Hindalco reporta resultados consolidados do 2º trimestre do ano fiscal de 2022

12 novembro, 2021

A estratégia de portfólio apoiada por operações estáveis e macros fortes gera outro desempenho record

O lucro líquido atingiu o ponto mais alto de 3.417 crores de rúpias, um aumento de 8,8x

Principais destaques do 3º trimestre do ano fiscal de 2021

• EBITDA consolidado recorde de todos os tempos em 8.048 crores de rúpias, um aumento de 56% no período e 19% no trimestre
  • PAT consolidado recorde de todos os tempos de 3.417 crores de rúpias, aumento de 783% no comparativo interanual e 23% no trimestre
  • EBITDA ajustado trimestral da Novelis em US$ 553* milhões, um aumento de 22% em relação ao ano anterior
  • EBITDA ajustado trimestral da Novelis por tonelada em US$ 571*, aumento de 16% no comparativo anual
  • Lucro líquido da Novelis com as operações contínuas de US$ 239* milhões, um aumento de 66% em relação ao ano anterior
  • O EBITDA trimestral de negócios da Índia, de todos os tempos, foi de 3.715 crores de rúpias, um aumento de 152 por cento em relação ao ano anterior; aumento 48% trimestre a trimestre.
  • O recorde de EBITDA trimestral da Índia foi de 3.247 crores de rúpias, alta de 173% no comparativo interanual e 38% no trimestre; margem de EBITDA de 42%, a maior em mais de uma década
  • PAT trimestral recorde de negócios da Índia em 1.815 crores de rúpias, um aumento de 455% em relação ao ano anterior; aumento de 75% em sequência
  • A dívida líquida consolidada sobre o EBITDA melhorou ainda mais para 1,93 x no dia 30 de setembro de 2021 versus 2,59 x em 31 de março de 2021
  • Hindalco adquire 100% da participação acionária da Polycab na Ryker Base Pvt Ltd. para aumentar seu portfólio de valor agregado de cobre

*De acordo com o US GAAP

Mumbai: A Hindalco Industries Limited, o carro-chefe de metais do Aditya Birla Group, reportou seu maior lucro líquido no 2º trimestre do ano fiscal de 2022, superando todos os desempenhos trimestrais anteriores. O PAT (lucro antes dos impostos) consolidado da empresa aumentou 783% para 3.417 crores de rúpias, um aumento de quase nove vezes em relação ao ano anterior.

Os resultados foram impulsionados por um desempenho excepcional da Novelis e da India Business, apoiada por macros favoráveis, mix estratégico de produtos, volumes mais altos e estabilidade nas operações. A Novelis continuou a reportar um alto EBITDA trimestral, como resultado de um aumento na demanda por produtos de alumínio inovadores e sustentáveis, alto conteúdo reciclado e um excelente desempenho operacional, apesar dos desafios no segmento automotivo devido à escassez global de chips semicondutores impactando o setor automotivo.

Tabela: Destaques financeiros consolidados para o trimestre encerrado no dia 30 de setembro de 2021

(crores de rúpias)
Particulares T2 AF21 T1 AF22 T2 AF22 S1 AF21 S1 AF22
Receita advindas das operações 31,237 41,398 47,665 56,520 89,023
Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA)
Novelis* 3,392 4,090 4,100 5,311 8,190
Alumínio 1,188 2,352 3,247 2,161 5,599
Cobre 242 261 352 307 613
Todos os outros segmentos 6 (6) 3 7 (3)
EBITDA dos negócios 4,828 6,697 7,702 7,786 14,399
Receita/(despesa) não alocável - (Líquida) e ajustes dos GAAP 343 93 346 (256) 439
EBITDA 5,171 6,790 8,048 7,530 14,838
Custos financeiros 982 820 1,291 1,974 2,111
PBDT 4,189 5,970 6,757 5,556 12,727
Depreciação e amortização (incluindo deterioração) 1,838 1,649 1,735 3389 3,384
Participação nos lucros/(perdas) nos investimentos patrimoniais (líquidos de impostos) - 2 - 3 2
PBT antes de itens excepcionais e impostos 2,351 4,323 5,002 2,170 9,345
Renda/(despesas) excepcional (líquida) 71 230 20 (248) 250
Lucro antes dos impostos (após item excepcional) 2,422 4,553 5,042 1,822 9,595
Impostos 637 1,299 1,615 606 2,914
Lucro/(perda) das operações contínuas 1,785 3,254 3,427 1,216 6,681
Lucro/(perda) das operações descontinuadas (1.398) (467) (10) (1.538) (477)
Lucro/(perda) após impostos 387 2,787 3,417 (322) 6,204
EP S (₹/ação) 1.7 12.5 15.4 (1,4) 27.9
*De acordo com o US GAAP

#A renda/(despesas) excepcional para o T1AF22, excluiu 346 crores (custo líquido de litígio de 9 crores) que representa a parte principal da receita de crédito fiscal relacionada ao PIS e COFINS, uma vez que está incluída no resultado do segmento da Novelis.

