A Hindalco reporta os resultados do quarto trimestre e do ano financeiro de 2016 (independentes e consolidados)

28 maio, 2016

Clique aqui para visualizar os resultados

Clique aqui para visualizar a apresentação

Alumínio - crescimento acentuado da produção e ganhos eficientes; o aumento dos projetos greenfield e os custos de entrada mais baixos ajudaram a apresentar resultados robustos apesar de graves turbulências macroeconômicas.
Cobre - desempenho resistente durante uma época desafiante

Destaques ano financeiro 2016:

• O volume de negócios consolidado ultrapassou novamente 100 000 milhões de rupias ~15 milhares de milhões de dólares norte-americanos, apesar da queda acentuada nas realizações; PBIDTA consolidado de 9935 milhões de rupias ~1,5 milhares de milhões de dólares norte-americanos.
  • A maior produção de sempre de alumínio e alumina, com 1,1 milhões de toneladas e 2,7 milhões de toneladas, respetivamente. Todos os três projetos Greenfield, aumentaram para as capacidades concebidas.
  • O negócio do cobre voltou a apresentar outro desempenho robusto.
  • A Novelis registrou o maior envio de todos os tempos, com 3,1 milhões de toneladas. O setor automóvel lidera o crescimento.

Destaques do quarto trimestre:

• A produção de alumínio aumentou, em termos homólogos, 27% para 307 KT, foram atingidas eficiências em termos de custos significativas, suportadas pelos custos de entrada, com declínio nos preços derivativos do carvão e crude.
  • Crescimento forte em Produtos de Valor Acrescentado de alumínio (FRP e Extrusões) - cresceu 28% m termos homólogos, a Produção de Varetas de Arame cresceu 69% em termos homólogos, refletindo um foco forte no setor energético
  • O cobre demonstrou um desempenho constante, mesmo quando as receitas diminuíram acentuadamente, com uma queda de 20% no LME.

Destaques financeiros

Independentes Consolidados
(em milhões de rupias) T4AF16 T4AF15 T3AF16 AF16 AF15 AF16 AF15
Receita das Operações 8,668 9,372 8,150 34,318 34,525 1,00,054 1,04,281
Outros rendimentos 204 230 250 1,066 882 1,211 1,105
Lucro Antes dos Juros, Imposto e Depreciação (PBITDA) 1,371 1,078 922 4,384 4,299 9,935 10,049
Depreciação 341 238 308 1,277 837 4,196 3,591
Custos financeiros 575 466 582 2,375 1,637 5,047 4,178
Lucro antes de rubricas excepcionais e impostos 455 374 31 733 1,825 692 2,280
Rubricas excepcionais -   146 -   -   578 171 1,940
Lucro antes de impostos 455 227 31 733 1,247 521 340
Despesas com impostos 98 68 (9) 125 322 515 256
Lucro/(Perda) para o período das Operações em Continuação 356 160 40 607 925 7 84
Lucro/(Perda) para o período das Operações Descontinuadas - - -     (156)
Quota no Lucro/ (Perda) dos Associados (Líquida) - - -     175 175
Juros Minoritários em Lucro/ (Perda) (Líquido) - - -     (238) (596)
Lucro líquido 356 160 40 607 925 263 854
EPS básico - rupias 1.73 0.77 0.20 2.94 4.48 1.28 4.14

A Hindalco Industries Limited, a companhia principal do Aditya Birla Group, anunciou hoje os seus resultados auditados independentes, bem como consolidados, para o ano findo a 31 de março de 2016.

Resultados independentes trimestrais:

As receitas para o trimestre foram mais baixas em 8% em relação ao trimestre correspondente do ano fiscal anterior, apesar de um declínio acentuado nas realizações de alumínio e cobre. Os preços LME médios (USD) para alumínio e cobre foram mais baixos em 16% e 20%, respetivamente, em comparação com o ano anterior. No negócio do alumínio, o impacto foi muito mais grave devido a uma queda acentuada no premium do mercado local, que diminuiu em cerca de 75%; bem como um pico acentuado nas importações de alumínio no país.

Contudo, um aumento acentuado nos volumes de alumínio no seguimento do aumento da produção e a nossa confiança na adição de valor em todos os negócios compensou parcialmente o impacto da queda acentuada nas realizações. A rupia mais fraca também permitiu compensar parcialmente o impacto da queda nas realizações. O custo mais baixo das matérias-primas, especialmente entradas energéticas, foi um grande alívio durante o trimestre.

O Lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização (PBIDTA) em termos homólogos é de 1371 milhões de rupias, subindo 27%. Isto reflete um desempenho operacional robusto perante turbulências macroeconômicas graves.

A depreciação e o custo financeiros foram mais elevados 30%, dada a capitalização progressiva de projetos Greenfield. Esses custos foram mais elevados em 212 milhões de rupias em comparação com 704 milhões de rupias no T4 AF15. Apesar dos custos dos juros e depreciação mais elevados, o PBT para o trimestre (antes de rubricas excecionais), de 455 milhões de rupias, foi 22% mais elevado do que o do trimestre correspondente do ano anterior, devido a fortes ganhos operacionais. O lucro líquido para o T4 AF16, de 356 milhões de rupias, foi 123% mais elevado face a face com o T4 AF15, tendo o último sofrido o impacto de certos eventos únicos (146 milhões de rupias).

