Parceiro na construção nacional há 75 anos, implementando a próxima fase da jornada de crescimento transformacional

14 novembro, 2022

• Maior EBITDA trimestral de todos os tempos ₹ 1.712 Cr. & PAT ₹1.052 Cr. no Nível Autônomo
  • Receita consolidada de ₹ 27.486 Cr. aumento de 22% (YoY), EBITDA de ₹ 3.783 Cr. e PAT em ₹ 1.097 Cr.
  • Forte desempenho do negócio Chlor-Alkali
  • Dívida líquida zero no nível autônomo no 2º trimestre do ano fiscal de 2023
  • Lançamento da plataforma de comércio eletrônico B2B para materiais de construção agendado para Q2FY24

RESULTADOS FINANCEIROS TRIMESTRES

(crores de rúpias)
Independente   Consolidado
2º trimestre do ano fiscal de 23 2º trimestre do ano fiscal de 22 % mudança
(interanual)
  2º trimestre do ano fiscal de 23 2º trimestre do ano fiscal de 22 % mudança
(interanual)
6,745 4,933 37 Receita 27,486 22,567 22
1,712 1,504 14 EBITDA 3,783 4,282 -12
1,052 947 11 PAT (LUCRO DEPOIS DE IMPOSTOS)* 1,097 1,327 -17
*Antes de itens excepcionais e excluindo receitas de operações descontinuadas.

Grasim Industries Limited anunciou hoje seus resultados financeiros para o trimestre encerrado em 30 de setembro de 2022 (Q2FY23). A receita do trimestre cresceu 22% no nível consolidado e 37% no nível autônomo em uma base anual. A empresa recebeu um dividendo de ₹ 628 Cr. de sua subsidiária, UltraTech Cement Limited durante o trimestre.

A Companhia apresentou desempenho financeiro robusto, apesar das condições desafiadoras do mercado global e do forte aumento nos custos de energia.

Negócio de viscose

A indústria global de MMCF testemunhou um declínio na demanda no segundo trimestre do ano fiscal de 2023 das economias globais desenvolvidas devido às condições de mercado recessivas causadas pela alta inflação. As taxas operacionais médias de VSF da China reduziram para 66% no 2º trimestre do ano fiscal de 2023, de 76% no primeiro trimestre do ano fiscal de 2023, devido aos bloqueios contínuos induzidos pelo COVID em diferentes cidades e ao declínio da demanda global.

A queda nos preços globais do algodão continuou com uma redução de 21% no 2T23 em comparação com o 1T23.

A demanda centrada na Índia por VSF permaneceu praticamente intacta, mas os parceiros da cadeia de valor para os mercados globais começaram a testemunhar o impacto das condições de recessão. No entanto, o volume de vendas de VSF para o trimestre em 170KT aumentou 10% em base anual, embora 14% abaixo em base trimestral devido às condições de demanda juntamente com importações mais baratas da Indonésia e China. Diante disso, a empresa racionalizou a produção de VSF em fases, levando a uma utilização da capacidade total em ~70% atualmente.

Negócios de produtos químicos

O volume de vendas de soda cáustica aumentou 17% em relação ao ano anterior, para 296KT no 2º trimestre do ano fiscal de 2023, devido às novas capacidades comissionadas no 2º semestre do ano passado (Rehla e BB Puram). O volume de vendas de Cloro VAPs aumentou 19% em relação ao ano anterior.

Os preços globais da soda cáustica diminuíram neste trimestre em comparação com o primeiro trimestre do ano fiscal de 2023, principalmente devido à flexibilização das condições da cadeia de suprimentos global. Isso levou a uma realização sequencialmente menor de ECUs também nos mercados domésticos.

O consumo cativo de cloro aumentou durante o trimestre, testemunhando um crescimento de dois dígitos na comparação anual devido à nossa nova instalação de VAP comissionada. No geral, a integração de cloro situou-se em 61% neste trimestre em comparação com 56% em Q2FY22. A empresa está trabalhando em planos para adicionar novos VAPs de Cloro ao portfólio para aumentar os níveis de integração de Cloro.

A realização de negócios de materiais avançados continuou a se normalizar após atingir o pico no ano passado. O volume de vendas cresceu 8% YoY, com uma participação crescente de produtos especiais.

Negócio de tintas

O negócio está focado na execução pontual do plano. A primeira usina deve ser comissionada em Q4FY24 e as demais usinas até FY25 de maneira faseada. O trabalho de construção está em andamento em cinco locais e começará no local restante no quarto trimestre de 2023. Paralelamente, o plano de lançamento comercial está em execução conforme cronograma.

Negócios de comércio eletrônico B2B

O plano de negócios de comércio eletrônico B2B está em execução para lançamento em Q2FY24 conforme programado.

Plano capex

O Capex total orçado para ser gasto durante o FY23 foi de ₹ 6.720 Cr, incluindo ₹ 3.542 Cr. para o Negócio de Tintas. Com relação a esse valor orçado, o gasto real até H1FY23 é de ₹ 1.524 Cr.

Capex adicional de ₹ 565 Cr. foi aprovado pelo conselho para negócios existentes, dos quais ₹382 Cr. é esperado para ser gasto no FY23.

Sustentabilidade

A empresa fez um rápido progresso na incorporação de métricas de sustentabilidade em sua estratégia e operações em todos os negócios. Em linha com seu compromisso declarado de reduzir as emissões de carbono, o negócio de Químicos agora obtém cerca de 10% de sua necessidade de energia a partir de energia renovável. Isso aumentará para 14% até o primeiro trimestre do ano fiscal de 2024. Além disso, o negócio de Materiais Avançados está implementando um plano para suprir 100% de sua necessidade de energia a partir de energia renovável até o primeiro trimestre de 2024.