Comentando os resultados, o sr. Satish Pai, diretor administrativo da Hindalco Industries, disse: “Nosso desempenho recorde neste trimestre é uma afirmação de nosso modelo de negócios totalmente integrado, que impulsiona nosso desempenho nos mercados upstream e downstream. A Hindalco reportou desempenhos de destaque em todos os segmentos de negócios: A Indian Aluminum Business estabeleceu um recorde da indústria quase global ao atingir uma margem EBITDA de 42%. O negócio de cobre apresentou as maiores vendas de todos os tempos no no 2º trimestre, com ambas as fundições operando de maneira ideal para atender à robusta demanda do mercado. A Novelis mais uma vez atingiu um EBITDA recorde por tonelada, impulsionado por volumes mais altos e preços de metal favoráveis.

Nossa estratégia de portfólio rico em produtos continua a entregar resultados em diversos cenários de mercado. Isso nos incentiva a continuar construindo a base de ativos downstream e expandir nossa presença no mercado. A recente aquisição da unidade de haste de cobre da Ryker está de acordo com nossos planos de capex downstream anunciados no início deste ano. Também continuamos a impulsionar nossa agenda e metas de ESG (governança ambiental, social e corporativa) para cumprir nossa visão de sustentabilidade sobre neutralidade da rede, positividade da água, descarga zero e muito mais.”

Desempenho do segmento de negócios no 2º trimestre do ano fiscal de 2022 (versus 2º trimestre do ano fiscal de 2021)

Novelis

A Novelis registrou EBITDA ajustado trimestral de US$ 553 milhões (versus US$ 455 milhões), um aumento de 22% interanual devido a maiores volumes, mix de produtos favorável e vantagens nos metais. A Novelis alcançou um EBITDA ajustado por tonelada de US$ 571 no segundo trimestre do ano fiscal de 2022, em comparação com US$ 493 no ano anterior, um aumento de 16% no comparativo anual.

O lucro líquido da Novelis (excluindo itens especiais com impostos) foi de US$ 244 milhões, um aumento de 54% em relação ao ano anterior, impulsionado por um EBITDA ajustado mais alto. A receita foi de US$ 4,1 bilhões (versus US$ 3,0 bilhões), um aumento de 38% interanual, devido a maiores remessas, preços globais de alumínio e prêmios de mercado. As remessas totais de produtos laminados planos (FRPs) ficaram em 968 Kt (versus 923 Kt), um aumento de 5 por cento no comparativo anual, com forte demanda nos mercados de produtos finais, especialmente embalagens de bebidas e produtos especiais, parcialmente compensados por contínuos ventos contrários na indústria automotiva levando em conta a escassez de chips semicondutores.

Aluminium India

O EBITDA atingiu um pico histórico de 3.247 crores no 2º trimestre do ano fiscal de 2022, em comparação com 1.188 crores no 2º trimestre do ano fiscal de 2021, um aumento de 173% no comparativo anual, principalmente devido a macros favoráveis, melhor mix de produtos, volumes mais elevados e melhores eficiências operacionais. As margens de EBITDA atingiram o pico de 42% de mais de uma década e continuam entre as melhores do setor. A receita foi de 7.812 crores de rúpias no segundo trimestre do ano fiscal de 2022 contra 4.796 crores no período do ano anterior. O Aluminium India Business registrou uma produção de metal de 322 Kt contra 307 Kt no trimestre correspondente. As vendas de alumínio metálico aumentaram 12% no comparativo anual, para 338 Kt, contra 303 Kt no ano anterior. Os volumes de vendas de produtos de valor agregado (VAP) de alumínio (excluindo fio-máquina) foram de 86 Kt (vs 63 Kt), um aumento de 36% interanual, impulsionado por uma forte recuperação no mercado doméstico. As vendas de VAP, como porcentagem das vendas totais de metal, foram de 25% neste trimestre contra 21% no mesmo trimestre do ano passado, alinhadas com a recuperação do mercado.

Cobre

Ambas as fundições funcionaram perfeitamente durante o trimestre das monções. A produção de cátodo de cobre foi de 100 Kt no 2º trimestre do ano fiscal de 2022 (vs 73 Kt no 2º trimestre do ano fiscal de 2021), uma alta de 38% no comparativo anual. Enquanto as vendas gerais de cobre estavam em 110 Kt (versus 75 Kt no 2º trimestre do ano fiscal de 2021), as vendas da haste de cobre de fundição contínua (CCR) no 2º trimestre do ano fiscal de 2021 subiram 10% em relação ao ano anterior, a 70 Kt (versus 64 Kt no 2º trimestre do ano fiscal de 2021), impulsionadas pela recuperação do mercado. O EBITDA para o negócio ficou em 352 crores de rúpias em comparação com 242 crores no 2º trimestre do ano fiscal de 2021, um aumento de 45% no comparativo anual devido a volumes mais elevados, melhores eficiências operacionais e melhores realizações de subprodutos. A receita do negócio de cobre foi de 9,587 crores neste trimestre, um aumento de 101% interanual, principalmente devido aos preços globais mais elevados do cobre.

