A Aditya Birla Capital relata sólidos resultados no trimestre encerrado em 30 de junho de 2022

03 agosto, 2022

• O impulso de crescimento acelerado em todos os negócios levou a sólidos resultados trimestrais
  • Entregou o maior lucro consolidado do primeiro trimestre de todos os tempos, com forte desempenho em todos os negócios
  • A receita
  • consolidada1 cresceu 26% ao ano para 5.859 crores de rúpias
  • A PAT consolidada cresceu 42% ao ano para 429 crores de rúpias
  • Base de clientes ativa de 39 milhões (aumento de 55% ao ano) auxiliada pelo foco no crescimento granular do varejo em todos os negócios
  • No caminho certo para cumprir o planejado antes da orientação de longo prazo (AF24) em todas as empresas
(crores de rúpias)
Resultados consolidados
Trimestre 1
Particulares AF 22 AF 23
Receita1 4,632 5,859 26%
Lucros antes de impostos (após juros minoritários) 302 429 42%

Mumbai: A Aditya Birla Capital Limited (“A Companhia”) anunciou seus resultados financeiros não auditados para o trimestre encerrado em 30 de junho de 2022.

A receita consolidada1 da Companhia cresceu 26%, ao ano, para 5.859 crores de rúpias. O lucro consolidado após impostos (após participação minoritária) cresceu 42% ao ano, para 429 crores de rúpias, o maior lucro registrado pela Companhia no primeiro trimestre. A Companhia, por meio de suas subsidiárias, continua mantendo seu histórico de consistência no desempenho forte ao longo dos ciclos de mercado e macroeconômicos, com seu modelo de negócios diversificado.

A estratégia de varejo da Companhia levou a base de clientes ativos a crescer para ~ 39 milhões, um crescimento de 55% ao ano. A empresa alcançou escala em todos os negócios da seguinte forma:

• A carteira geral de empréstimos (NBFC e HFC) cresceu 22% ao ano, para 69.887 crores de rúpias
  • O prêmio bruto (Seguro de Vida e Saúde) cresceu 53% ao ano, para 3.250 crores de rúpias
  • O AUM geral nos negócios de gestão de ativos, seguro de vida e seguro saúde cresceu 4% ao ano, para 355.612 crores de rúpias

Os destaques de desempenho das principais subsidiárias da Aditya Birla Capital Limited são:

Empréstimos:

• A carteira geral de empréstimos (NBFC e Habitação) cresceu 22% ao ano, para 69.887 crores de rúpias
  • Forte foco no varejo, com base total de clientes ativos em mais de 4,8 milhões de clientes
  • Os segmentos de varejo, PME e HNI representam agora 69% do total da carteira de crédito
  • Forte acesso a financiamento e entre os maiores decis em termos de custo de empréstimos no setor
  • Arrecadou mais de 4.500 crores de rúpias de fundos de longo prazo no primeiro trimestre do ano fiscal de 23

1 A Aditya Birla Sun Life AMC Ltd. e a Aditya Birla Wellness Unip. Ltd. consolidaram-se com base na contabilidade patrimonial sob Ind AS, a receita consolidada mostrada acima da tabela financeira inclui a receita desses dois negócios em 100% para mostrar um desempenho financeiro integral

.

Negócios de Empresas financeiras não bancárias (NBFC):

• A carteira global de empréstimos cresceu 26% ao ano, para 57.839 crores de rúpias, enquanto que a carteira de empréstimos para varejo, PMEs e HNI cresceu 39% ao ano, levando a sua contribuição na carteira global a ser a mais alta de todos os tempos, com 64%, em 22 de junho, em comparação com 58% no ano anterior
  • Forte impulso no desembolso bruto em 8.039 crores de rúpias no T1 AF23, 3,1 vezes maior do que no ano anterior; em linha com o foco do negócio. Os segmentos de varejo, PME e HNI contribuíram com 73% dos desembolsos brutos no T1 AF23
  • .
  • A margem de juros líquida mais alta de todos os tempos, de 6,47%, expandindo-se ano após ano em 33 bps, liderada pelo crescimento nos segmentos de varejo e PMEs e pelo menor custo de empréstimo
  • Continua a manter uma forte qualidade de ativos com o estágio 3 bruto em 3,2%; reduzido em 40 bps ano após ano. A cobertura da provisão no estágio 3 aumentou para 48%, em relação aos 42,7% do ano anterior
  • .
  • Lucro antes de impostos a 459 crores de rúpias, refletindo um crescimento significativo de 46% ao ano
  • Forte crescimento do retorno sobre os ativos em 2,5%, comparado com os 2,0% do ano anterior
  • O retorno sobre o patrimônio líquido aumentou em 330 bps ao ano, para 14,3%, em comparação com 11,0% no ano anterior

