O Aditya Birla Group entra em parceria com o The Abraaj Group para investir na energia solar na Índia

07 outubro, 2015

• A parceria procura desenvolver uma plataforma de energia solar em larga escala
  • Demonstra o papel do crescente sector privado em lidar com a procura de energias limpas na Índia
  • Conjuga equipas de gestão e operacionais com elevada experiência

Bombaim, Índia

O Aditya Birla Group, um conglomerado de empresas multinacional no valor de 41 milhares de milhões de dólares norte-americanos, anunciou hoje uma parceria com o The Abraaj Group (“Abraaj”), um investidor de topo, que opera nos mercados de crescimento globais, para a construção de uma plataforma de energias renováveis em larga escala concentrada no desenvolvimento das centrais de energia solar indianas para o desenvolvimento de serviços públicos. O Aditya Birla Group irá investir na plataforma através da Aditya Birla Nuvo Limited (“ABNL”) e a Abraaj irá investir através de uma das suas afiliadas.

A ABNL entrou numa Subscrição de Ações definitiva e Acordo de Acionistas (SSA) com uma afiliada da Abraaj. De acordo com o SSA, sujeito às normais condições de encerramento e aprovações de requisitos, a ABNL e a afiliada da Abraaj irão deter 51% e 49% do capital acionistas pago, respetivamente, na Aditya Birla Renewables Limited, atualmente, uma subsidiária totalmente propriedade da ABNL.

A Aditya Birla Renewables Limited, uma plataforma de energia solar, irá licitar projetos propostos em leilões nacionais e estatais, com a intenção de desenvolver e operar centrais de energia solar à escala dos serviços públicos, que possam fornecer eletricidade limpa e eficiente em termos de custos às redes nacionais por vários estados fundamentais da Índia.

A parceria surge num momento oportuno no crescimento do setor de energias renováveis da Índia. Como resultado do crescimento da população do país, urbanização rápida e aumento das atividades económicas, a procura por energia na Índia está a aumentar. Em simultâneo, o governo indiano criou políticas regulamentares favoráveis para albergar a utilização de energia renovável, incluindo definir um objetivo explícito para atingir 100 GW de capacidade de energia solar até 2022, em comparação com a capacidade instalada atual de cerca de 4 GW. Em conjunto, estes fatores criam uma oportunidade de investimento apelativa para o setor provado, que pode ajudar a suprir esta procurar significativa por energia renovável.

Tecendo comentários sobre a parceria, o Sr. Dev Bhattacharya, Chefe de Negócios - Estratégia Corporativa de Grupo, Energia e E-comércio, do Aditya Birla Group, disse: «O Aditya Birla Group apoia a iniciativa do Governo da Índia para uma porção mais elevada das renováveis no mix energético, essencial para o crescimento económico e industrial sustentado. Esta cooperação irá dar um estímulo às iniciativas de energia renovável do Aditya Birla Group, contribuindo para reduzir a pegada de carbono da Índia, como um todo.»

O Sr. Sev Vettivetpillai, Sócio e Chefe Global do Negócio de Fundos Temáticos da Abraaj, disse: «A falha na infraestrutura energética em mercados em crescimento traduz-se numa oportunidade de investimento sustentável e a longo prazo. As energias renováveis estão destinadas a um crescimento explosivo, graças aos avanços tecnológicos, políticas favoráveis e estruturas de definição de preços que as tornem numa a;lternativa competitiva à geração de energia convencional. Na Abraaj, vemos uma oportunidade significativa na Índia, um dos mercados de consumo energético maior do mundo. Estamos ansiosos por trabalhar em estreita colaboração com o Aditya Birla Group, de modo a fornecer energia limpa aos negócios, comunidades e consumidores indianos.»

O Sr. Mustafa Abdel-Wadood, Sócio e Chefe Global do Negócio de Fundos Regionais da Abraaj, acrescentou: «O setor das energias renováveis na Índia oferecer um vasto potencial para crescimento e pode desempenhar um papel transformativo na redução da dependência de combustíveis fósseis e potenciar a segurança energética da Índia a longo prazo. Estamos encantados por fazer uma parceria neste setor em rápido crescimento com um dos principais grupos empresariais da Índia, conjugando o nosso capital e perícia para criar um investimento de referência que possa endereçar as procuras por infraestruturas de energia limpa no país.»

O Abraaj Group tem uma abrangente experiência em investimentos por toda a cadeia de valor energética, tendo investido cerca de 1 milhar de milhão de dólares norte-americanos nos mercados em crescimento globais.

O Aditya Birla Group foi aconselhado na transação pela Greestone Energy Advisors.

