Hindalco divulga resultados consolidados para o T3 do AF22

10 fevereiro, 2022

As macrotendências positivas e o portfólio de produtos de valor agregado levam o desempenho a um novo patamar

O lucro líquido subiu 96% para um recorde de 3.675 milhões de rupias

Principais destaques para o T3 do AF22

• Lucro após impostos consolidado recorde de todos os tempos, de 3.675 milhões de rupias, um aumento de 96% em relação ao ano anterior
  • EBITDA consolidado em 7.624 milhões de rupias, alta de 38% em relação ao ano anterior
  • EBITDA ajustado trimestral da Novelis em US$ 506* milhões e EBITDA por tonelada em US$ 544*, ambos 1% acima do ano anterior
  • Lucro líquido de operações contínuas da Novelis de US$ 259* milhões, um aumento de 33% em relação ao ano anterior
  • Recorde histórico de EBITDA trimestral da Aluminium India de 3.376 milhões de rupias, um aumento de 131% em relação ao ano anterior, com margens EBITDA de 41%
  • Dívida líquida consolidada sobre EBITDA em 1,62x em 31 de dezembro de 2021 contra 2,59x em 31 de março de 2021
  • Hindalco adquire a instalação de extrusão de ponta da Hydro em Kuppam, Andhra Pradesh
  • Hindalco mantém posição como a empresa de alumínio mais sustentável do mundo no DJSI 2021
  • Hindalco conquista a classificação “S&P Global Sustainability Yearbook 2022 – Gold Class”
  • Hindalco foi vice-campeã no “Prêmio de Empresa Sustentável do Ano” na premiação Frost & Sullivan e TERI Sustainability 4.0 Awards 2021
  • Hindalco foi certificada como Great Place to Work™ pelo Great Place to Work™ Institute, Índia

*De acordo com o US GAAP

MUMBAI: A Hindalco Industries Limited, carro-chefe no setor metalúrgico do Aditya Birla Group, registrou seu maior lucro líquido no T3 do AF22, superando todos os desempenhos trimestrais anteriores. O lucro após impostos consolidado da empresa atingiu um recorde de 3.675 milhões de rupias, um aumento de 96% em relação ao ano anterior.

Os resultados foram impulsionados por um desempenho consistente da Novelis e um desempenho excepcional da India Business, apoiado por macros favoráveis, mix de produtos estratégicos e um desempenho aprimorado das atividades comerciais a jusante. A Novelis continuou a relatar um EBITDA trimestral consistente, apesar dos desafios no segmento automotivo devido à escassez global de chips semicondutores, paralisações de produção não planejadas na América do Sul e gargalos na cadeia de suprimentos na Ásia.

Destaques financeiros consolidados do trimestre encerrado em 31 de dezembro de 2021