Negócio de crédito à habitação:

• O livro de empréstimos cresceu 7% ao ano, para 12.049 crores de rúpias, com 94% do mix de varejo
  • O desembolso bruto continua a ser forte em 867 crores de rúpias no T1 AF22; em linha com o foco dos negócios. O segmento de habitação acessível contribuiu com 48% dos desembolsos
  • .
  • O livro de habitação acessível cresceu 45% para 4.745 crores de rúpias, levando a um aumento no mix acessível de 39%, contra 29% no ano anterior
  • Maior margem de juros líquida de todos os tempos em 4,59%, expandida em 59 bps, ao ano
  • Lucro antes de impostos a 72 crores de rúpias, refletindo um forte crescimento de 45% em relação ao ano anterior
  • Forte retorno sobre os ativos em 1,9%, em comparação com 1,3% no ano anterior

Gerenciamento de ativos:

• Ativos médios trimestrais de fundos mútuos sob gestão (QAAUM) em 281.527 crores de rúpias
  • O patrimônio doméstico QAAUM cresceu 14% ao ano, para 116.809 crores de rúpias.
  • Em linha com o foco do ABSLAMC, o mix de ações domésticas expandiu-se para 41,5% do AUM de fundos mútuos, em comparação com 37,3% no ano anterior
  • Foco contínuo na construção de franquias de clientes de varejo com um total de 8,1 milhões de fólios
  • Influxos sistemáticos mensais de 898 crores de rúpias em junho de 22 com 3,2 milhões de contas; registrou ~ 2,77 lacs novo SIP (incluindo STP) no primeiro T1 AF22, cresceu 23%, ao ano
  • Com nosso foco no crescimento do segmento de ativos alternativos, o AUM passivo ultrapassou 12.000 crores de rúpias
  • Lucro operacional antes de impostos em 172 crores de rúpias; estável em relação ao ano anterior. A volatilidade das taxas de juros e do mercado acionário levou ao impacto da Mark-to-Market (MTM) sobre outras receitas, levando à redução do PBT para 141 crores de rúpias, em relação a 206 crores de rúpias no ano anterior

Seguros:

• O prêmio total bruto emitido de seguro de vida e seguro saúde cresceu 53% ao ano, para 3.250 crores de rúpias no T1 AF23

Negócio de seguros de vida:

• O Prêmio Individual de Primeiro Ano (FYP) cresceu 26% ao ano, para 409 crores de rúpias
  • Os negócios do grupo cresceram 1,9 vezes ao ano, para 885 crores de rúpias
  • O prêmio de renovação cresceu 18% ao ano, para 1.285 crores de rúpias, dos quais 74% foram coletados digitalmente
  • O prêmio bruto total aumentou 49% ao ano, para 2.620 crores de rúpias
  • Melhoria consistente na persistência do 13º mês para 85%, em comparação com 83% um ano atrás
  • Margem líquida de VNB expandiu-se significativamente 460 bps ao ano, para 2,5%
  • O lucro antes dos impostos cresceu 8% ao ano, para 33 crores de rúpias

Negócio de seguros de saúde:

