Hindalco divulga resultados do segundo trimestre do AF23

11 novembro, 2022

Desempenho resiliente apesar de ventos contrários significativos

Principais destaques do 2º trimestre de 2023 (vs 2º trimestre de 2022)

• Receita consolidada em 56.176 milhões de rupias, um aumento de 18 por cento A/A
  • PAT consolidado trimestral em Rs.2.205 crore, queda de 35% A/A
  • EBITDA consolidado trimestral em Rs.5.743 crore, queda de 29% A/A
  • EBITDA por tonelada da Novelis mantido em mais de US$ 500, apesar dos ventos contrários desafiadores
  • EBITDA Upstream de Alumínio em Rs.1.347 crore com margens EBITDA em 16,4 por cento
  • EBITDA Downstream de alumínio em Rs.200 crore, um aumento de 163 por cento A/A; EBITDA por tonelada em US$ 264, alta de 120% A/A
  • EBITDA trimestral de cobre em Rs.544 crore, alta de 55% A/A; Vendas de hastes de cobre mais altas de todos os tempos em 85 Kt, um aumento de 20% em relação ao ano anterior
  • Dívida Líquida Consolidada sobre EBITDA em 1,47x em 30 de setembro de 2022 vs 1,93x em 30 de setembro de 2021
  • A Hindalco foi reconhecida como a Empresa de Alumínio Mais Sustentável do Mundo pelo terceiro ano consecutivo no ranking S&P Dow Jones Sustainability Indices (DJSI) Corporate Sustainability Assessment (CSA).

*De acordo com o US GAAP

Mumbai: Hindalco Industries Limited, o carro-chefe de metais do Aditya Birla Group, reportou receita consolidada de Rs.56.176 crore no segundo trimestre de 2023, um aumento de 18% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado por volumes mais altos e melhores realizações. A empresa manteve um forte desempenho operacional em todos os negócios. Copper Business e Aluminium Downstream registraram crescimento ano a ano no EBITDA de 55% e 163%, respectivamente, impulsionado por melhores preços e recuperação da demanda doméstica.

A Novelis apresentou um segundo trimestre sólido, apesar dos ventos contrários desafiadores, com receita de US$ 4,8 bilhões no segundo trimestre do ano fiscal de 2023, um aumento de 17% em relação ao ano anterior, devido à recuperação da demanda dos segmentos automotivo e aeroespacial, preços mais altos e mix de produtos favorável. A Novelis continuou a reportar um EBITDA trimestral de mais de US$ 500 milhões (US$ 506 milhões no segundo trimestre de 2023, queda de 8% em relação ao ano anterior).

O Lucro Líquido Consolidado da Hindalco para o segundo trimestre foi de Rs.2.205 crore, uma redução de 35% A/A, principalmente devido a custos elevados de insumos e impactos inflacionários.

Destaques financeiros consolidados do trimestre e semestre findos em 30 de setembro de 2022

(crores de rúpias)
Particulares T2 AF22 T1 AF 23 T2 AF23 S1 AF22 S1 AF23
Receita advindas das operações 47,665 58,018 56,176 89,023 1,14,194
Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA)
Novelis* 4,100 4,334 4,047 8,190 8,381
Alumínio a montante 3,128 3,272 1,347 5,445 4,619
Alumínio a jusante 76 158 200 115 358
Cobre 352 565 544 613 1,109
EBITDA do segmento de negócios 7,656 8,329 6,138 14,363 14,467
  Inter Segmento (Lucro)/Eliminação de Perdas (Líquido) (52) (66) 437 (135) 371
  Receita/(despesa) não alocável - (Líquida) e ajustes dos GAAP 441 377 (832) 607 (455)
EBITDA 8,045 8,640 5,743 14,835 14,383
Custos financeiros 1,291 847 879 2,111 1,726
PBDT 6,754 7,793 4,864 12,724 12,657
Depreciação e amortização (incluindo deterioração) 1,732 1,749 1,766 3,381 3,515
Participação nos lucros/(perdas) nos investimentos patrimoniais (líquidos de impostos) - 3 2 2 5
Lucro antes de Itens Excecionais e Impostos 5,022 6,047 3,100 9,345 9,147
Receitas Excepcionais/ (Despesas) (Líquidas)# 20 41 - 250 41
Lucro antes dos impostos (após item excepcional) 5,042 6,088 3,100 9,595 9,188
Impostos 1,615 1,969 895 2,914 2,864
Lucro/(perda) das operações contínuas 3,427 4,119 2,205 6,681 6,324
Lucro/(perda) das operações descontinuadas (10) - - (477) -
Lucro/(perda) após impostos 3,417 4,119 2,205 6,204 6,324
EPS (Rs./Ação) 15.4 18.5 9.9 27.9 28.4
*De acordo com o US GAAP

Comentando os resultados, Satish Pai, Diretor Administrativo da Hindalco Industries, afirmou:

“Ao longo dos anos, a Hindalco fez a transição para um modelo de negócios resiliente e integrado que suporta nosso desempenho e lucratividade mesmo quando os tempos são desafiadores. Apesar de um aumento nos custos de insumos, a empresa produziu os maiores volumes de alumínio metálico de todos os tempos.