Sobre o Aditya Birla Group e a Aditya Birla Nuvo Limited

Uma corporação de empresas no valor de 41 milhares de milhões de dólares norte-americanos, o Aditya Birla Group pertence ao Fortune 500. Com as suas raízes numa força extraordinária de mais de 120 000 colaboradores pertencentes a 42 nacionalidades, o Aditya Birla Group opera em 36 países por todo o mundo. Mais de 50% das suas receitas advêm das suas operações no estrangeiro. O Aditya Birla Group esteve no topo do Nielsen's Corporate Image Monitor 2014-15 e emergiu como a corporação número 1, a «Melhor na Categoria», pelo terceiro ano consecutivo. A Aditya Birla Nuvo Limited, uma Empresa do Aditya Birla Group, e um conglomerado de empresas no valor de 4,4 milhares de milhões dólares norte-americanos com uma posição de liderança nos seus negócios de serviços e manufaturas, nomeadamente, negócios de Serviços Financeiros, Moda e Estilo de Vida, Telecomunicações, Fio de Linho, Agrícola, Raiom e Isoladores.

Globalmente, o Aditya Birla Group é:

• Uma potência dos metais, entre os produtores mundiais de alumínio e cobre mais eficientes em termos de custos. A Hindalco-Novelis é a maior empresa de enrolamento de alumínio. É um dos três maiores produtores de alumínio primário na Ásia, com a maior fundição de cobre numa única localização
  • O maior produtor de negro de carbono
  • Entre os principais 2 produtores de fibra descontínua de viscose
  • O quarto maior produtor de isoladores
  • O quinto maior produtor de fibra acrílica
  • A maior multinacional indiana, com operações de manufatura nos Estados Unidos, onde 95% da força de trabalho é composta por americanos

Na Índia, o Aditya Birla Group é:

• O maior fabricante de cimento
  • O maior interveniente em termos de acessórios de marca
  • Entre as três principais empresas de telefonia móvel
  • Entre os principais 2 fabricantes de fio descontínua de viscose
  • O maior produtor no setor do cloro alcalino
  • Um interveniente de topo nos seguros de vida, NBFC (Empresas Financeiras Não Bancárias) e gestão de ativos
  • Entre as duas maiores cadeias de supermercados no negócio do retalho

O Aditya Birla Group – Para além dos negócios

Um cidadão corporativo responsável, o Aditya Birla Group transcende as barreiras convencionais dos negócios e ida com 7,5 milhões de pessoas anualmente através do Aditya Birla Centre for Community Initiatives and Rural Development, trabalhando em 5000 aldeias a nível global. Os seus projetos de educação, cuidados de saúde e estilo de vida sustentável a decorrer nas Filipinas, Tailândia, Indonésia, Egipto, Coreia e Brasil, tirando milhares de pessoas da pobreza.

Sobre o The Abraaj Group

The Abraaj Group (“Abraaj”) é um investidor de capital privado de topo, criado propositadamente para operar nos mercados em crescimento da África, Ásia, América Latina, Médio-Oriente e Turquia. Com mais de 300 colaboradores, a Abraaj tem mais de 20 escritórios espalhados por cinco regiões nos núcleos do Dubai, Istambul, Cidade do México, Nairobi e Singapura. Atualmente, a Abraaj gere cerca de 9 milhares de milhões de dólares norte-americanos em Fundos específicos regionais, de setor e nacionais. A Abraaj realizou cerca de 5,4 milhares de milhões de dólares norte-americanos sobre 70 saídas totais e parciais, sendo que os fundos geridos pela Abraaj fizeram mais de 140 investimentos em 10 setores, incluindo consumidores, energia, financeiro, cuidados de saúde e serviços públicos. A Abraaj está empenhada perante as mais elevadas normas ambientais, de cativação de acionistas e governação corporativa, sendo signatária dos Princípios para um Investimento Responsável apoiado pelas Nações Unidas e do Pacto Global das Nações Unidas. O fundador da Abraaj, Arif Naqvi, foi nomeado para o Conselho do Pacto Global das Nações Unidas pelo Secretário-Geral nas Nações Unidas, Ban Ki-moon, em 2012, e para o Conselho da Fundação da Interpol, em 2014.

Texto de exclusão de responsabilidade: Certas declarações neste «Comunicado de Imprensa» poderão não ser baseadas em informações históricas ou factos e poderão ser «declarações projetadas no futuro» no âmbito do significado das leis e regulamentações de valores mobiliários, incluindo, mas não se limitando a planos empresariais gerais e à estratégia da Empresa, a sua perspetiva futura e perspetivas de crescimento, desenvolvimentos futuros nos seus negócios, o seu ambiente competitivo e regulamentar e as opiniões e assunções atuais da direção, que poderão não permanecer constantes devido a riscos e incertezas. Os resultados atuais podem diferir materialmente dos expressos ou implicados. A Empresa não assume qualquer responsabilidade para emendar, modificar ou rever publicamente qualquer declaração, com base em qualquer desenvolvimento, informações ou eventos subsequentes, ou em caso contrário. Este «Comunicado de Imprensa» não constitui um prospeto, circular de oferta ou memorando de oferta ou uma oferta para adquirir quaisquer ações, não devendo ser considerado como uma recomendação de que qualquer investidor deva subscrever ou adquirir qualquer uma das ações da empresa. Os números financeiros neste «Comunicado de Imprensa» foram arredondados para o milhão de rupias mais próximo. Os resultados financeiros são resultados financeiros consolidados, exceto em caso contrário especificado.