Desempenho consolidado

A Hindalco relatou outro desempenho financeiro trimestral recorde no 2º trimestre do ano fiscal de 2022, com EBITDA de 8,048 crores (versus 5,171 crores), um aumento de 56% em relação ao ano anterior. Os resultados recordes foram impulsionados por um excelente desempenho da Novelis, bem como da India Business, apoiados por uma recuperação acentuada em todos os mercados relevantes, macros aprimoradas e volumes mais altos. A receita consolidada para o segundo trimestre foi de 47.665 crores (vs 31.237 crores), um aumento de 53% em relação ao ano anterior. O PAT consolidado no 2º trimestre do ano fiscal de 2022 aumentou para 3.417 crores em comparação a 387 crores no 2º trimestre do ano fiscal de 2021, um salto de 783% em relação ao ano anterior. A dívida líquida consolidada sobre o EBITDA melhorou ainda mais para 1,93 x no dia 30 de setembro de 2021 versus 2,59 x em 31 de março de 2021

Atualizações dos negócios e reconhecimento

• O trabalho de integração da Aleris continua com sinergias de custos de combinação de taxa de execução de quase US$ 100 milhões alcançadas até o final do segundo trimestre do ano fiscal de 2022.
  • Como parte da integração, o projeto de expansão em Zhenjiang, na China, deve começar no início de 2022 com investimentos de US$ 375 milhões em 3 anos. Isso inclui um novo laminador a frio, uma casa de fundição automotiva, recursos de reciclagem, atualização do laminador a quente, etc.
  • As fábricas de acabamento automotivo de Guthrie, Kentucky nos Estados Unidos e em Changzhou, China, iniciaram a produção elevando a capacidade total da linha de acabamento automotivo para mais de 1 milhão de toneladas.
  • A expansão das instalações de reciclagem, fundição e laminação da Novelis em Pinda, Brasil, começou a produção e está crescendo rapidamente.
  • A Novelis refinanciou com sucesso US$ 1,5 bilhão de notas bancárias sem garantia (US$ 750 milhões cada com um cupom de 3,250% e 3,875%) com vencimento em 2026 e 2031, com uma economia de juros anualizada de US$ 35 milhões.
  • A Novelis anunciou um investimento de US$ 130 milhões para atualizações de planta na Oswego, EUA resultando em uma capacidade adicional de laminação a quente de 124Kt e capacidades aprimoradas de acabamento para chapas automotivas.
  • O projeto de expansão de 500 Kt da Utkal Alumina iniciou a produção comercial no segundo trimestre do ano fiscal de 2022 e já atingiu a capacidade nominal, elevando sua capacidade total para 2,1 milhões de toneladas por ano.
  • A Hindalco assinou um acordo definitivo com a Polycab para adquirir sua participação acionária de 100 por cento na Ryker Base Pvt. Ltd., que possui uma instalação de fabricação de fio-máquina de cobre fundido e laminado de 225 Kt.

Sobre a Hindalco Industries Limited

A Hindalco Industries Limited é a principal empresa de metais do Aditya Birla Group. Uma potência dos metais no valor de $ 18 bilhões, a Hindalco é a maior empresa de alumínio do mundo em receita e um importante player no segmento de cobre. É também uma das maiores produtoras de alumínio primário da Ásia.

Guiada por seu propósito de construir um mundo mais verde, mais forte e mais inteligente, a Hindalco oferece soluções inovadoras para um planeta sustentável. Sua subsidiária Novelis Inc. é a maior produtora mundial de latas de alumínio para bebidas e a maior recicladora de latas de bebidas usadas (UBCs).

A instalação de cobre da Hindalco na Índia compreende uma fundição de cobre de classe mundial, instalações de downstream e um cais cativo. A fundição de cobre está entre as maiores fundições personalizadas do mundo em um único local. A pegada global da Hindalco abrange 48 unidades de manufatura em 10 países.

Escritório registrado:
Ahura Centre,
1st Floor, B Wing,
Mahakali Caves Road Andheri (East),
Mumbai 400 093

Site: www.hindalco.com; E mail: hindalco@adityabirla.com;
Identidade Corporativa nº L27020MH1958PLC011238

Isenção de responsabilidade: As declarações contidas neste “Comunicado à Imprensa” que descrevem os objetivos, projeções, estimativas, expectativas ou previsões da empresa podem ser “declarações prospectivas” de acordo com o significado das leis e regulamentos de valores mobiliários aplicáveis. Os resultados reais podem diferir materialmente daqueles expressos ou implícitos. Fatores importantes que podem fazer a diferença para as operações da empresa incluem condições de oferta de demanda global e indiana, preços de produtos acabados, disponibilidade e preços de matéria-prima, demanda cíclica e preços nos principais mercados da empresa, mudanças nas regulamentações governamentais, regimes tributários, desenvolvimentos econômicos na Índia e os países nos quais a empresa conduz seus negócios e outros fatores, como litígios e negociações trabalhistas. A empresa não assume qualquer responsabilidade de emendar, modificar ou revisar publicamente qualquer declaração de previsão, com base em qualquer desenvolvimento subsequente, informações ou eventos, ou de outra maneira.