A Idea Cellular anuncia resultados auditados para o quarto trimestre (T4) e para o ano fiscal findo a 31 de março de 2016

28 abril, 2016

Destaques – T4 AF16
Idea - Independente1 Receitas rupias 94 818 milhões. EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) rupias 33 199 milhões PAT (Lucro depois de impostos) rupias 4650 milhões
Idea - Consolidada2 Receitas rupias 94 839 milhões EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) rupias 36 160 milhões PAT (Lucro depois de impostos) rupias 5756 milhões

INR milhões
  Idea independente1 Idea consolidada2
  Q4GJ16 Q3 GJ16 GJ16 GJ15 Q4GJ16 Q3 GJ16 GJ16 GJ15
Receitas - Áreas de Serviços Estabelecidas3 88,132 84,063 3,35,757 2,97,521
Receitas - Novas Áreas de Serviço4 6,686 6,026 23,914 18,027
Receitas totais 94,818 90,089 3,59,671 3,15,548 94,839 90,097 3,59,809 3,15,709
EBITDA - Áreas de Serviços Estabelecidas3 34,369 30,295 1,25,522 1,04,835
EBITDA - novas áreas de serviço4 (1,170) (1,782) (6,424) (7,156)
EBITDA total 33,199 28,513 1,19,098 97,679 36,160 31,285 36,160 1,08,118
EBITDA % - Áreas de Serviços Estabelecidas3 39.0% 36.0% 37.4% 35.2%
EBITDA % - Novas Áreas de Serviço4 -17.5% -29.6% -26.9% -39.7%
EBITDA total % 35.0% 31.6% 33.1% 31.0% 38.1% 34.7% 36.2% 34.2%
Depreciação e Amortização 18,661 15,206 62,321 48,989 19,737 16,231 66,508 53,036
EBIT (Lucros antes de juros e impostos) 14,538 13,307 56,777 48,690 16,423 15,054 63,792 55,081
Juros e Custos de Financiamento (Líquido) 7,513 3,175 15,764 4,718 7,678 3,349 16,545 5,755
Dividendo da Indus - - - 6,250 - - - -
PBT (Lucro antes de impostos) 7,025 10,132 41,013 50,223 8,745 11,705 47,247 49,326
PAT 4,650 6,614 26,766 34,772 5,756 7,642 30,799 31,929
Lucro direto5 26,858 23,493 1,01,201 84,820 29,013 25,512 1,09,323 86,162

Após seis trimestres de queda acentuada na taxa realizada dos dados de voz e móveis, a Idea, reforçando as ofertas promocionais no T4AF16 para clientes novos e existentes, se orgulha de partilhar que a taxa realizada de voz melhorou 4,4% de 31,8 p/min. no T3AF16 para 33,3 p/min. e a taxa realizada de dados móveis melhorou de 22,3 p/MB, um aumento em termos trimestrais de 2,9%.

Com promoções de consumidores reduzidas este trimestre, o crescimento de assinantes e volume foi mais lento, com apenas um aumento trimestral de assinantes líquido de 1,9 milhões, com a base EoP de clientes de 183,8 milhões (no VLR, 31 de março de 2016); crescimento de minutos de voz em termos trimestrais em 1,2% para 201,6 milhares de milhões de minutos e crescimento em termos trimestrais do volume de dados móveis líquido (2G+3G+4G) em 1,5% para 82,2 milhares de milhões de MB. Apesar do crescimento de volume lento, o crescimento de receita trimestral sequencial é robusto, em 5,2%. O crescimento de receita melhorado, potenciado por uma realização da taxa melhor ajudou a Idea a apresentar um forte crescimento do EBITDA trimestral sequencial de 16,4% em 33 199 milhões de rupias para o T4AF16 e uma melhoria da margem EBITDA em termos trimestrais de 3,4%, de 31,6% no T3AF16 para 35%.

Numa base de ano fiscal, a Idea continua o seu registro invejável de estar entre as operadoras móveis indianas de crescimento mais rápido pelo oitavo ano consecutivo com 14,0% de crescimento de receita anual no AF16 em 359 671 milhões de rupias (crescimento da receita normalizado de 17,8% após se ajustar para mudança no IUC), em relação a 315 548 milhões de rupias no AF15 (19,1% em relação ao AF14). O crescimento da receita da Idea tem chances de ser duas vezes o crescimento da receita da indústria móvel, estimado em um nível baixo de 5,5% para 6% no AF16, em relação ao crescimento da indústria no AF15 em relação ao AF14 de 10,8%. As principais razões para um crescimento da indústria móvel mais fraco no AF16 são à quebra instruída pelo TRAI no custo de liquidação do IUC móvel de 20 p/min. para 14 p/min. efetiva desde 1 de março de 2015, a redução do limite superior para os custos de roaming e SMS nacionais; a batalha intensa por novos assinantes no segmento de voz e uma absorção mais lenta de novos clientes para a banda larga sem fios em relação a um colossal aumento da oferta, quer pela expansão da cobertura pelas operadoras 3G existentes quer pelo lançamento de novos mercados 3G e 4G do espectro adquirido por licenças de telecomunicações em leilão em 2014 e 2015.

