A Idea Cellular anuncia resultados auditados para o quarto trimestre (T4) e para o ano findo a 31 de março de 2014

28 abril, 2014

Destaques – T4 AF14

Idea – Independente1

Receitas 70 406 milhões de rupias

EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) 19 881 milhões de rupias

Lucro depois de Impostos 5138 milhões de rupias

Idea – Consolidada2

Receitas 70 438 milhões de rupias

EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) 22 302 milhões de rupias

Lucro depois de Impostos 5898 milhões de rupias

66 131

265 189

224 576

EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) - Áreas de Serviços Estabelecidas3

21 555

19 716

79 710

60 621

EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) - Novas Áreas de Serviço4

(1674)

11 666

45 194

34 778

Lucros antes de juros e impostos

32 592

21 572

10 922

38 143

25 268

Juros e Custos de Financiamento (Líquido)

1966

17 435

70 369

49 795

Nota: As áreas de serviço de Bombaim e Bihar foram incluídas nas Áreas de Serviço Estabelecidas do T1AF14, sendo que os números dos trimestres anteriores não foram novamente colocados.

A Idea continua o seu registo invejável como o operador móvel indiano de crescimento mais rápido com 17,3% de crescimento em receitas brutas no AF14, para 265 036 rupias, quase o dobro da taxa de crescimento da indústria wireless. O crescimento da receita trimestral sequencial de 6,5% no T4AF14 foi conduzido pela expansão acentuada dos minutos de voz @98,6% para 157,1 milhares de milhões de minutos e crescimento do volume de dados móveis (2G+3G) @ 31,0% para 27,3 milhares de milhões MB vs T3AF14, indicando uma forte procura dos consumidores pela telefonia móvel da Idea.

A companhia contabilizou 17,7 milhões de assinantes líquidos em VLR no AF14, contra 14,9 milhões de adições de assinantes VLR no AF13, fortalecendo a sua presença no mercado móvel indiano. A Idea serve agora 137,9 milhões de assinantes de qualidade à data de 31 de março de 2014. A companhia fortaleceu a sua posição competitiva com a ‘Quota de Mercado de Assinante VLR’ 2 17,3% (fevereiro de 2014) e ‘Quota de Mercado de Receitas’ @ 16,1% no T3AF14, uma melhoria de mais de 1,3% em comparação com o T3AF13. A qualidade dos assinantes Idea também melhorou, já que o ARPU (Realização Média por Unidade) aumentou para 173 rupias (vs. 169 rupias no T3AF14) e o churn misturado dos assinantes caiu 1,4% (vs. T3AF14).

A tendência ascendente de três trimestres de ‘Realização Média por Minuto’ (ARPM) parou com o declínio de 2,8% para 43,6p em comparação com 44,9p mas a elasticidade de voz da procura mais do que compensou a queda ARPM. Em comparação, a companhia melhorou a sua quota de ‘Receitas Não de Voz’ para 16,5% (16,1% no T3AF14), liderada pelo crescimento de dados.

O crescimento exponencial de volume ajudou a receita de dados a atingir 10,1% da ‘Receita de Serviços’ global no T4AF14, um aumento de 3,5% ao longo do último ano. A companhia reviu ainda mais a definição de assinantes de dados, eliminando dos seus relatórios os usuários de dados acidentais de menos de 1 megabyte/mês. Por conseguinte, a base de usuários de dados móveis da Idea permanece praticamente a mesma, com 25,3 milhões (2G+3G). Portanto, o mix (2G+3G) de Dados ARPU melhorou para 104 rupias e o uso de dados móveis por assinante de dados cresceu para 410 MB (2G+3G) no T4AF14. A ‘Realização Média por MB’ (ARMB) teve um declínio acentuado em 4,3p no T4AF14 para 25,3p, uma lembrança dura da batalha do mercado.

A companhia adicionou 5,1 milhões de novos usuários 3G no AF14 com uma base de usuários EoP 3G agora nos 10,2 milhões. O ARPU de dados móveis de usuários 3G é estável, em 111 rupias por mês. A Idea suportou a sua visão centrada no cliente por uma rede de expansão agressiva de 4241 NodeBs 3G, 14 684 spots GSM e ~ 8000 km de OFC durante o AF14, expandindo a sua cobertura rural e fortalecendo a rede de dados e de voz urbana.

