Lucros do 3.º trimestre do ano fiscal de 2024 da UltraTech | PAT consolidado aumenta 68% em relação ao ano anterior para 1777 milhões de rupias indianas

19 janeiro, 2024

(Rupias em centenas de milhar de rupias)
Particularidades Consolidado Independente
  3.º trimestre do ano fiscal de 2024 3º trimestre do ano fiscal de 2023 3.º trimestre do ano fiscal de 2024 3º trimestre do ano fiscal de 2023
Vendas Líquidas 16,487 15,299 15,925 14,792
PBIDT (Lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) 3,395 2,462 3,231 2,303
Lucro antes dos impostos 2,355 1,527 2,282 1,456
PAT (LUCRO DEPOIS DE IMPOSTOS)* 1,77 1,058 1,697 994

A UltraTech Cement Limited, uma empresa do Aditya Birla Group, anunciou hoje seus resultados financeiros para o trimestre encerrado em 31 de dezembro de 2023.

RESULTADOS FINANCEIROS

As vendas líquidas consolidadas foram de 16.487 milhões de rupias indianas vis-à-vis 15.299 milhões de rupias indianas em relação ao período correspondente do ano anterior. O lucro após impostos foi de 1.777 milhões de rupias indianas, o maior PAT trimestral de todos os tempos, em comparação com 1.058 milhões de rupias indianas no 3.º trimestre do ano fiscal de 2023.

OPERAÇÕES

O volume de vendas domésticas de cimento cinza aumentou 5% em relação ao ano anterior e 1% em relação ao trimestre anterior, respectivamente. A melhoria da eficiência operacional, juntamente com a redução dos custos de combustível e matérias-primas, resultaram em melhores margens EBITDA.

SUSTENTABILIDADE

A empresa continua a dar grande ênfase à "mobilidade ecológica" com a introdução de caminhões elétricos em escala piloto para o transporte de clínquer. A empresa também se comprometeu a implantar 500 caminhões elétricos e adicionar 1.000 veículos GNC/GNL em suas operações até junho de 2025, como parte da iniciativa eFAST do governo da Índia.

24% das necessidades energéticas da empresa são atendidas por meio de fontes de energia ecológica. Durante o trimestre, a empresa colocou em operação 26 MW adicionais de energia solar, elevando sua capacidade para 455 MW, além de sistemas de recuperação de calor residual de 264 MW.

A empresa está se movendo em direção ao uso de 85% de energia ecológica até o final de 2030.

DESPESAS DE CAPITAL

Durante o trimestre, a Empresa adquiriu um ativo de moagem de cimento de 0,54 mtpa da Burnpur Cement Limited, localizado em Patratu, em Jharkhand, por um valor de 169,79 milhões de rupias indianas, marcando sua entrada no estado de Jharkhand.

A empresa completou com sucesso a primeira fase da expansão de capacidade anunciada em dezembro de 2020. O trabalho na segunda fase de 22,6 mtpa anunciado em junho de 2022 está em pleno andamento e começará a ser comissionado durante o próprio trimestre atual, antes do previsto.

Para a terceira fase de crescimento de 21,9 mtpa anunciada em outubro de 2023, os principais pedidos para os principais fornecedores de tecnologia já foram feitos e o trabalho civil foi iniciado em alguns locais.

Foram apresentados pedidos às bolsas de valores para a aquisição proposta de ativos de cimento de 10,75 mtpa da Kesoram Industries Limited, que serão consolidados com a empresa após o recebimento de todas as aprovações regulatórias.

Depois de completar essas expansões/aquisições, a capacidade da empresa crescerá para 195,4 mtpa, incluindo suas operações nos Emirados Árabes Unidos, reforçando sua posição como a terceira maior empresa de cimento do mundo, fora da China, e a maior na Índia, de longe.