A Grasim relata resultados financeiros para o Trimestre 4 / Ano findo a 31 de março de 2015

02 maio, 2015

A Grasim Industries Limited, uma companhia do Aditya Birla Group, anunciou hoje os seus resultados para o 4º trimestre e ano findos a 31 de março de 2015

A Grasim implementou com sucesso os seguintes planos de crescimento: Projetos de expansão comissionados:

• Fibra descontínua de viscose: 120K TPAn.
  • Tijolo: 2 Milhões TPA; Cimento: 1,4 Milhões TPA
  • Poder cativo / Sistema de recuperação de calor hidráulico (Negócio de Cimento): 72 MW

Aquisição completa:

• Fusão das unidades de Cimento adquiridos pela UltraTech, no Gujarat: 4,8 Milhões TPA

Os planos sob implementação incluem:

• Fusão da Aditya Birla Chemicals (Índia) Limited (ABCIL): 352K TPA (Soda cáustica)
  • Aquisição de duas centrais de cimento pela UltraTech, no Madhya Pradesh: 4,9 Milhões TPA
  • Unidades de Trituração de Cimento para suportar a capacidade de tijolo já comissionada: 6 Milhões TPA

Capacidade total após as expansões e fusões a decorrer: (Cimento em Milhões TPA, outros negócios em KTPA)

Capacidade 31.03.2014 31.03.2015 Projetado em 31/03/2016 Comentários
VSF 378 498 498 Vilayat - Totalmente comissionado no T4, sendo convertida para fibra de especialidade
Soda Cáustica 452 452  804 A fusão ABCIL aumentará a capacidade de Cáustica em 78% e  derivados de Cloro em 65%
Derivados de Cloro 224 243 402
Epóxi 52 52 52 A produção está sendo aumentada com a acreditação dos clientes
Cimento 57 63 75 Capacidade para aumentar em 19%

Desempenho financeiro consolidado:

Os planos de expansão implementados pela companhia começaram a dar resultados. As receitas líquidas para o trimestre subiram 5%, com crescimento em todos os negócios.

Trimestre findo Ano findo
31.03. 2015 31.03. 2014 31.03. 2015 31.03. 2014
Receitas líquidas 8,820 8,418 32,847 29,323
LUCRO ANTES DOS JUROS, IMPOSTOS, DEPRECIAÇÃO E AMORTIZAÇÃO 1,658 1,655 5,683 5,491
Menos: Custos Financeiros 183 108 667 447
Depreciação 417 389 1,563 1,457
Impostos 326 168 1,016 735
Juros Minoritários 261 341 838 883
Mais: Quota no Lucro dos Associados 45 30 154 103
Lucro Líquido (Excluindo Rubrica Excecional) 516 679 1753 2,072
Rubrica Excecional * 9 - 9 -
Lucro Líquido 507 679 1,744 2,072
* A rubrica excecional representa a reserva contabilística para a diminuição feita em relação à Birla Lao Pulp and Plantations, Laos.

O Lucro antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização para o trimestre 4 for mantido em 1658 milhões de rupias, entre condições de mercado difíceis e crescimento gradual das novas capacidades. Para o ano completo, o Lucro antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização subiu 4% para 5683 milhões de rupias.

Os custos de finanças e depreciação subiram 69% e 7%, respetivamente, aquando do comissionamento/aquisição de novas capacidades, cujo benefício total vai acrescer no futuro.

Devido ao aumento na taxa de sobrecarga, uma reserva contabilística adicional de 58 milhões de rupias foi feita em relação ao acumulado adiantado do passivo fiscal diferido. A carga fiscal para o trimestre correspondente do ano passado foi mais baixa, uma vez que as reservas contabilísticas feitas em anos anteriores, no montante de 103 milhões de rupias, já não necessárias, foram revertidas. O lucro líquido para o trimestre foi inferior, em 507 milhões de rupias (679 milhões de rupias). Em uma base comparável (excluindo custos fiscais não recorrentes e Rubrica Excecional) o lucro líquido foi de 555 milhões de rupias em relação a 614 milhões de rupias no ano passado.

Dividendo

O Conselho de Administração da Grasim recomendou um dividendo de 18 rupias por ação. O fluxo total por conta do dividendo deve ser de 169 milhões de rupias (incluindo imposto corporativo sobre o dividendo).

Fibras Descontínuas de Viscose (VSF)

Com o comissionamento da central greenfield em Vilayat, a produção ficou nas 111 341 toneladas, subindo 24%. O volume de vendas foi de 118 486 toneladas. O enfraquecimento global das fibras concorrentes (Poliéster e Algodão) e o cenário atual de sobrecapacidade, especialmente na china, exerceram pressão sobre as realizações de VSF. O impacto foi parcialmente descompensado por um custo mais baixo da pasta de papel.

Devido à escassez de água provocada por pouca chuva no ano passado, as operações na central de VSF em Nagda foram suspensas a partir da semana passada. As operações serão retomadas com o início da Monção. O funcionamento da central de soda cáustica também será afetada parcialmente.

Negócio Químico

O Negócio Químico reportou um crescimento de 21% no volume de vendas durante o trimestre com volumes adicionais da central de Vilayat. As realizações ECU foram menores em termos homólogos, em linha com o preço internacional.

Conforme anunciado em fevereiro de 2015, a fusão da ABCIL com a Companhia (com efeitos a partir de 1 de abril de 2015) está em andamento. Espera-se que esteja completada no T3 do AF15-16, com a obtenção das aprovações de requisitos.

Subsidiária de cimento (UltraTech Cement)

As receitas líquidas da UltraTech para o trimestre situaram-se nas 6597 milhões de rupias, subindo 4%, em comparação com 6315 milhões de rupias no trimestre correspondente do ano anterior. O PBIDT (Lucro antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização) subiu 3% para 1435 milhões de rupias (1389 milhões de rupias). O aumento nos custos financeiros e despesas fiscais, conforme explicado acima, resultou em um PAT (Lucros depois de Impostos) de 657 milhões de rupias (865 milhões de rupias). O volume de vendas combinado do cimento e tijolo foi de 12,78 milhões de toneladas (12,98 milhões de toneladas). O benefício da diminuição dos preços do carvão foi contrabalançado pelo aumento do custo do calcário e outras entradas devido a um aumento nos direitos de autor do calcário e outras taxas adicionais ao abrigo da MMDR Act.

Perspectiva

A perspectiva para o setor VSF permanece um desafio a curto prazo, dada a sobrecapacidade no setor e a acentuada redução nos preços do poliéster e do algodão. A nova central em Vilayat com uma quota maior de produto especializado melhorará a mistura de produto e rentabilidade. O foco na otimização dos custos continuará inexoravelmente. A companhia lançou a marca LIVA e está trabalhando ativamente com a cadeia de valor, marcas e varejistas para expandir o mercado doméstico de VSF.

No Negócio Químico, a companhia beneficiará dos volumes adicionais e lucro da fusão da ABCIL e do aumento das operações de Epóxi.

Espera-se que a procura de cimento melhore, uma vez que está relacionada com o PIB. Os potenciadores chave serão o renascimento de projetos de infraestruturas acrescidos por reformas regulatórias e melhoria na procura de habitação, com o abrandamento das taxas de juro. A companhia, com a sua capacidade existente e proposta, está bem colocada para beneficiar do crescimento acelerado no setor.

A Grasim está bem posicionada para beneficiar da viragem positiva na economia, dada a sua posição de liderança em todos os seus negócios e grandes investimentos para o crescimento.