• Prêmio bruto emitido em 630 crores de rúpias; cresceu 71% ao ano, com varejo e rural contribuindo com 59% do total de negócios
  • A participação de mercado aumentou 299 bps ao ano para 12%, entre os participantes da SAHI no T1 AF23
  • Negócios agora abrangendo 22 milhões de vidas, das quais mais de 17 milhões de vidas são por meio de produtos de tamanho micro e byte
  • Os negócios continuam a ganhar escala com foco nas despesas, levando a uma melhora no índice combinado em 109% contra 154% no ano anterior
  • A perda líquida foi reduzida para 71 crores de rúpias, contra 128 crores de rúpias no ano anterior

Outros negócios

• O lucro antes de impostos para os outros negócios de serviços financeiros sob o ABC cresceu 41% ao ano, de 53 crores de rúpias para 75 crores de rúpias
    • O lucro de corretagem de seguros gerais antes de impostos cresceu 21% ao ano, para 45 crores de rúpias
    • O lucro dos negócios de corretagem de ações e títulos antes de impostos cresceu 42% ao ano, para 11 crores de rúpias
    • O lucro da plataforma de ativos de baixo desempenho antes de impostos cresceu 87% ao ano, para 17 crores de rúpias

Indo para a frente

• Aproveitamento das sinergias em toda a plataforma, incluindo o ecossistema ABG/ABC
  • Aproveitamento da tecnologia e a análise para aumentar a receita, melhorar a experiência do cliente, otimizar custos e criar um modelo de negócios robusto e escalável
  • Acelerar o ritmo de crescimento em todos os negócios para aumentar a escala
  • Foco nos mecanismos de aquisição de clientes, incluindo canais diretos entre os negócios
  • Aprofundando a penetração com maior presença geográfica

Sobre a Aditya Birla Capital Limited

A Aditya Birla Capital Limited (ABCL) é a holding dos negócios de serviços financeiros do Aditya Birla Group. Com subsidiárias que têm uma forte presença em soluções de Proteção, Investimentos e Financiamento, a ABCL é um grupo de soluções financeiras universais que serve as necessidades diversificadas de seus clientes ao longo de seu ciclo de vida. Com mais de 33.500 funcionários, as subsidiárias da ABCL têm alcance nacional com 1.094 agências e mais de 200.000 agentes/parceiros de canal e vários parceiros bancários.

O Aditya Birla Capital Limited faz parte do Aditya Birla Group, na liga da Fortune 500. Ancorado pela força extraordinária de mais de 140.000 colaboradores de 100 nacionalidades, o Aditya Birla Group atua em 36 países ao redor do mundo.

Texto de exclusão de responsabilidade: Certas declarações contidas em este «Comunicado de Mídia» poderão não ser baseadas em informações ou factos históricos e poderão ser «declarações projetadas para o futuro» dentro do significado das leis de valores mobiliários e regulamentações aplicáveis, incluindo, mas não se limitando às relacionadas com planos de negócios gerais e estratégia da companhia, sua perspectiva futura e perspectivas de crescimento, desenvolvimentos futuros em seus negócios, seu ambiente de concorrência e regulamentar e opiniões e assunções atuais da gerência, que poderão não se manter constantes devido a riscos e incertezas. Os resultados reais podem diferir materialmente daqueles expressos ou implícitos. A Empresa não assume qualquer responsabilidade de emendar, modificar ou revisar publicamente qualquer declaração, com base em qualquer desenvolvimento subsequente, informações ou eventos, ou de outra maneira. Este “Comunicado à Imprensa” não constitui um prospecto, circular de oferta ou memorando de oferta ou uma oferta para adquirir quaisquer ações e não deve ser considerado como uma recomendação que qualquer investidor deve subscrever ou comprar qualquer uma das ações da Empresa. Os números financeiros em este «Comunicado de Imprensa» foram arredondados para as centenas de milhares de rupias mais próximas. Os resultados financeiros são demonstrações financeiras consolidadas, a menos que seja especificado de outra forma.

Aditya Birla Capital Limited
Número de Identificação Corporativa L67120GJ2007PLC058890
Sede Fiscal: Indian Rayon Compound, Veraval 362 266 (Gujarat)
Sede Corporativa: One World Centre, Tower 1, 18th Floor, Jupiter Mills Compound,