A Birla Celulose ganha Prêmio de Cadeia de Suprimentos Inovadora e Sustentável da UN Global Compact Network India

15 abril, 2021

A Birla Cellulose, parte do Aditya Birla Group e um dos maiores produtores globais de fibra celulósica sintética (MMCF), emergiu como vencedora na primeira edição do ‘Prêmio Nacional de Cadeia de Suprimentos Inovadora e Sustentável’ da UN Global Compact Network India.

O estudo de caso apresentado pela empresa - Liva Reviva por Birla Celulose e Cadeias de Suprimento da Moda Global Circulares e Totalmente Rastreáveis - foi premiado pela inovação em fibra reciclada e circular feita com resíduos de tecido pré-consumo e transparência de ponta a ponta da cadeia de suprimentos e rastreabilidade por meio de sua plataforma exclusiva baseada em blockchain, GreenTrackT.

Este estudo de caso resolve dois desafios únicos: a montagem de resíduos têxteis que são incinerados ou depositados em aterros devido à falta de tecnologias de reciclagem e falta de transparência / rastreabilidade nas cadeias de suprimentos espalhadas, complexas e longas.

O Sr. Dilip Gaur, Diretor de Negócios da Birla Celulose e Diretor Geral da Grasim Industries, disse: “Estamos orgulhosos de sermos reconhecidos por nossa solução inovadora de Próxima Geração para reciclar os resíduos têxteis, reduzindo a pressão sobre materiais virgens e estabelecendo transparência na complexa cadeia de valor da moda. Esses esforços estão alinhados aos nossos objetivos prioritários dos ODS da ONU e dedicados a construir modelos de negócios circulares baseados em parcerias que agregam valor às partes interessadas, às pessoas e ao planeta.”

A Sra. Shabnam Siddiqui, Diretora Executiva, UN Global Compact Network India disse: “A primeira edição dos prêmios testemunhou estudos de caso notáveis de organizações de prestígio com contribuições notáveis para a adoção e implementação de práticas inovadoras e sustentáveis da cadeia de suprimentos em suas organizações. Parabenizamos a Birla Celulose pelo trabalho pioneiro realizado para acelerar a circularidade e a transparência na cadeia de suprimentos em um curto espaço de tempo, que são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU de alta prioridade.”

A Birla Celulose alcançou uma inovação revolucionária na fabricação de fibra de viscose 'Liva Reviva' usando 20 por cento de resíduos de tecido de algodão pré-consumo seguindo os princípios da economia circular. Essa inovação tem o diferencial de Recycled Claim Standard (RCS) e retrata o compromisso da Birla Celulose em desenvolver soluções NextGen.

Por meio de sua plataforma pioneira GreenTrackT baseada na tecnologia blockchain, junto com seus parceiros da cadeia de valor, a Birla Cellulose rastreia o fluxo de material em tempo real na cadeia de suprimentos de fibra, desde as florestas certificadas até os consumidores finais. Por meio da simples leitura do código QR, a jornada de sustentabilidade de ponta a ponta fica visível para os consumidores e os ajuda a tomar uma decisão de compra informada.

Desde o lançamento em 2020, várias marcas globais adicionaram Liva Reviva à sua cesta de compras à medida que dão passos decisivos em direção à economia circular. Nossas parcerias estreitas nas cadeias de valor globais nos ajudaram a estabelecer 'logística reversa viável' e criaram maior valor para resíduos têxteis para recicladores de resíduos em pequena escala.

A Birla Celulose está priorizando o uso crescente de matéria-prima alternativa, como resíduos têxteis, e está empenhada em acelerar as inovações que estão alinhadas com os ODS 2030 da ONU.

Acerca da Birla Cellulose:

A Birla Celulose, parte do Aditya Birla Group, é um produtor líder de fibra celulósica sintética (MMCF) com foco na sustentabilidade. A Birla Celulose (https://www.birlacellulose.com/) opera 12 instalações de celulose e fibra em todo o mundo que aplicam sistemas de ciclo fechado e tecnologias ambientalmente eficientes em seu processo. Cinco centros globais de pesquisa avançada, equipados com instalações de pesquisa de última geração e usinas-piloto, oferecem suporte às operações e mercados globais.

A Birla Celulose lidera o setor em práticas de compras sustentáveis e está classificada como n.º 1 globalmente no Hot Button Report 2020 da Canopy para práticas florestais sustentáveis e desenvolvimento de soluções de última geração para matérias-primas alternativas.

A Birla Cellulose colabora ativamente com seus parceiros da cadeia de valor e trabalha em estreita colaboração com organizações como Canopy, SAC, ZDHC, Changing Markets Foundation, Textile Exchange, WBSCD, Fashion for Good, entre outras, para aprender e aplicar continuamente as melhores práticas em suas operações e em toda a sua cadeia de valor.

Acerca da UN Global Compact Network India

A Global Compact Network India (GCNI), a Rede Local Indiana do Pacto Global das Nações Unidas (UNGC), em Nova York, é a primeira Rede Local globalmente estabelecida com total reconhecimento legal. Como braço local do UNGC, o GCNI (https://www.globalcompact.in/) tem atuado como uma plataforma em nível de país, fornecendo uma plataforma robusta para empresas indianas, instituições acadêmicas e organizações da sociedade civil se unirem para fortalecer práticas comerciais responsáveis . Nossos '10 Princípios nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção’ fornecem uma estrutura ética e prática comum para a responsabilidade corporativa. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), adotados por todos os 195 Estados Membros das Nações Unidas, incluindo a Índia, são compreendidos e implementados por empresas em todo o mundo, independentemente do tamanho, complexidade ou localização.