A Idea Cellular anuncia resultados não auditados para o segundo trimestre (T2) e para o semestre findo a 30 de setembro de 2015

21 outubro, 2015

Destaques – T2 AF16
Idea - Independente1 Receitas rupias 86 799 milhões EBItdA rupias 27 773 milhões PAT rupias 7102 milhões
Idea - Consolidada2 Receitas rupias 86 891 milhões EBItdA rupias 30 570 milhões PAT rupias 8093 milhões
INR milhões
  Idea independente1 Idea consolidada2
  T2 AF16 T1AF16 S1AF16 S1AF15 T2AF16 T1AF16 S1AF16 S1AF15
Receitas - Áreas de Serviços Estabelecidas3 81,045 82,517 1,63,562 1,42,984
Receitas - Novas Áreas de Serviço4 5,754 5,448 11,202 8,252
Receitas totais 86,799 87,965 1,74,764 1,51,236 86,891 87,983 1,74,874 1,51,309
EBItdA - Áreas de Serviços Estabelecidas3 29,548 31,310 60,858 48,517
EBItdA - Novas Áreas de Serviço4 (1,775) (1,697) (3,472) (3,527)
EBItdA total 27,773 29,613 57,386 44,991 30,570 32,284 62,854 49,946
EBItdA % - Áreas de Serviços Estabelecidas3 36.5% 37.9% 37.2% 33.9%
EBItdA % - Novas Áreas de Serviço4 -30.9% -31.2% -31.0% -42.7%
EBItdA total % 32.0% 33.7% 32.8% 29.7% 35.2% 36.7% 35.9% 33.0%
Depreciação e Amortização 14,327 14,128 28,454 21,360 15,381 15,159 30,540 23,333
EBIT (Lucros antes de juros e impostos) 13,446 15,486 28,932 23,631 15,190 17,125 32,315 26,613
Juros e Custos de Financiamento (Líquido) 2,516 2,559 5,075 3,181 2,726 2,792 5,518 3,720
Dividendo da Indus       4,648
PBT (Lucro antes de impostos) 10,930 12,926 23,857 25,098 12,464  14,333 26,796 22,894
PAT (LUCRO DEPOIS DE IMPOSTOS) 7,102 8,401 15,503 17,911 8,093 9,308 17,401 14,841
Lucro Direto5 25,318 25,531 50,849 38,386 27,360 27,437 54,797 37,344

Com a proporção crescente de assinantes rurais, o abrandamento sazonal no segundo trimestre é mais pronunciado neste ano fiscal, resultando numa contração acentuada numa base trimestral sequencial nos ‘Minutos de Uso de Voz’ em 3,2% para 189,5 milhares de milhões, em comparação com 195,8 milhares de milhões de minutos no T1AF16. Para além disso, devido à redução na taxa de acordo de custos de IUC de entrada móvel de 10p para 14p/minuto em 1 de março de 2015, a redução nos custos de chamada em roaming nacional e taxa de SMS entre 20-75% efetiva a partir de 1 de maio de 2015, bem como a pressão sobre a taxa realizada de dados móveis, à medida que a concorrência se intensifica na banda-larga móvel, fazem com que a taxa de crescimento da indústria nos primeiros seis meses do ano fiscal 2015-14 em relação ao S1AF15 tem uma tendência baixa nos 6% - 6,5 % em relação a 10,3% de taxa de crescimento no S1AF15 em relação ao S1AF14.

Por comparação, as tendências de negócios da Idea a longo-prazo permanecem robustas e a companhia mantém o rumo da sua missão de crescimento consistente, competitivo, responsável e lucrativo. Este trimestre, as receitas independentes da Idea cresceram 14,7% em termos homólogos (crescimento de 18,9% após a regularização do acordo IUC) para 86 799 milhões de rupias, em relação a 75 673 milhões de rupias no T2AF15. O fator primário para o crescimento das receitas foram potenciadores motivados pelo volume, incluindo:

• Adição de 26,3 milhões de assinantes ativos no ano
  • Expansão dos minutos de voz homólogos em 16,6%
  • Crescimento de volume de dados móveis (2G+3G) anual de 82,6% para 72 milhares de milhões de MB, apesar de o declínio na Taxa Realizada de Voz em 9,8% em termos homólogos (incluindo o impacto IUC) e na taxa realizada de dados móveis em 11,8%, deprimindo o crescimento das receitas globais.