(crores de rúpias)
Particulares T3 AF21 T2 AF22 T3 AF22 9M AF21 9M AF22
Receita advindas das operações 34,958 47,665 50,272 91,478 1,39,295
Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA)
Novelis* 3,711 4,100 3,792 9,022 11,982
Alumínio 1,461 3,247 3,376 3,622 8,975
Cobre 240 352 390 547 1,003
Todos os outros segmentos 6 3 22 13 18
EBITDA do segmento de negócios 5,418 7,702 7,580 13,204 21,979
Receita/(despesa) não alocável - (Líquida) e ajustes dos GAAP 103 346 44 (153) 483
EBITDA 5,521 8,048 7,624 13,051 22,462
Custos financeiros 861 1,291 852 2,835 2,963
PBDT 4,660 6,757 6,772 10,216 19,499
Depreciação e amortização (incluindo deterioração) 1,655 1,735 1,742 5,044 5,126
Participação nos lucros/(perdas) nos investimentos patrimoniais (líquidos de impostos) 2 - 3 5 5
Lucro antes de Itens Excecionais e Impostos 3,007 5,022 5,033 5,177 14,378
Receitas Excepcionais/ (Despesas) (Líquidas)# (178) 20 165 (526) 415
Lucro antes dos impostos (após item excepcional) 2,829 5,042 5,198 4,651 14,793
Impostos 808 1,615 1,538 1,414 4,452
Lucro/(perda) das operações contínuas 2,021 3,427 3,660 3,237 10,341
Lucro/(perda) das operações descontinuadas (144) (10) 15 (1.682) (462)
Lucro/(perda) após impostos 1,877 3,417 3,675 1,555 9,879
EPS (Rupias/Ação) 8.4 15.4 16.5 7.0 44.4
*Conforme GAAP dos EUA;
#As receitas excepcionais/(Despesas) para o trimestre e os nove meses encerrados em 31 de dezembro de 2021 não incluem os 72 milhões de rupias e 418 milhões de rupias, respectivamente, que representam a parcela principal de (a) receita de crédito fiscal relacionada ao PIS/COFINS no Brasil de 12 milhões de rupias para o T3 AF22 e 358 milhões de rupias (custo líquido de litígio de 9 milhões de rupias) para o acumulado anual do AF22 e (b) descontos fiscais para vendas na zona franca de Manaus de 60 milhões de rupias para o T3 e o acumulado anual do AF22, pois estão incluídas nos resultados do segmento da Novelis.

Comentando os resultados, Satish Pai, Diretor Administrativo da Hindalco Industries, afirmou:

“Nosso desempenho sustentado e sólido balanço patrimonial estão impulsionando nossos planos para mais investimentos orgânicos. Já anunciamos investimentos de mais de 3.000 milhões de rupias em nosso pipeline a jusante, Hirakud e Silvassa, além das aquisições das unidades da Hydro e Ryker em Kuppam. A Novelis também anunciou projetos de capital que alinham o crescimento do mercado com atenção à sustentabilidade. Um exemplo é o centro de reciclagem e fundição de circuito fechado de US$ 365 milhões para o mercado norte-americano.

O orçamento de 2022 deixou clara a intenção e o ímpeto do governo indiano em infraestrutura. Prevemos um aumento na demanda por alumínio e cobre e estamos bem posicionados para atender o mercado. Já planejamos um investimento de 825 milhões de rupias sob o esquema de Incentivo Vinculado à Produção (Production Linked Incentive – PLI) do governo, reiterando nosso compromisso com uma Índia autossuficiente.

Do ponto de vista ambiental, social e de governança (ESG), nosso modelo de negócios sustentável está sendo reconhecido mundialmente. O DJSI nos premiou como a empresa de alumínio mais sustentável pelo segundo ano consecutivo e também conquistamos o ouro no S&P Global Sustainability Yearbook 2022.”

Desempenho do segmento comercial no T3 do AF22 (contra T3 do AF21)

Novelis

A Novelis registrou um EBITDA ajustado trimestralmente de US$ 506 milhões (contra US$ 501 milhões), um aumento de 1% em relação ao mesmo período do ano anterior, devido aos fortes preços e mix de produtos, bem como aos benefícios de metais favoráveis, que mitigaram as pressões de custos inflacionárias e os custos relacionados à interrupção da cadeia de suprimentos. A Novelis relatou um EBITDA ajustado por tonelada de US$ 544 no T3 do AF22, comparado a US$ 537 no ano anterior, um aumento de 1%.

O lucro líquido de operações contínuas da Novelis foi de US$ 259 milhões, um aumento de 33% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado principalmente pela menor despesa com juros no T3 do AF22. A receita foi de US$ 4,3 bilhões (contra US$ 3,2 bilhões), um aumento de 33% em relação ao ano anterior, impulsionado por preços de alumínio mais altos em todo o mundo. Os embarques totais de produtos laminados planos (FRPs) ficaram estáveis em 930 Kt (contra 933 Kt) em relação ao ano anterior. O T3 refletiu maiores remessas aeroespaciais e automotivas, apesar das restrições de semicondutores no setor automotivo, compensados por menores remessas de latas, principalmente devido ao tempo de inatividade não planejado da produção na América do Sul e gargalos na cadeia de suprimentos na Ásia.