Embora o EBITDA do negócio de alumínio a montante tenha sido impactado devido aos elevados custos de matéria-prima e energia, nosso negócio de downstream de alumínio teve um bom desempenho com o EBITDA mais que dobrando em relação ao ano anterior devido a melhores preços e demanda do mercado. O negócio de cobre teve um desempenho superior, reportando suas maiores vendas de hastes de metal e cobre de todos os tempos. A Novelis entregou outro trimestre sólido com embarques mais altos impulsionados por uma recuperação nos segmentos automotivo e aeroespacial e melhores preços. A empresa manteve um balanço sólido e fluxos de caixa robustos com uma relação dívida líquida consolidada sobre EBITDA abaixo de 2 vezes.

O reconhecimento da Hindalco como a empresa de alumínio mais sustentável do mundo – pelo terceiro ano consecutivo – pelo S&P Dow Jones Sustainability Indices é uma afirmação de nossa resiliência e nossa abordagem de negócios pronta para o futuro.”

Avançando de forma sustentável

Desde 2020, a Hindalco é continuamente classificada no topo do setor de alumínio por seu desempenho liderado pela sustentabilidade. A listagem do DJSI leva em consideração as melhorias contínuas da Hindalco no espaço de descarbonização, zero resíduos em aterros, zero descarga de líquidos, impacto no ciclo de vida, biodiversidade, etc., juntamente com o foco da empresa na elevação da comunidade, desenvolvimento do capital humano e segurança. A pontuação total da Hindalco em 2022 foi de 83 pontos percentuais, acima dos 73 em 2021. O Dow Jones Sustainability Indices é o fornecedor líder mundial de classificações que avaliam empresas de capital aberto em relação a critérios ambientais, sociais e de governança (ESG), com um forte foco no valor para o acionista de longo prazo.

Resultados consolidados

A receita consolidada do segundo trimestre foi de Rs.56.176 crore (vs. Rs.47.665 crore), um aumento de 18% em relação ao ano anterior devido a melhores realizações e eficiências operacionais.

A Hindalco reportou um EBITDA de INR 5.743 crore (vs. INR 8.045 crore) no segundo trimestre de 2023, uma queda de 29% A/A, impactado pelo aumento dos custos de insumos e macros desfavoráveis, parcialmente compensados pelo melhor desempenho operacional dos negócios de cobre e downstream.

A PAT consolidada no segundo trimestre do ano fiscal de 2023 foi de 2.205 milhões de rupias em comparação com 3.417 milhões de rupias no segundo trimestre de 2022, um declínio de 35% em relação ao ano anterior. A Dívida Líquida consolidada sobre o EBITDA permaneceu forte em 1,47x em 30 de setembro de 2022 em comparação com 1,93x em 30 de setembro de 2021.

Desempenho do segmento de negócios no 2º trimestre de 2023 (vs 2º trimestre de 2022)

A Novelis

O total de embarques de produtos laminados planos (FRPs) foi de 984 Kt no segundo trimestre de 2023 contra 968 Kt no segundo trimestre de 2022, um aumento de 2% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado pela recuperação nos embarques automotivos e aeroespaciais.
A receita da Novelis no segundo trimestre de 2023 de US$ 4,8 bilhões (vs US$ 4,1 bilhões), um aumento de 17% em relação ao mesmo período do ano anterior, sustentado por volumes mais altos, preços de produtos mais altos, mix favorável e preços médios de alumínio mais altos.

A Novelis continuou a reportar um EBITDA de mais de US$ 500 milhões (US$ 506 milhões no segundo trimestre do ano fiscal de 2023, queda de 8% em relação ao mesmo período do ano anterior), apesar das pressões inflacionárias mais altas e outros custos operacionais e uma conversão cambial desfavorável, parcialmente compensada por preços mais altos do produto, maiores volumes e mix de produtos favorável. A Novelis entregou mais um trimestre com EBITDA ajustado por tonelada acima de US$ 500 (US$ 514 no segundo trimestre de 2023).

Alumínio

A receita de upstream foi de Rs.8.215 crore no segundo trimestre de 2023 versus Rs.7.421 crore no período do ano anterior, um aumento de 11% em relação ao ano anterior, apoiado por melhores realizações. O EBITDA Upstream de Alumínio ficou em Rs.1.347 crore no segundo trimestre de 2023, comparado com Rs.3.128 crore no segundo trimestre de 2022, uma queda de 57% em relação ao mesmo período do ano anterior, impactado por custos de insumos mais altos e macros desfavoráveis. As margens de EBITDA de upstream ficaram em 16,4% e continuam sendo uma das melhores da indústria global.