No T1AF16, a companhia fortaleceu mais a sua ‘Quota de Mercado de Receitas’ para 18,7% (aumento homólogo de 1,6%) e quota de mercado VLR de assinantes, à data de agosto de 2015 para 19,1%, uma melhoria de 1,3% no último ano. A Idea atingiu adições de assinantes VLR líquidas de 26,3 milhões entre outubro de 2014 a setembro de 2015, em relação a 20,9 milhões de adições no mesmo período do ano anterior, servindo agora 170,8 milhões de consumidores de qualidade e confirmando que a história de crescimento de assinantes na Índia está intacta.

A companhia conseguiu conter, em uma base trimestral sequencial, o declínio da taxa de voz para apenas 0,2p/minuto, em 32,7/minuto para o T2AF16, mas o mix de Realização Média de Dados Móveis por MB (ARMB) caiu em 1,2p/MB para 23,4p/MB no T2AF16, de 24,6p/MB (T1AF16). A contribuição de receitas não de voz melhorou 27,9% este trimestre, em relação a 21,1% no ano anterior.

A base de consumidores de dados móveis líquida (2G+3G) cresceu 4,2 milhões para 41,3 milhões, com 24,8% da base de assinantes global da Idea a usar as plataformas Idea 2G ou 3G para aceder à Internet. Apesar de, no último ano, terem sido adicionados 23 milhões de novos assinantes líquidos, apenas 10,4 milhões líquidos dos assinantes Idea fizeram a atualização para o uso de serviço de dados móveis da Idea. Com a expansão da cobertura 3G própria da Idea em 12 círculos e lançamento marcado da Idea 3G para breve na área de serviço metropolitana de Calcutá, se espera que a adição de assinantes de dados novos líquidos acelere. A utilização de dados móveis mais elevada por cliente de dados em 615 MB (447 MB no T2AF15) ajudou a melhorar o mix de dados móveis ARPU para 144 rupias no T2AF16 (em relação a 119 rupias no T2AF15).

Ao longo do último ano, a base de assinantes de dados 3G para a companhia cresceu cerca de 86%, adicionando 9,1 milhões de novos clientes de dados 3G, provindo agora um total de 19,6 milhões de clientes de dados 3G. O ARPU de dados de um cliente de dados 3G é de 202 rupias no T2AF16, para além de gastos de consumidores em VAS de voz e de não dados. Apesar de a taxa de dados móveis ter estado sob pressão (11,8% de declínio em termos homólogos), a adoção mais rápida do 3G levou a um crescimento robusto do volume de tráfego de dados móveis global (2G+3G) em quase 1,83 vezes, de 39,4 milhares de milhões de MB no T2AF15 para 72 milhares de milhões de MB no T2AF16.

Para suportar este crescimento exponencial de dados de voz e móveis e continuar a expansão da cobertura da nossa rede, o investimento da Idea no T2AF16 é de 17 266 milhões de rupias (excluindo juros e capitalização da diferença da taxa de câmbio); adicionando 9947 locais (2G+3G) e cerca de 5300 km à rede de fibra ótica de alta capacidade, para atingir 100 400 km de fibra espalhada pelo país. Hoje em dia, a rede da Idea cobre quase 80% da população indiana, com cerca de 965 milhões para os serviços GSM e cerca de 305 milhões da população indiana em serviços 3G de espectro próprio (excluindo Calcutá). O lucro direto de 25 318 milhões de rupias para o trimestre foi suficiente para suportar o investimento gasto.

Apesar de uma adição de assinantes e expansão de rede mais elevadas, o EBItdA da Idea independente cresceu, em termos homólogos, em 24% no T2AF16 para 27 773 milhões de rupias, ajudando a melhorar a margem EBItdA em termos homólogos em 2,4% para 32%. Porém, devido ao trimestre fraco sazonal, a margem EBItdA trimestral decresceu em 1,71%. A companhia entregou 7102 milhões de rupias de ‘Lucro Depois de Impostos’ em comparação com o PAT de 6768 milhões de rupias (excluindo o dividendo da Indus de 1026 milhões de rupias) no T2AF15.