Os fatores que estão potenciando a Idea à frente do crescimento da receita da indústria no AF16 em relação aoAF15 foram liderados pelo volume, incluindo a adição de 22,4 milhões de assinantes VLR no ano; crescimento anula dos minutos de voz em 15% para 786 milhares de milhões de minutos e expansão anual do volume de dados móveis (2G+3G+4G) em 72,7% para 298 milhares de milhões MB. Contudo, apesar da melhoria da taxa realizada no T4 em relação ao T3AF16, a realização no preço global no AF16 em relação ao AF15 diminuiu na voz em 8,3% (incluindo o impacto IUC) e na taxa de dados móveis em 11,8%, deprimino o crescimento de receitas anual global da Idea.

Em termos competitivos, a companhia continua melhorando sua Quota de Mercado de Receitas expandindo-a para 18,9% (T3AF16), uma melhoria de 1,4% em comparação com o AF15 e e quota de mercado de assinantes (VLR) para 19,7% (fevereiro de 2016), uma melhoria de 1,1% no último ano.

Em 23 de dezembro de 2015, a companhia deu o histórico passo gigantesco em sua demanda das telecomunicações com o lançamento dos seus serviços 4G LTE. Nos últimos 100 dias, a Idea se moveu rápido, introduzindo serviços 4G em 3946 vilas e aldeias em 10 áreas de serviço (Maharashtra e Goa, Andhra Pradesh, Madhya Pradesh e Chhattisgarh, Keral, Haryana, Punjab, Karnataka, Orissa, NESA e Tamil Nadu, incluindo Chennai); cobrindo 116 milhões de indianos; 21% da população total em esses 10 círculos. A partir de 31 de março de 2016, mais 680 000 clientes estão usando ativamente os serviços 4G da Idea. A companhia construiu uma capacidade de banda larga sem fios de alta velocidade (3G+4G) massiva em um curto espaço de tempo, um claro testemunho da sua capacidade para competir.

Para além do 4G, durante o ano, a Idea continuou a sua expansão 3G e o seu volume de dados 3G explodiu em quase 2,1 vezes; de 91,2 milhares de milhões de MB no AF15 para 188,8 milhares de milhões de MB no AF16. Para além do lançamento de novos serviços 3G na área de serviço de Calcutá no T3AF16, a Idea introduziu o 3G de segunda operadora em 900 MHz no Maharashtra e no Madhya Pradesh no T4F16, aumentando os seus serviços 3G 900 MHz para três círculos (incluindo Deli Metropolitana).

A companhia adicionou 8,4 milhões de novos usuários 3G no último ano, provindo agora um total de 22,9 milhões de clientes de dados 3G, apesar de ainda ter uma fraca penetração de 13,1% dos Assinantes EoP. Atualmente, 60,4 milhões (aumento anual de 23,9 milhões) dos 175 milhões de assinantes EoP da Idea fizeram a atualização do seu celular para um smartphone 3G/4G, incluindo 11,1 milhões de proprietários de smartphone 4G (6,3% do seu EoP). A penetração global dos usuários de dados móveis (2G+3G) da Idea é agora de 25,1% (do EoP); 44 milhões de assinantes de dados com um mix de dados móveis ARPU (2G+3G+4G) em 147 rupias no T4AF16 (vs. 150 rupias no T4AF15). As receitas dos dados móveis contribuem agora 20,1% das receitas de serviço e a contribuição de receitas não de voz aumentou para 28,3% (em comparação com 24,5% no T4AF15).

No AF16, a Idea mais do que duplicou os seus gastos de investimentos nos últimos três anos, com o investimento na rede de 77,7 milhares de milhões de rupias. Durante o ano, a companhia integrou o número mais alto de sempre de sites, com 48 878 sites (14 466 Sites 2G, 19 769 Sites 3G e 14 643 Sites 4G), atingindo um total de 191 536 sites, totalmente financiados com o lucro direto de 101 201 milhões de rupias. A Idea também expandiu a sua cobertura de fibra duplicando a sua implantação para 22 100 km (em relação a 11 400 km no AF15), atingindo 115 500 km de presença de OFC. Com cobertura de rede exponencial e expansão de capacidade no AF16, a cobertura GSM da Idea atingiu quase 1 milhar de milhão de indianos, se espalhando por mais do que 390 000 vilas e aldeias. A cobertura de banda larga sem fios se expandiu para 388 milhões de indianos em 17 círculos, cobrindo 61 975 vilas e aldeias. Hoje em dia, o próprio espectro 3G da Idea em 13 áreas de serviço cobre 59% da população desses círculos.

