Indústrias Grasim desbloqueia valor

12 novembro, 2020

A Diretoria da Grasim Industries Limited ("Grasim" ou "a Companhia"), em sua reunião realizada hoje, aprovou o desinvestimento do Negócio de Fertilizantes da Companhia, Fertilizantes do Golfo Indo ("IGF"), por meio de uma venda em baixa para a Indorama India Private Ltd ("IIP"), uma subsidiária da Indorama Corporation Pte. Ltd, Singapura ("Indorama Corporation"). A transferência do negócio será por uma quantia fixa em dinheiro de Rs. 2.649 Cr., a ser pago pela IIP à Grasim. Esta contraprestação é proporcional à força e ao potencial futuro do negócio.

A Indo Gulf Fertilisers está envolvida na fabricação, comercialização e venda de uréia e outros agroindústrias com uma fábrica de uréia de 1,2 Mn TPA em Jagdishpur, Uttar Pradesh.

O desinvestimento do negócio de fertilizantes é um exercício de destravamento de valor significativo para a Grasim. Além disso, permitirá que a empresa busque oportunidades de crescimento em seus negócios principais.

Atingindo um pico na transação, o Sr. Dilip Gaur, MD Grasim Industries Ltd disse: "A alienação do negócio de fertilizantes pela Grasim é uma escolha estratégica de portfólio e desbloqueia valor para os acionistas. Está de acordo com o impulso estratégico da empresa para se concentrar nos negócios principais. Fertilizantes do Golfo Indo é sinônimo de forte desempenho e altos padrões de sustentabilidade. Para levá-la ao próximo nível em tamanho e valor, a empresa está satisfeita por ter encontrado na Indorama Corporation, uma empresa de fertilizantes credível para possuir o IGF. O IGF se beneficiará das sinergias e da experiência da carteira agroalimentar existente da Indorama Corporation".

Amit Lohia, vice-presidente da Indorama Corporation, disse, "Estamos satisfeitos que com esta aquisição, Shaktiman e as marcas Paras poderão dar as mãos para oferecer uma gama completa de produtos para nossos agricultores, incluindo uréia, fertilizantes fosfatados, potássio, produtos para a saúde do solo, sementes e produtos de proteção de cultivos. Estamos entusiasmados com esta união e acreditamos que ela facilitará um maior acesso e desenvolvimento de insumos agrícolas de alta qualidade para a comunidade agrícola".

O Negócio Fertilizantes será transferido para a IIP com base na venda em baixa, de acordo com um esquema de arranjo. O valor fixo considerado está sujeito a certos ajustes, conforme acordado entre as partes em termos do acordo definitivo e do esquema. A transação está sujeita às aprovações estatutárias e regulamentares necessárias, incluindo aprovações da NCLT, das Bolsas de Valores, SEBI, Comissão de Concorrência da Índia (CCI), dos respectivos Acionistas e financiadores/credores de cada uma das empresas.

Consultores da Grasim Industries:

Independent Registered Valuer: Sra. Drushti Desai (Sócia - Bansi S. Mehta & Co.)

Opinião independente sobre a imparcialidade: Kotak Mahindra Capital Company Limited

Consultores Jurídicos: Cyril Amarchand Mangaldas

Sobre a Grasim Industries Ltd

Grasim Industries Limited, uma empresa de bandeira do Aditya Birla Group, está entre as principais empresas de capital aberto na Índia. Fundada em 1947, começou como fabricante de têxteis na Índia. Hoje em dia, evoluiu para um interveniente diversificado líder de mercado, com presença de liderança em muitos setores. É uma produtora líder ao nível global de fibras descontínuas de viscose, sendo o maior interveniente de cloro alcalino, linho e isoladores na Índia. Através de suas subsidiárias, a UltraTech Cement e a Aditya Birla Capital, também é o maior produtor de cimento e um interveniente líder nos serviços financeiros diversificados. Na Grasim, existe um esforço para criar valor sustentável para + de 24 000 empregados, + 230 000 acionistas, sociedade e clientes. A empresa informou uma receita líquida consolidada de mais de US$ 10,9 bilhões e um EBITDA de mais de US$ 1,9 bilhões no ano fiscal de 2020.

Sobre a Indorama Corporation

A Indorama Corporation é uma das principais holdings químicas da Ásia, com suas subsidiárias fabricando fertilizantes, resinas de polietileno e polipropileno, luvas médicas, fibras e resinas de poliéster, fios fiados e fibra de algodão. É o maior produtor de fertilizantes de uréia e fosfato na África Subsaariana, o maior produtor de poliolefinas na África Ocidental e o terceiro maior produtor de luvas de borracha sintética do mundo. Através da IIP, na Índia, é um produtor líder de fertilizantes fosfatados, comercializados sob a marca Paras.