Sequencialmente, em comparação com T3AF16, as receitas de operações foram mais elevadas 6%, especialmente devido aos volumes mais elevados e ao mix de produtos melhorado. Realizações de alumínio mais elevadas por conta de um LME marginalmente melhor e uma rupia mais fraca também contribuíram para este aumento.

O PBITDA reportado foi mais elevado em 49% em comparação com o T3 AF16, enquanto o lucro líquido escalou para 356 milhões de rupias, em comparação com 40 milhões de rupias no T3 AF16. Esta melhoria se deveu principalmente aos volumes mais elevados, auxiliados pelas realizações melhoradas. As pressões dos custos diminuíram significativamente devido a custos energéticos mais baixos, especialmente no carvão, nos permitindo apresentar um desempenho forte. A estabilização progressiva de novas centrais contribuiu para melhores eficiências e, por conseguinte, para uma melhoria no desempenho.

Resultados independentes anuais:

Para o ano findo a 31 de março de 2016, a receita da companhia, de 34 318 milhões de rupias, foi, no geral, estável ao nível do AF15, não obstante a queda acentuada nas realizações de alumínio e cobre. A queda acentuada nas receitas de cobre foi compensada pelo aumento das receitas dos negócios de alumínio. As receitas mais elevadas de alumínio foram atingidas, principalmente, com base nos volumes mais elevados e mix de produtos melhorado, apesar do forte declínio nas realizações.

O Lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização (PBIDTA) para o ano foi marginalmente mais elevado em 2%. Isto reflete um desempenho operacional robusto em um ano cheio de desafios, quando as realizações médias foram muito menores. O PBIDTA também foi aumentado por outros rendimentos mais elevados.

Como previsto, a depreciação e custos financeiros aumentaram 1178 milhões de rupias em relação ao AF15, no seguimento da capitalização progressiva dos projetos. O PBT durante o AF16 (antes de rubricas excecionais) foi mais baixo em 60%, em 733 milhões de rupias. O lucro líquido para o ano, em 607 milhões de rupias, foi mais baixo 34%, em comparação com o do AF15.

Resultados independentes por segmento

(em milhões de rupias) T4AF16 T4AF15 T3AF16 AF16 AF15
Segmento do alumínio
Vendas líquidas 4,738 4,142 4,248 17,125 14,105
Lucros antes de juros e impostos (EBIT) 517 306 81 880 1,349

Segmento do cobre
Vendas líquidas 3,932 5,238 3,905 17,209 20,451
Lucros antes de juros e impostos (EBIT) 377 390 348 1,419 1,516

Negócio do alumínio

Durante o AF 16, nosso principal foco foi o incremento dos projetos Greenfield até às suas capacidades designadas e a estabilização dessas operações. Este objetivo foi atingido durante o ano e todas as centrais estão agora funcionando de acordo com suas capacidades designadas.

Durante o trimestre, a produção de alumina (incluindo a refinaria de Utkal), com 703 KT (quilo toneladas), foi 11% mais elevada, em comparação com o T4 AF 15. A produção de metal de alumínio ficou em 307 KT e subiu 27% em termos homólogos. Uma produção mais elevada, eficiências melhoradas no seguimento da estabilização da maioria das operações suportadas por custos de entrada resultaram em um EBIT de 517 milhões de rupias: um aumento de 69% em relação ao trimestre correspondente do ano anterior.

Para o ano, a produção de alumina (incluindo a refinaria de Utkal) foi de 2,7 milhões de toneladas, um aumento de 19% em relação ao AF 15. A produção de alumínio para o ano atingiu um valor recorde. Ultrapassou a marca do 1 milhão de toneladas pela primeira vez, atingindo 1,13 milhões de toneladas, um aumento de 36%, ou quase 300 KT, em relação ao produzido durante o ano financeiro anterior. Apesar dos volumes mais elevados, o EBIT do segmento do alumínio decresceu devido à depreciação mais elevada, no seguimento da capitalização progressiva dos projetos. Os resultados financeiros independentes não incluem o desempenho financeiro da central de Utkal.

Negócio do cobre

O segmento do cobre continuou a ter um desempenho sólido, mesmo com o decréscimo da produção. A produção de cátodos homóloga para o T4 AF16, em 93 KT, foi mais baixa 7%, enquanto a produção de fertilizantes (DAP) diminuiu 36%, para 69 KT. O declínio na produção de cátodos de cobre se deveu a determinadas questões relacionadas com a operação em uma das fundições. Estas questões estão sendo endereçadas através de um encerramento de manutenção planejado. Contudo, em termos homólogos, o EBIT do segmento do cobre só foi marginalmente mais baixo, em 377 milhões de rupias.

