Grasim Industries Limited: Implementação da próxima fase da jornada de crescimento transformacional

08 fevereiro, 2024

PRINCIPAIS DESTAQUES - TERCEIRO TRIMESTRE DE 2024

• Consolidado: Comparável EBITDA e o PAT aumentaram 34% e 48%, respectivamente, em relação ao ano anterior, impulsionados pelo desempenho robusto dos negócios de cimento e serviços financeiros
  • Autônomo: O negócio de viscose apresentou desempenho estável. As menores realizações no negócio de soda cáustica afetaram o desempenho geral autônomo
  • Viscose: O volume de vendas de VSF em 205KT aumentou 34% em relação ao ano anterior em uma base excepcionalmente mais baixa no terceiro trimestre do ano fiscal de 2023
  • Produtos químicos:Expansão brownfield de 123 KTPA de produtos químicos especiais (polímeros epóxi e agentes de cura) comissionada em Vilayat em dezembro de 23, elevando a capacidade total para 246 KTPA
  • Birla Opus:Começaram os testes em três usinas, com previsão de lançamento no trimestre atual

A Grasim Industries Limited anunciou hoje seus resultados financeiros para o trimestre e os 9 meses encerrados em 31 de dezembro de 2023. A receita consolidada aumentou 12% em relação ao ano anterior, para Rs.31.965 Cr., impulsionada pelo desempenho das principais subsidiárias: UltraTech Cement e Aditya Birla Capital. O PAT consolidado aumentou 48% em relação ao ano anterior em uma base comparável. No entanto, a queda acentuada nas realizações da soda cáustica (em linha com as condições do mercado global) afetou o desempenho autônomo.

RESULTADOS FINANCEIROS CONSOLIDADOS

(Centenas de milhares de rupias)
DESEMPENHO DE YTD DESEMPENHO DO TRIMESTRE
9º trimestre do AF24 9º trimestre do AF23 Em relação ao ano anterior 3.º trimestre do ano fiscal de 2024 3º trimestre do ano fiscal de 2023 Em relação ao ano anterior
93,251 84,165 11% Receita 31,965 28,638 12%
14,640 12.850* 14% EBITDA 5,150 3.834* 34%
4,255 3.966* 7% PAT^ 1,514 1.024* 48%

^Participação do proprietário no PAT *Recebido do ganho de valor justo contabilizado pela Aditya Birla Capital Limited após a aquisição da participação de 9,99% das entidades da ADIA na Aditya Birla Health Insurance.

RESULTADOS FINANCEIROS AUTÔNOMOS

(Centenas de milhares de rupias)
DESEMPENHO DE YTD   DESEMPENHO DO TRIMESTRE
19,080 20,194 (6%) Receita 6,400 6,196 3%
2,786 3,656 (24%) EBITDA 643 580 11%
1,386 2.118* (32%) PAT (LUCRO DEPOIS DE IMPOSTOS)* 236 257* (8%)
*O PAT antes de itens excepcionais inclui a redução da provisão fiscal de ₹84 Cr. por conta do novo regime fiscal. Em bases comparáveis, o PAT para o 3º trimestre do AF23 foi de ₹173 Cr. e o 9º trimestre do AF23 foi de ₹2.034 Cr.

Ramo da viscose

Os níveis de estoque de VSF da China foram reduzidos para 10 dias no terceiro trimestre do exercício fiscal de 2024, em comparação com 12 dias no trimestre anterior, refletindo um aumento marginal na demanda. No entanto, a demanda global permaneceu fraca nos principais mercados consumidores dos EUA/Europa, o que levou a uma queda nos preços da cesta de fibras. Os preços médios internacionais do VSF ficaram em US$ 1,51/kg no terceiro trimestre do ano fiscal de 2024, o mais baixo dos últimos três anos. Os preços do VSF caíram 5% em relação ao ano anterior e 3% em relação ao trimestre anterior, em comparação com uma redução de 9% em relação ao ano anterior e 5% em relação ao trimestre anterior nos preços do algodão.