A um nível consolidado, incluindo a contribuição da Indus de 16%, em uma base homóloga, a receita bruta no T2AF16 cresceu 14,8% para 86 891 milhões de rupias, o EBItdA cresceu em 22,7%, para 30 570 milhões de rupias, a margem EBItdA melhorou em 2,3% para 35,2% e o PAT do T2AF16 é de 8093 milhões de rupias.

Tendo feito a aquisição prudente para espetro de banda-larga móvel de 1800 MHz durante os últimos dois leilões de espetro, em fevereiro de 2014 e março de 2015, a Idea está num ponto crucial do seu caminho na história, à medida que a companhia se prepara para lançar os seus serviços 4G LTE em 10 áreas de serviços. Na sua fase inicial, a Idea pretende estender os seus serviços 4G em 10 áreas de serviços de telecomunicações em 750 vilas grandes e pequenas, até à primeira metade de 2016, incluindo os mercados líderes da Idea de Maharashtra e Goa, Andhra Pradesh, Madhya Pradesh e Chhattisgarh, Kerala, Punjab e Haryana e os quatro mercados emergentes de Karnataka, Orissa, Tamil Nadu e Nordeste. Esta grande acumulação de capacidades de dados móveis 3G e 4G está sendo aumentada provendo mais vias de Internet aos consumidores na forma de serviços digitais. A companhia planeja introduzir, a partir do próximo ano fiscal, aplicações de serviços digitais com a marca Idea, como Idea Music, Idea Games, Idea Movies, Idea API e Idea Digital Wallets, etc., com especial atenção no conteúdo regional e de vernáculo através de investimentos planejados em plataformas e parcerias na aplicação e conteúdo.

Dadas as grandes oportunidades de voz rural e dados móveis, a Idea, com uma afinidade crescente com os consumidores, fluxos de caixa constantes, uma presenta 2G rural forte, uma pegada da rede 3G em expansão e o lançamento planejado da rede 4G LTE, a companhia permanece confiante para continuar fortalecendo a sua posição de concorrência no mercado e emergir mais forte.

Notas:

1. Idea Independente representa a Idea e as suas subsidiárias a 100%. Efetivamente, isto engloba todas as operações, excluindo as joint ventures, ou seja, a Indus.
  2. Idea Consolidada representa a Idea Independente e a consolidação proporcionada da Indus (a 16%).
  3. As Áreas de Serviço Estabelecidas representam 15 áreas de serviço, nomeadamente Maharashtra e Goa, Gujarat, Andhra Pradesh, Madhya Pradesh e Chhattisgarh, Deli, Kerala, Haryana, Uttar Pradesh West e Uttaranchal, Uttar Pradesh East, Rajastão, Himachal Pradesh, Punjab, Karnataka, Bombaim e de Bihar.
  4. As Novas Áreas de Serviço representam as sete áreas de serviço de Orissa, Tamil Nadu, J&;K, Calcutá, West Bengal, Assam e Nordeste.
  5. O Lucro Direto é calculado como uma soma do PAT, Depreciação e Amortização, pagamento por conta de ESOP e impostos Diferidos, para o período relevante.
  6. Os números para períodos anteriores foram reagrupados, sempre que necessário.

Sobre a Idea Cellular Limited

A Idea Cellular é a terceira maior operadora wireless da Índia, com uma quota de mercado de receitas de 18,7% (T1AF16). A Idea é cotada na National Stock Exchange (NSE) e na Bombay Stock Exchange (BSE), na Índia. A Idea é parte do Aditya Birla Group, um dos maiores grupos empresariais da Índia. O Aditya Birla Group é um conglomerado de empresas com operações em mais de 30 países. O Aditya Birla Group tem uma história de mais de 50 anos e tem negócios em, entre outras, nas indústrias de telecomunicações móveis, metais e mineração, cimento, negro de carbono, têxteis, vestuário, químicos, fertilizantes, seguros de vida e serviços financeiros.