limpa - Aditya Birla Renewables Limited (ABReL)

A ABReL informou uma receita de ₹86 Cr. para o segundo trimestre do ano fiscal de 2024, marcando um salto de 55% em relação ao ano anterior. O EBITDA trimestral cresceu 49% em relação ao ano anterior, atingindo ₹56 Cr. A ABReL está oferecendo uma gama de soluções que abrangem energia solar, energia eólica, energia híbrida e também está planejando projetos de armazenamento.