O negócio de viscose registrou receita de Rs. 3.715 Cr. e EBITDA de Rs. 402 Cr. para o terceiro trimestre do ano fiscal de 2024, um aumento de 17% e 535% em relação ao ano anterior, respectivamente, embora sequencialmente tenha caído 4% e 14%, respectivamente. Os volumes de VSF da empresa foram de 205 KT, um aumento de 34% em relação ao ano anterior e uma redução de 2% em relação ao trimestre anterior. As margens do EBITDA melhoraram em relação ao ano anterior devido ao maior volume de vendas e à redução dos preços dos insumos. As margens de negócios do Fio de Filamento de Viscose (VFY) diminuíram devido à redução do volume de vendas e das realizações por conta do aumento das importações da China.

Ramo dos produtos químicos

Os preços médios à vista da soda cáustica internacional ficaram em aproximadamente US$ 444/tonelada no terceiro trimestre do ano fiscal de 2024 (aumento de 6% em relação aos US$ 417/tonelada no segundo trimestre do ano fiscal de 2024). Os preços à vista melhoraram para ~$ 488/tonelada em outubro de 23, mas os preços de saída do trimestre estavam em ~$ 423/tonelada.

O volume de vendas de soda cáustica aumentou 5% em relação ao ano anterior e diminuiu 2% em relação ao trimestre anterior para 299KT no terceiro trimestre do ano fiscal de 2024. Em linha com os preços internacionais, o ECU para o trimestre foi de Rs. 31.383/MT,uma redução de 2% em relação ao trimestre anterior e de 33% em relação ao ano anterior. A receita do Negócio de Produtos Químicos, de Rs.1.996 Cr., ficou estável em uma base em relação ao trimestre anterior e teve uma redução de 23% em relação ao ano anterior. O EBITDA do trimestre aumentou 12% em relação ao trimestre anterior, atingindo Rs. 264 Cr. (redução de 46% em relação ao ano anterior), devido ao melhor desempenho do negócio de derivados de cloro.

Os volumes de Produtos Químicos Especializados (polímeros epóxi e agentes de cura) registraram um crescimento de 5% em relação ao ano anterior, embora tenham permanecido estáveis em relação ao trimestre anterior.

Birla Opus - Ramo das tintas

O período de testes das três usinas da Birla Opus já começou. Os nomes das submarcas foram finalizados, e o trabalho de desenvolvimento do design, da arte da embalagem e da comunicação com o consumidor foi concluído. A Birla Opus está implementando uma infraestrutura e um aplicativo de TI integrados para uma experiência perfeita do pedido à entrega. O serviço de pintura, com a marca PaintCraft, concluiu mais de 150 locais até 23 de dezembro. A rede de cadeia de suprimentos, logística e distribuição foi montada para dar suporte ao lançamento no trimestre atual.

Birla Pivot - Negócio de comércio eletrônico B2B

A Birla Pivot recebeu um forte feedback dos clientes com relação aos mosaicos de marca própria lançados no mercado. Agora, estão em andamento planos para o lançamento de marcas próprias de painéis e portas. O negócio ultrapassou o marco de uma taxa de execução mensal de Rs.100 Cr. A empresa está trabalhando em um programa de crédito financeiro para fornecedores de MPMEs para suas necessidades de capital de giro por meio de um parceiro de empréstimo adequado.

Capex e projetos

O capex para o trimestre foi de Rs.1.425 Cr., dos quais Rs.1.088 Cr. foram para o negócio de tintas. A empresa dobrou com sucesso a capacidade de produtos químicos especializados (polímeros epóxi e agentes de cura) para 246 KTPA em dezembro de 23. A cerimônia inovadora do projeto de resina CPVC da Lubrizol em Vilayat foi realizada em outubro de 23.