Apesar de a produção de cobre para o ano ter sido estável, com 388 KT, a produção de fertilizantes cresceu 8%. Nosso investimento continuado na adição de valor levou a uma produção mais elevada de varas de molde contínuo (CC). A produção de varas CC foi mais alta 5%. Apesar de todas estas iniciativas para maximização do valor, o EBIT foi 6% mais baixo, em comparação com o atingido no AF15. Isto se deveu principalmente à abolição de determinados esquemas de incentivo às exportações durante o ano e à condições de mercado desafiantes.

Resultados consolidados

A receita consolidada, bem como o lucro antes da depreciação, juros e impostos diminuiu 4% e 1% respetivamente, em comparação com os números correspondentes do último ano. O lucro líquido foi mais baixo, em 263 milhões de rupias, uma queda atribuída a condições macroeconômicas adversas, custos dos juros mais elevados e à depreciação.

Novelis Inc. (Uma subsidiária totalmente detida)

As receitas diminuíram 11% para 9,9 milhares de milhões de dólares norte-americanos no AF 16, sendo que as remessas mais elevadas foram mais do que compensadas por uma diminuição de 16% nos preços base médios do alumínio e uma diminuição de 58% nos premiums do mercado local. Para o ano financeiro de 2016, a companhia reportou uma perda líquida de 38 milhões de dólares norte-americanos. Excluindo rubricas especiais afetas a impostos, o rendimento líquido foi de 131 milhões de dólares norte-americanos para o ano inteiro.

O declínio rápido nos premiums do mercado local ao longo dos primeiros meses do AF 2016 resultou em 172 milhões de dólares norte-americanos em arrasto negativo no preço do metal para o ano inteiro, sendo o principal responsável pela diminuição de 125% no EBITDA ajustado para 791 milhões de dólares norte-americanos no AF 2016. Excluindo o impacto do arrasto no preço do metal em ambos os anos, o EBITDA ajustado foi de 963 milhões de dólares norte-americanos no AF 2016, subindo 7% em comparação com 896 milhões de dólares norte-americanos no AF 2015.

A companhia mais do que duplicou seu fluxo de caixa livre em comparação com o ano anterior, gerando 160 milhões de dólares norte-americanos no AF 2016, depois de ter investido 370 milhões de dólares norte-americanos em despesas de capital. A partir de 31 de março de 2016, a companhia reportou uma liquidez forte de 1,2 milhares de milhão de dólares norte-americanos.

UAIL (Uma subsidiária totalmente detida)

A refinaria de alumina na UAIL produziu 1,4 milhões de toneladas de alumina no AF16, em comparação com 1 milhão de toneladas no AF15. Destas, 130 KT de alumina foram exportados, tendo o saldo sido fornecido para as fundições na Hindalco. O custo da produção de alumina na UAIL é comparável ao custo da produção de referência a nível mundial.

A UAIL reportou um EBITDA de 714 milhões de rupias. As suas perdas líquidas se ficaram em 93 milhões de rupias, depois de um débito de juros de 518 milhões de rupias e depreciação de 289 milhões de rupias.

Aditya Birla Minerals Limited (uma subsidiária a 51%)

Em outubro de 2015, a ABML completou a venda da Mount Gordon Assets à Lighthouse Mineral Holdings.
Em abril de 2016, a companhia expressou a sua intenção de aceitar, mediante aprovação da RBI, a oferta revisada da Metals X, uma companhia listada na ASX para o takeover fora do mercado da ABML. A oferta é composta por 1 ação da Metals X por cada 4,5 ações da ABML e 0,08 dólares norte-americanos em numerário por cada ação ABML, estando em um premium de 32% com base nos preços cotados negociados no dia da oferta.

Dividendo

O Conselho de Administração da companhia recomendou um dividendo de 1 rupia por ação agregando a 249 milhões de rupias (incluindo o imposto de distribuição de dividendos de 42 milhões de rupias) para o ano findo a 31 de março de 2016.

A companhia apresentou um desempenho operacional robusto em condições macroeconômicas adversas. O desempenho operacional também foi suportado pela deflação nos preços da energia. Apesar de as turbulências macroeconômicas persistirem, as macros globais incertas constituem vários desafios. Entretanto, a companhia continua com o seu foco sem tréguas na excelência operacional, adição de valor acrescentado e conservação de numerário para superar estas circunstâncias.

Declarações na nota à imprensa descrevendo os objetivos, projeções, estimativas, expectativas ou previsões da companhia podem ser afirmações futuras dentro do significado dos títulos e normas de títulos aplicáveis. Os resultados atuais podem diferir materialmente dos expressos ou implicados. Existem fatores importantes que podem fazer uma diferença nas operações da companhia e que incluem as condições de fornecimento de procura indianas e globais, os preços dos produtos acabados, a disponibilidade e preço das matérias-primas, os preços e procura cíclicos nos principais mercados da companhia, a;lterações nas regulamentações governamentais, regimes fiscais, desenvolvimentos econômicos na Índia e nos países com os quais a companhia negoceia, bem como outros fatores tais como litígios e negociações laborais. A companhia não assume qualquer responsabilidade para emendar, modificar ou rever publicamente qualquer declaração com base no futuro, com base em qualquer desenvolvimento, informações ou eventos subsequentes, ou em caso contrário.