Aluminium India

O EBITDA atingiu um recorde histórico de 3.376 milhões de rupias no T3 do AF22, em comparação com 1.461 milhões de rupias no T3 do AF21, um aumento de 131% em relação ao mesmo período do ano anterior, principalmente devido a macros favoráveis, volumes mais altos, melhor eficiência operacional e desempenho aprimorado das atividades comerciais a jusante. As margens EBITDA foram de 41% e continuam a ser as melhores da indústria. A receita foi de 8.243 milhões de rupias no T3 do AF22 contra 5.294 milhões de rupias no período do ano anterior. A Aluminium India Business registrou uma produção de metal de 327 Kt contra 315 Kt no trimestre correspondente. As vendas de alumínio aumentaram 3%, com 325 Kt contra 315 Kt no ano anterior. O volume das vendas de produto de valor agregado (VAP) de alumínio (excluindo fio-máquina) foi de 86 Kt (contra 80 Kt), um aumento de 8% em relação ao ano anterior, impulsionado pela recuperação do mercado doméstico. As vendas de VAP, como porcentagem das vendas totais de metal, foram de 27% neste trimestre contra 25% no mesmo trimestre do ano anterior, em linha com a recuperação do mercado.

Cobre

Todas as fundições funcionaram de maneira ideal, oferecendo um desempenho consistente no T3 do AF22. A produção de cátodo de cobre foi de 102 Kt no T3 do AF22 (contra 51 Kt no T3 do AF21), alta de 99% em relação ao mesmo período do ano anterior. Enquanto as vendas gerais de metal de cobre foram de 110 Kt (contra 73 Kt no T3 do AF21), as vendas de hastes fundidas contínuas de cobre (CCR) no T3 do AF22 aumentaram 9% em relação ao mesmo período do ano anterior, para 71 Kt (contra 65 Kt no T3 do AF21), em linha com demanda de mercado. O EBITDA da atividade comercial ficou em 390 milhões de rupias no T3 do AF22, comparado a 240 milhões de rupias no T3 do AF21, um aumento de 63% em relação ao ano anterior devido a volumes mais altos, melhor eficiência operacional e melhores realizações de subprodutos. A receita da atividade comercial de cobre foi de 10.255 milhões de rupias neste trimestre, um aumento de 67% em relação ao ano anterior, principalmente devido aos preços mais altos do cobre em todo o mundo e aos volumes mais altos.

Resultados consolidados

A Hindalco reportou um EBITDA de 7.624 milhões de rupias (contra 5.521 milhões de rupias), um aumento de 38% em relação ao ano anterior. Os resultados foram impulsionados por macros positivas e foco em produtos de valor agregado a jusante juntamente com uma melhor eficiência operacional. A receita consolidada do terceiro trimestre foi de 50.272 milhões de rupias (contra 34.958 milhões de rupias), um aumento de 44% em relação ao ano anterior. A PAT consolidada no T3 do AF22 subiu de 1.877 milhões de rupias no T3 do AF21 para um recorde de 3.675 milhões de rupias, um salto de 96% em relação ao ano anterior. A dívida líquida consolidada sobre o EBITDA estava sólida, em 1,62x em 31 de dezembro de 2021 em comparação com 2,59x em 31 de março de 2021.