Sustentabilidade

O negócio de viscose da Grasim alcança a primeira posição no Hot Button Report 2023 da Canopy por seu compromisso com a conservação de florestas antigas e ameaçadas de extinção e com a promoção de soluções circulares. A empresa obteve a classificação máxima de "Dark Green Shirt" pelo quarto ano consecutivo. Promovendo ainda mais as soluções circulares no setor de moda, a empresa fez a primeira remessa de sua fibra Lyocell, produzida com algodão reciclado para uso na cadeia de valor têxtil na Turquia. A resposta inicial foi muito animadora e um novo pedido foi recebido. A usina de viscose Kharach, em Gujarat, comissionou com sucesso a usina CAP (adsorção de carbono e sulfeto) e o sistema de recuperação de CS2 dos gases de exaustão, obtendo o status EU-BAT.

Mantivemos uma participação de energia renovável de 11% no terceiro trimestre do ano fiscal de 2024, em comparação com 8% no exercício fiscal de 2023. A empresa continua a se concentrar na redução da retirada de água doce, usando 47% da necessidade total de água reciclada.

Subsidiária de Cimento - UltraTech Cement Limited (UltraTech)

O volume de vendas de cimento aumentou 6% em relação ao ano anterior e 1% em relação ao trimestre anterior, atingindo ~27,32 MTPA. As vendas líquidas consolidadas foram de Rs.16.740 Cr. em comparação com Rs.15.521 Cr. no período correspondente do ano anterior. O lucro após impostos do trimestre, de Rs.1.777 Cr., aumentou 68% em relação ao ano anterior.

A empresa concluiu com sucesso sua primeira fase de expansão de capacidade de 19,9 mtpa. O trabalho na segunda fase de 22,6 mtpa anunciado em junho de 22 está em andamento e começará a ser comissionado durante o quarto trimestre do ano fiscal de 2024, antes do previsto. Para a terceira fase de crescimento de 21,9 mtpa anunciada em outubro de 2023, os principais pedidos para os principais fornecedores de tecnologia já foram feitos e o trabalho civil foi iniciado em alguns locais.

24% das necessidades de energia da empresa são atendidas por fontes de energia verde. Durante o terceiro trimestre do ano fiscal de 2024, a empresa colocou em operação mais 26 MW de energia solar, elevando sua capacidade de energia renovável para 455 MW, além de sistemas de recuperação de calor residual de 264 MW.

Subsidiária de serviços financeiros - Aditya Birla Capital Limited (ABCL)

A receita consolidada e o PAT cresceram 27% e 39% em relação ao ano anterior, para ₹8.800 Cr. e Rs.736 Cr., respectivamente. O portfólio geral de empréstimos (NBFC e HFC) aumentou para Rs.1.15.139 Cr. em 23 de dezembro, um aumento de 34% em relação ao ano anterior e 6% sequencialmente. O AUM total (AMC, seguro de vida e seguro de saúde) cresceu 13% em relação ao ano anterior, atingindo Rs.4,10,444 Cr.

A empresa integrou o Udyog Plus ao ecossistema ABG para fornecer financiamento de canal a seus parceiros fornecedores. A Udyog Plus registrou desembolsos de cerca de Rs.180 Cr. até o momento, com o ecossistema ABG contribuindo com mais de 60% dos negócios. O AUM total do Udyog Plus atingiu Rs.100 Cr. em 31 de dezembro de 2023.

Subsidiária de soluções de energia limpa - Aditya Birla Renewables Limited (ABReL)

A ABReL relatou uma receita de Rs.92 Cr. para o terceiro trimestre do ano fiscal de 2024, com um aumento de 32% em relação ao ano anterior. O EBITDA trimestral foi de Rs.46 Cr. A ABReL comissionou uma nova capacidade de 17 MWp, elevando a capacidade total para 872 MWp em 31 de dezembro de 2023.