A receita de downstream de alumínio foi de Rs.2.884 crore no segundo trimestre de 2023 vs Rs.2.549 crore no período do ano anterior. As vendas de alumínio downstream ficaram em 95 Kt vs 86 Kt no segundo trimestre do ano fiscal de 2022, um aumento de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O EBITDA de downstream de alumínio atingiu um recorde de Rs.200 crore no segundo trimestre de 2023, em comparação com Rs.76 crore no segundo trimestre de 2022, um aumento de 163% em relação ao mesmo período do ano anterior, principalmente devido aos melhores preços dos produtos de downstream. O EBITDA por tonelada para Downstream de Alumínio ficou em US$ 264 no segundo trimestre do ano fiscal de 2023 contra US$ 120 no segundo trimestre do ano fiscal de 2022, um aumento de 120% em relação ao ano anterior.

Cobre

A receita do negócio de cobre foi de Rs.9.658 crore neste trimestre, um aumento de 1% em relação ao ano anterior, devido a volumes maiores no segundo trimestre do ano fiscal 2023. O EBITDA para o Negócio de Cobre foi de Rs.544 crore no segundo trimestre de 2023 em comparação com Rs.352 crore no segundo trimestre de 2022, um aumento de 55% em relação ao mesmo período do ano anterior, devido a vendas domésticas mais altas e melhores realizações de subprodutos.

A produção de cátodo de cobre foi de 105 Kt no segundo trimestre de 2023 (vs 100 Kt no segundo trimestre de 2022), enquanto a produção de hastes de cobre foi de 86 Kt no segundo trimestre de 2023 (vs 70 Kt no segundo trimestre de 2022). As vendas gerais de metal de cobre atingiram um recorde de 112 Kt (vs 110 Kt no segundo trimestre de 2022) um aumento de 1% em relação ao mesmo período do ano anterior. As vendas de barras de fundição contínua de cobre (CCR) também atingiram um recorde de 85 Kt no segundo trimestre do ano fiscal de 2023 (vs 70 Kt no segundo trimestre do ano fiscal de 2022), um aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano anterior, devido às melhores condições de mercado.

Atualizações dos negócios e reconhecimento

• A Hindalco manteve sua posição como a Empresa de Alumínio Mais Sustentável do Mundo na Avaliação de Sustentabilidade Corporativa Global de 2022 da S&P nos Índices de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI) pela terceira vez consecutiva com a pontuação mais alta entre 26 empresas avaliadas na indústria de alumínio.
  • A Novelis inaugurou a nova usina de reciclagem e laminação dos EUA em Bay Minette, Alabama.
  • O primeiro ancinho de carga de alumínio da Índia desenvolvido pela Hindalco foi sinalizado.
  • A Hindaco celebrou um acordo comercial com a Greenko para fornecer 100 MW de energia livre de carbono 24 horas por dia com uma combinação de armazenamento solar, eólico e hidrobomba.
  • Expansão adicional de 350 Kt via debottlenecking na Utkal Alumina em andamento.

Sobre a Hindalco Industries Limited

A Hindalco Industries Limited é a principal companhia de metais do Aditya Birla Group. Uma usina de metais de US$ 26 bilhões, A Hindalco é a maior empresa de alumínio do mundo em faturamento e um dos principais jogadores em cobre. É também uma das maiores produtoras de alumínio primário da Ásia.

Guiada por seu propósito de construir um mundo mais verde, mais forte e mais inteligente, a Hindalco oferece soluções inovadoras para um planeta sustentável. Sua subsidiária Novelis Inc. é a maior produtora mundial de latas de alumínio para bebidas e a maior recicladora de latas de bebidas usadas (UBCs).

A instalação de cobre da Hindalco na Índia compreende uma fundição de cobre de classe mundial, instalações de downstream e um cais cativo. A fundição de cobre está entre as maiores fundições personalizadas do mundo em um único local. A pegada global da Hindalco abrange 50 unidades fabris em 10 países.

A Hindalco foi nomeada a empresa de alumínio mais sustentável do mundo nos Índices de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI) em 2020, 2021 e 2022.

Escritório registrado: Ahura Centre, 1º andar, Ala B, Mahakali Caves Road Andheri (leste),
Bombaim 400 093; Site: www.hindalco.com; E-mail: hindalco@adityabirla.com; Nº de Identidade Corporativa L27020MH1958PLC011238

Isenção de responsabilidade: As declarações em esse «Comunicado de Mídia» descrevendo os objetivos, projeções, estimativas, expetativas ou previsões da companhia poderão ser «declarações projetadas para o futuro» no âmbito da legislação e regulamentações de títulos aplicáveis. Os resultados reais podem diferir materialmente daqueles expressos ou implícitos. Os fatores importantes que podem fazer uma diferença nas operações da companhia incluem as condições de oferta-procura globais e indianas, os preços dos produtos finais, disponibilidade e preços das matérias-primas, procura e tarifação cíclicas nos principais mercados da companhia, alterações nas regulamentações do Governo, regimes fiscais, desenvolvimentos econômicos na Índia e nos países com os quais a companhia faz negócios e outros fatores como negociações de litígios e laborais. A companhia não assume qualquer responsabilidade para emendar, modificar ou revisar publicamente qualquer declaração, com base em qualquer desenvolvimento, informação ou eventos subsequentes ou contrários.