Apesar de uma expansão de rede mais elevada e variadas pressões inflacionárias e regulatórias, o EBITDA da Idea independente cresceu em 21,9% no AF16 para 119 098 milhões de rupias, ajudando a melhorar a margem EBITDA em 2,2%, de 31% no AF15 para 33,1%.

O aumento no custo de «Depreciação e Amortização» para 62 321 milhões de rupias e «Custo de Juros e Financeiro» (líquido) de 15 764 milhões de rupias durante o AF16 refletem os custos adicionais relacionados com a renovação de licenças existentes em sete círculos estabelecidos com efeitos a partir de dezembro de 2015, lançamento de serviços 4G em 10 círculos a partir de dezembro de 2015, introdução da segunda operadora 3G de 900 MHz em dois circulos durante o T4AF16 e lançamento de serviços 3G na Calcutá metropolitana durante o T3AF16.

Por conseguinte, apesar de um forte crescimento do EBITDA, o «Lucro Depois de Impostos» da Idea para o AF16 independente é de 26 766 milhões de rupias em comparação com 28 522 milhões de rupias no AF15 (excluindo o Dividendo da Indus). Contudo, o lucro direto anual de 101 201 milhões de rupias para o AF16 cresceu 19,3% (em comparação com 84 829 milhões de rupias no AF15). A dívida líquida a 31 de março de 2016 é de 387,5 milhares de milhões de rupias, incluindo todas as responsabilidades de pagamento diferido de leilões. A dívida líquida em relação ao EBITDA anualizado do T4AF16 fica em 2,92 vezes.

Durante o trimestre, a Idea e a Videocon decidiram em conjunto terminar o acordo para «Transferência do direito de Usar espectro de 1800 MHz», sem responsabilidade. A um nível consolidado, incluindo a contribuição da Indus de 16%, a receita bruta da Idea no T4AF16 cresceu 12,6% em uma base homóloga para 94 839 milhões de rupias, o EBITDA cresceu em 18%, para 36 160 milhões de rupias, a margem EBITDA melhorou em 1,7% para 38,1% e o PAT deste trimetsre é de 5756 milhões de rupias. Com um desempenho consistente, o conselho da Idea ficou feliz por recomendar um dividendo aumentado em 6%, um pagamento global de 2600 milhões de rupias (incluindo o imposto de distribuição de dividendos).

Os resultados do AF16 demonstram, mais uma vez, que a Idea está no rumo da sua missão de crescimento consistente, competitivo, responsável e lucrativo. A sempre crescente afinidade com a marca, expansão acelerada de infraestruturas por toda a Índia e fluxos de caixa fortes são indicadores chave da capacidade da Idea para dar resposta a todos os desenvolvimentos voláteis, incertos, complexos e ambíguos. A companhia permanece em forma, ágil, adaptável e confiante para capitalizar sobre todas as oportunidades emergentes no mercado de voz móvel e de dados.

Notas:

1. Idea Independente representa a Idea e as suas subsidiárias a 100%. Efetivamente, isto engloba todas as operações, excluindo as joint ventures, ou seja, a Indus.
2. Idea Consolidada representa a Idea Independente e a consolidação proporcionada da Indus (a 16%).
3.As Áreas de Serviço Estabelecidas representam 15 áreas de serviço, nomeadamente Maharashtra e Goa, Gujarat, Andhra Pradesh, Madhya Pradesh e Chhattisgarh, Deli, Kerala, Haryana, Uttar Pradesh West e Uttaranchal, Uttar Pradesh East, Rajastão, Himachal Pradesh, Punjab, Karnataka, Bombaim e de Bihar.
4. As Novas Áreas de Serviço representam as sete áreas de serviço de Orissa, Tamil Nadu, J&;K, Calcutá, West Bengal, Assam e Nordeste.
5. O lucro Direto é calculado como uma soma do PAT, depreciação e amortização, pagamento por conta de ESOP e impostos diferidos, para o período relevante.
6. Os números para períodos anteriores foram reagrupados, sempre que necessário.

Sobre a Idea Cellular Ltd

A Idea Cellular é a terceira maior operadora wireless da Índia, com uma quota de mercado de receitas de 18,9% (T3AF16). A Idea é cotada na National Stock Exchange (NSE) e na Bombay Stock Exchange (BSE), na Índia. A Idea é parte do Aditya Birla Group, um dos maiores grupos empresariais da Índia. O Aditya Birla Group é um conglomerado de empresas com operações em mais de 30 países. O Aditya Birla Group tem uma história de mais de 50 anos e tem negócios em, entre outras, nas indústrias de telecomunicações móveis, metais e mineração, cimento, negro de carbono, têxteis, vestuário, químicos, fertilizantes, seguros de vida e serviços financeiros.