Atualizações dos negócios e reconhecimento

• O trabalho de integração da Aleris continua com mais de US$ 100 milhões de combinação de custos de funcionamento e sinergias.
  • Os projetos estratégicos de capital de crescimento da Novelis, totalizando aproximadamente US$ 870 milhões, terão início neste ano e começarão a ser comissionados em 2024, conforme descrito abaixo:
    • Investimento de US$ 375 milhões para expandir as capacidades de laminação e reciclagem em Zhenjiang, China. Isso inclui um novo laminador a frio, uma casa de fundição automotiva, recursos de reciclagem, atualização do laminador a quente, etc.
    • Investimento de US$ 130 milhões na planta de Oswego, Nova York, para aumentar a capacidade de laminação a quente em 124 Kt e aprimorar a capacidade de acabamento de chapas automotivas.
    • Centro de reciclagem altamente avançado de US$ 365 milhões com capacidade anual de reciclagem e fundição de 240 Kt em Guthrie, Kentucky, nos EUA.
  • O projeto de expansão de 500 Kt da Utkal Alumina atingiu sua capacidade máxima em tempo recorde.
  • A Hindalco adquiriu a unidade de extrusão de alta qualidade de 15 Kt da Hydro em Kuppam, Andhra Pradesh.
  • A Hindalco renovou com sucesso 5,35 MTPA de cotas de carvão mineral com a Coal India Ltd, garantindo a segurança dos recursos.
  • A Hindalco manteve sua posição como a empresa de alumínio mais sustentável do mundo no Índice Dow Jones de Sustentabilidade de 2021:
    • Atingiu a pontuação geral de 73% contra a média global da indústria de 30%
    • A única empresa de alumínio no prestigiado DJSI World Index 2021
  • A Hindalco conquistou a classificação “S&P Global Sustainability Yearbook 2022 – Gold Class”.
  • A Hindalco foi nomeada vice-campeã do “Prêmio Corporativo Sustentável do Ano” nas categorias Frost & Sullivan e TERI Sustainability 4.0 Awards 2021.
  • A Hindalco foi certificada como Great Place to Work™ pelo Great Place to Work™ Institute, Índia.

Sobre a Hindalco Industries Limited

A Hindalco Industries Limited é a principal empresa de metais do Aditya Birla Group. Um potentado de metais de 18 bilhões de dólares, a Hindalco é a maior companhia de alumínio do mundo em receita e um importante interveniente no segmento de cobre. Também é um dos maiores produtores asiáticos de alumínio primário.

Guiada por seu propósito de construir um mundo mais verde, mais forte e mais inteligente, a Hindalco oferece soluções inovadoras para um planeta sustentável. Sua subsidiária totalmente detida, a Novelis Inc., é o maior produtor de estoque de latas de bebibas de alumínio e também o maior reciclador de latas de bebidas usadas (UBC).

A instalação de cobre da Hindalco na Índia é composta por uma fundição de cobre de categoria mundial, instalações derivadas e um embarcadouro cativo. A fundição de cobre se encontra entre as maiores fundições personalizadas do mundo em uma única localização. A presença mundial da Hindalco abrange 50 unidades de fabricação em 10 países.

Escritório registrado: Ahura Centre, 1st Floor, B Wing, Mahakali Caves Road Andheri (East), Mumbai 400 093; site: www.hindalco.com; E-mail: hindalco@adityabirla.com; Nº de Identidade Corporativa L27020MH1958PLC011238

Isenção de responsabilidade: As declarações neste “Comunicado de Imprensa” descrevendo os objetivos, projeções, estimativas, expectativas ou previsões da empresa podem ser “declarações prospectivas” segundo as leis e regulamentos de valores mobiliários pertinentes. Os resultados reais podem diferir materialmente daqueles expressos ou implícitos. Fatores importantes que podem fazer a diferença para as operações da empresa incluem condições de oferta de demanda global e indiana, preços de produtos acabados, disponibilidade e preços de matéria-prima, demanda cíclica e preços nos principais mercados da empresa, mudanças nas regulamentações governamentais, regimes tributários, desenvolvimentos econômicos na Índia e os países nos quais a empresa conduz seus negócios e outros fatores, como litígios e negociações trabalhistas. A companhia não assume qualquer responsabilidade para emendar, modificar ou revisar publicamente qualquer declaração, com base em qualquer desenvolvimento, informação ou eventos subsequentes ou contrários.