Grasim - The Stronglomerate: A todo vapor

12 novembro, 2021

• EBITDA consolidado do segundo trimestre do exercício fiscal de 22 aumentou 19% interanual para 4.282 crores de rúpias; EBITDA autônomo sobe 144% interanual para 1.504 crores de rúpias
  • PAT consolidado do 2º trimestre do exercício financeiro de 22 aumenta 41% em relação ao ano anterior para 1.359 crores de rúpias
  • O volume de vendas dos principais negócios atingiu níveis pré-covid
  • Preparação bem-sucedida de expansões e novas capacidades de produto:
    • Expansão de VSF de 300 TPD (de um total de 600 TPD) em Vilayat (Gujarat) (Nov de 2021)
    • Expansão da soda cáustica de 170 TPD em Rehla (Jharkhand) (outubro de 2021)
    • Planta de clorometano de 150 TPD em Vilayat (Gujarat) (novembro de 2021)
  • Empresa de tintas adquire cinco terrenos para fábricas, base próxima a centros de consumo

Resultados financeiros trimestrais

(crores de rúpias)
Independente   Consolidado
2º trimestre do ano fiscal de 22 2º trimestre do ano fiscal de 21 % mudança
(interanual)
  2º trimestre do ano fiscal de 22 2º trimestre do ano fiscal de 21 % mudança
(interanual)
4,933 2,960 67% Receita* 22,564 17,950 26%
1.504 616 144% EBITDA* 4,282 3,603 19%
979 350 180% PAT** 1,359 966 41%
*Excluindo Receita e EBITDA das operações descontinuadas do Negócio de Fertilizantes **Após Itens Excepcionais

A receita consolidada para o 2º trimestre de 2022 aumentou 26% para 22.564 milhões de rúpias, o EBITDA subiu 19% para 4.282 milhões de rúpias e o PAT* para 1.359 milhão de rúpias aumentou 41%, em relação ao ano anterior.

A receita autônoma para o 2º trimestre do ano fiscal de 2022 aumentou 67% para 4.933 milhões de rúpias, o EBITDA subiu 144% para 1.504 milhões de rúpias e o PAT* para 979 milhões de rúpias aumentou 180% em relação ao ano anterior.

A receita e o EBITDA das operações descontinuadas (negócio de fertilizantes) para o 2º trimestre do ano fiscal de 2022 foi de 773 crores de rúpias e 50 crores (2º trimestre do ano fiscal de 2021 490 crores e 60 crores) respectivamente. Espera-se que o processo de desinvestimento do Negócio de Fertilizantes seja concluído até o terceiro trimestre do ano fiscal de 2022.

O ímpeto da demanda aumentou no 2º trimestre do ano fiscal de 2022 e continuou depois disso em todos os negócios. Com o respaldo da forte demanda, a realização e os volumes melhoraram nos principais negócios, compensando o aumento nos custos.

Negócio de viscose

A demanda têxtil chinesa foi impactada pela fraca percepção dos negócios na cadeia de valor. Os preços de VSF na China foram moderados durante o trimestre, no entanto, os preços tiveram uma melhora considerável desde outubro de 2021, impulsionados por cortes drásticos nas taxas de operação na fabricação de fibras e fios. A demanda por produtos têxteis na Índia apresentou uma recuperação significativa durante o 2º trimestre do ano fiscal de 2022 com o início da temporada de festas, a reabertura em fases das escolas, instituições educacionais, escritórios e aumento do fornecimento de têxteis na Índia por marcas internacionais como parte da estratégia China+1.

O negócio de VSF teve forte desempenho operacional e financeiro impulsionado pela maior demanda e melhor mix de produtos. O negócio de VSF registrou o maior volume total de vendas de todos os tempos com o volume de vendas dentro do país, de volta ao nível antes da pandemia no 2º trimestre do ano fiscal de 2022. A participação dos produtos de valor agregado no mix geral de vendas quase dobrou no interanual para 27%. O volume de vendas de VFY (fibras descontinuadas de viscose) também foi o maior de todos os tempos, com recuperação da demanda impulsionada pela liquidação de estoques na cadeia de valor e menores importações.