A classificação da Grasim nos Índices de Sustentabilidade S&P Dow Jones melhorou para o percentil 88 no FY22, do percentil 76 no FY21.

Subsidiária de Cimento - UltraTech Cement Limited (UTCL)

A receita consolidada da UltraTech Cement foi de ₹ 13.893 Cr., um aumento de 16% em relação ao ano anterior no 2º trimestre do ano fiscal de 2023. A empresa reportou um EBITDA de ₹ 2.013 Cr. O volume de vendas situou-se em ~23 MTPA.

A UltraTech comissionou capacidade brownfield de 1,3 MTPA durante o trimestre, elevando a capacidade total de cimento cinza na Índia para 115,85 MTPA. Além disso, a UltraTech está trabalhando nos planos de crescimento para aumentar a capacidade total para 159,25 MTPA em fases até o ano fiscal de 25, reforçando sua posição como a terceira maior empresa de cimento do mundo, fora da China.

A UltraTech está empenhada em reduzir as emissões de carbono. Em linha com seu compromisso, a empresa iniciou 5 MW de capacidade WHRS durante o trimestre. A energia verde agora contribui com 19% da necessidade total de energia. Espera-se que isso aumente para 36% até o final do AF25.

Subsidiária de serviços financeiros - Aditya Birla Capital Limited (ABCL)

A Aditya Birla Capital Limited (ABCL) relatou forte desempenho financeiro no trimestre, com impulso de crescimento acelerado em seus negócios. A receita consolidada aumentou 22% em relação ao ano anterior, para ₹ 6.825 Cr. A empresa também relatou seu PAT consolidado mais alto de todos os tempos em ₹ 488 Cr.

A ABCL adicionou 2 milhões de clientes no trimestre, elevando a base total de clientes ativos para 41 milhões.

A carteira de empréstimos NBFC cresceu 36% em relação ao ano anterior, para ₹64.975 Cr no 2FY23, com 65% da carteira total contribuída por Varejo, PME e HNI. A Margem Financeira Líquida (incluindo receita de taxas) para os negócios NBFC aumentou 35 pontos-base em relação ao ano anterior, para 6,58% no 2º trimestre do ano fiscal de 2023. Financiamento Habitacional A margem financeira líquida (NIM) aumentou 89 bps em relação ao ano anterior, para 5,13%.

Em Gestão de Ativos, o AUM doméstico ficou em ₹ 2.82.580 Cr.

No seguro de vida, o prêmio individual do primeiro ano (FYP) cresceu 16% em relação ao ano anterior, para ₹642 Cr. (Q2FY23). Total Premium cresceu 30% YoY para ₹6.373 Cr. em H1FY23.

Sobre a Grasim Industries Limited

A Grasim Industries Limited, a principal empresa do Aditya Birla Group, está entre as maiores empresas de capital aberto da Índia. A Grasim está comemorando 75 anos de existência gloriosa. Incorporada em 1947, começou como fabricante de têxteis na Índia. Hoje, a empresa evoluiu para um player diversificado com presença de liderança em muitos setores. É líder mundial na produção de fios de fibras descontínuas de viscose e filamentos de viscose, a maior produtora de cloro-álcali, material avançado, fios de linho e tecidos da Índia. A empresa entrou no negócio de tintas e montou seis fábricas em todas as localidades da Índia. Por meio de suas subsidiárias, a UltraTech Cement e Aditya Birla Capital, é também a maior produtora de cimento da Índia e uma empresa líder em serviços financeiros diversificados. Na Grasim, há um esforço para criar valor sustentável para mais de 25.300 funcionários, mais de 262.600 acionistas, sociedade e clientes. A empresa reportou receita líquida consolidada de 95.701 crores de rupias e EBITDA de 17.772 crores de rupias no ano fiscal de 2022.

Aditya Birla Centre, 'A’ Wing, 2nd Floor, S. K. Ahire Marg, Worli, Mumbai – 400 030
Escritório registrado: Birlagram, Nagda - 456 331 (M.P.)
Tel: (07366) 246760-66, Fax: (07366) 244114, 246024, CIN: L17124MP1947PLC000410
www.grasim.com & www.adityabirla.com twitter: www.twitter.com/adityabirlagrp ; Identificador do Twitter: @GrasimInd / @AdityaBirlaGrp

Declaração de Advertência

As declarações neste “comunicado de imprensa” que descrevem os objetivos, projeções, estimativas, expectativas ou previsões da empresa podem ser “declarações prospectivas” no âmbito das leis e regulamentos de valores mobiliários aplicáveis. Os resultados reais podem diferir materialmente daqueles expressos ou implícitos. Fatores importantes que podem fazer a diferença para as operações da empresa incluem condições de oferta de demanda global e indiana, preços de produtos acabados, disponibilidade e preços de matéria-prima, demanda cíclica e preços nos principais mercados da empresa, mudanças nas regulamentações governamentais, regimes tributários, desenvolvimentos econômicos na Índia e os países nos quais a Empresa conduz seus negócios e outros fatores, como litígios e negociações trabalhistas. A Empresa não assume a responsabilidade de alterar, modificar ou revisar publicamente qualquer declaração prospectiva, com base em qualquer desenvolvimento, informação ou eventos subsequentes, ou de outra forma.