Negócios de produtos químicos

Os preços da soda cáustica na Índia se recuperaram das baixas de vários trimestres, com o suporte da recuperação da demanda, do aperto na oferta devido às perdas de produção e do aumento das vendas de exportação impulsionadas por uma melhor realização no exterior. A utilização da capacidade de soda cáustica ficou em 86% no 2º trimestre do ano fiscal de 2022, um aumento consecutivamente. A demanda nacional de soda cáustica foi impulsionada pelo setor têxtil e de celulose e papel.

Os negócios de materiais avançados (resinas epóxi) apresentaram uma melhora significativa no desempenho operacional e financeiro no comparativo anual, impulsionados por uma melhor realização e forte demanda. Espera-se que a demanda por materiais avançados na Índia permaneça forte com uma aceleração no ritmo da atividade de construção, impulso nas energias renováveis e estoque reduzido em todos os segmentos de produtos.

Negócio de tintas

A empresa já adquiriu terras em 5 locais como parte de sua presença em toda a Índia para a fabricação de tintas. Esses locais foram identificados em diferentes regiões, com base na proximidade dos principais centros de consumo de toda a Índia. O processo de Autorização Ambiental também está em andamento para vários locais do projeto. Os contratos de Engenharia Básica e Engenharia Detalhada foram firmados. As obras civis em vários locais devem começar após o recebimento da Autorização Ambiental.

Plano capex

A empresa fez progressos consideráveis em seu cronograma de comissionamento. A expansão de VSF em concessões já existentes em Vilayat (300 TPD) foi comissionada em novembro de 2021, enquanto a segunda linha de 300 TPD estará pronta para comissionamento no 3º trimestre do ano fiscal de 2022, conforme planejado. No negócio de cloro e álcalis, a expansão da soda cáustica de 170 TPD em Rehla (Jharkhand) e a planta de clorometano de 150 TPD em Vilayat (Gujarat) também foram comissionadas no T3AF22. Além disso, as capacidades de soda cáustica em BB Puram (200 TPD) e Vilayat Fase I (200 TPD) serão comissionadas em S2AF22 (segundo semestre do ano fiscal de 2022).

Sustentabilidade

O negócio VSF manteve sua posição nº 1 no relatório Canopy Hot Button de 2021, que classifica os players do setor internacional de viscose em práticas florestais sustentáveis. A Grasim ficou em 7º lugar entre as empresas mais sustentáveis da Índia no 8º Relatório do Índice de Sustentabilidade de 2021 da ET Futurescape. O negócio de VSF (Birla Cellulose) também se juntou à missão Forest Stewardship Council™ de proteger as florestas do mundo assinando o “Fashion Forever Green Pact” e está empenhada em promover MMCFs de fontes certificadas pelo FSC®.

Subsidiária de cimento - UltraTech Cement Limited

A receita consolidada da UltraTech foi de 12.017 crores de rúpias aumento de 16% interanual, o EBITDA de 2.855 crores representa aumento de 1% em relação ao ano anterior e o PAT chegou a 1.314 crores para o T2AF22. O volume de vendas consolidado foi de ~21,64 MTPA, um aumento de 8% no interanual.

O aumento nos custos de energia, matéria-prima e logística levou a uma escalada nos custos de insumos durante o segundo trimestre do ano fiscal de 2022.

O programa de expansão de capacidade de 19,5 MTPA da UltraTech está em andamento. No T2AF22, a empresa comissionou 0,6 MTPA de capacidade em cada uma das instalações, uma em Patliputra (Bihar) e outra em Dankuni (Bengala Ocidental), elevando a capacidade total para 112,5 MTPA.

A UltraTech se comprometeu com a iniciativa RE100 do Climate Group na Climate Week 2021 em Nova York para atender 100% de sua necessidade de eletricidade por meio de fontes renováveis até 2050.

Subsidiária de serviços financeiros - Aditya Birla Capital Limited (ABCL)

A receita consolidada da Aditya Birla Capital Limited (ABCL) cresceu 22% para 5.593 crores de rúpias e o PAT consolidado (após participações minoritárias) cresceu 43% para 377 crores, no interanual. O enfoque da ABCL em ganhar escala, aumentar sua base de varejo e entregar lucratividade consistente, continua a gerar resultados. A estratégia de varejo levou ao crescimento da clientela ativa para ~28 milhões, um crescimento de 42% interanual.

A carteira de empréstimos da empresa financeira não bancária (NBFC) e de financiamento de habitação ficou em 59.060 crores de rúpias no T2AF22. O negócio de NBFC reportou a maior margem financeira líquida (incluindo receitas de comissões) de 6,23%, um aumento de 91 bps interanual, liderado pelo crescimento nos segmentos de varejo e PME e pelos menores custos de financiamento. O ecossistema digital continua a promover um forte impulso de aquisição de clientes, com mais de 1,4 milhões de clientes adquiridos no S1AF22. O ecossistema digital também contribuiu com ~27% do mix de sourcing no trimestre no segmento de varejo.

Na gestão de ativos, os ativos sob gestão individual mensal nacionais aumentaram para 3.00.289 crores de rúpias. (T2AF22), um aumento de 26% em relação ao ano anterior. O lucro antes dos impostos/ativos sob gestão individual aumentou para 30,5 bps no T2AF22 de 27,3 bps no T2AF21.

Nos seguro de vida, o prêmio individual do primeiro ano (FYP)** cresceu 27% no interanual para 553 crores, o prêmio total cresceu 24% no interanual, para 4.921 crores no T2AF22.

No setor de seguro saúde, o prêmio bruto emitido para o 2º trimestre do ano fiscal de 2022 de janeiro aumentou para 396 crores, um aumento de 30% em relação ao ano anterior. Doze dos dezesseis milhões de vidas atendidas pela empresa, são por meio de produtos de tamanho micro e byte.

Sobre a Grasim Industries Ltd.

A Grasim Industries Limited, a principal empresa do Aditya Birla Group, está entre as maiores empresas de capital aberto da Índia. A Grasim está comemorando 75 anos de existência gloriosa. Incorporada em 1947, começou como fabricante de têxteis na Índia. Hoje, a empresa evoluiu para um player diversificado com presença de liderança em muitos setores. É uma produtora líder global em fibras descontínuas de viscose e fios de filamentos de viscose, a maior produtora de cloro-álcali e fios e tecidos de linho da Índia. Por meio de suas subsidiárias, a UltraTech Cement e Aditya Birla Capital, é também a maior produtora de cimento da Índia e uma empresa líder em serviços financeiros diversificados. Na Grasim, há um esforço para criar valor sustentável para mais de 23.500 funcionários, mais de 222.000 acionistas, para a sociedade e os clientes. A empresa reportou uma receita líquida consolidada de 76.398 crores de rúpias e EBITDA de 15.766 crores no ano fiscal de 2021.

GRASIM INDUSTRIES LIMITED

Aditya Birla Centre, 'A’ Wing, 2nd Floor, S. K. Ahire Marg, Worli, Mumbai - 400 030
Escritório registrado: Birlagram, Nagda - 456 331 (M.P.)
Tel: (07366) 246760-66, Fax: (07366) 244114, 246024, CIN: L17124MP1947PLC000410
www.grasim.com & www.adityabirla.com
twitter: www.twitter.com/adityabirlagrp ; Twitter handle: @GrasimInd / @AdityaBirlaGrp

Declaração de Advertência

As declarações contidas neste “Comunicado à Imprensa” que descrevem os objetivos, projeções, estimativas, expectativas ou previsões da Empresa podem ser “declarações prospectivas” de acordo com o significado das leis e regulamentos de valores mobiliários aplicáveis. Os resultados reais podem diferir materialmente daqueles expressos ou implícitos. Fatores importantes que podem fazer a diferença para as operações da empresa incluem condições de oferta de demanda global e indiana, preços de produtos acabados, disponibilidade e preços de matéria-prima, demanda cíclica e preços nos principais mercados da empresa, mudanças nas regulamentações governamentais, regimes tributários, desenvolvimentos econômicos na Índia e os países nos quais a Empresa conduz seus negócios e outros fatores, como litígios e negociações trabalhistas. A Empresa não assume qualquer responsabilidade de emendar, modificar ou revisar publicamente qualquer declaração de previsão, com base em qualquer desenvolvimento subsequente, informações ou eventos, ou de outra maneira.