Apesar de uma expansão de rede mais elevada e de pressões inflacionárias, a Idea registou o seu o crescimento EBITDA anual para o ano financeiro @ 37,5% para 73 883 milhões de rupias ao longo do AF13, ajudando a melhorar a sua margem EBITDA independente em 4,1% para 27,9%. O crescimento da receita acentuado do T4AF14 traduziu-se em uma melhoria da margem EBITDA de 0,8% com um crescimento EBITDA trimestral sequencial de 9,6%.

Os condutores da linha de fundo dupla do negócio de Voz e Data ajudaram a Idea a fazer crescer o seu Lucro depois de Impostos (PAT) de 10 080 milhões de rupias no AF13, para 17 932 milhões de rupias neste ano financeiro. A um nível consolidado, incluindo a contribuição da Indus de 16%, a receita da Idea cresceu 18,1% numa base do ano financeiro e o EBITDA consolidado em 38,8%, ajudando a margem a melhorar em 4,7% para 31,4% no AF14.

No recém-concluído leilão do espetro de fevereiro de 2014, a Idea ganhou 65,2 MHz de espetro, incluindo 5MHz de espetro de 900 MHz para Deli e 45 MHz de espetro contíguo de banda de espetro de 1800 MHz (de 60,2 MHz). Este espetro contíguo de 50 MHz (em 9 áreas de serviço) oferece uma opção para a Idea expandir a sua pegada de rede de dados na plataforma 3G em Deli e LTE em 8 áreas de serviço de Kerala, Maharashtra e Goa, Andhra Pradesh, Karnataka, Madhya Pradesh e Chhattisgarh, Punjab, Haryana e Nordeste, num momento oportuno, quando o mercado e a tecnologia amadurecerem.

Em fevereiro de 2014, a companhia de leilões de espetro comprometeu um montante de 104 242 milhões de rupias incluindo um pagamento adiantado de 31 436 milhões de rupias e 72 806 milhões de rupias como ‘Responsabilidades de Pagamento Deferido para o espetro’ governamentais. Por conseguinte, apesar de gerar 64 350 milhões de rupias de lucro direto no AF14, um aumento de 37% em relação ao AF13, a dívida líquida da Idea aumentou para 191 855 milhões de rupias e a dívida líquida do T4AF14 para o EBITDA do T4 anualizado para 2,41. As ‘Responsabilidades de Pagamento Deferido para o espetro’ governamentais são refletidas como dívida nas nossas contas.

Com um desempenho forte, o conselho da Idea recomendou os dividendos @ 4%, um pagamento global de 1554 milhões de rupias (incluindo o imposto de distribuição de dividendos).

À medida que os serviços de mercado de mobilidade se expandem, o negócio de telecomunicações indiano oferece oportunidades de crescimento entusiasmantes em banda larga móvel e telefonia de voz rural. A marca Idea com uma crescente afinidade com os clientes, fluxos de caixa fortes, um perfil de espetro e infraestruturas em expansão, reafirma a sua capacidade de ultrapassar a fase incerta atual, emergir mais forte e consolidar a sua posição no mercado para analisar oportunidades de voz e banda larga wireless emergentes.

Notas:

1. Idea Independente representa a Idea e as suas subsidiárias a 100%. Efetivamente, isto engloba todas as operações, excluindo as joint ventures, ou seja, a Indus.
  2. Idea Consolidada representa a Idea Independente e a consolidação proporcionada da Indus (a 16%).
  3. As Áreas de Serviço Estabelecidas representam 15 áreas de serviço, nomeadamente Maharashtra e Goa, Gujarat, Andhra Pradesh, Madhya Pradesh e Chhattisgarh, Deli, Kerala, Haryana, Uttar Pradesh West e Uttaranchal, Uttar Pradesh East, Rajastão, Himachal Pradesh, Punjab, Karnataka, bem como as áreas de serviço de Bombaim e de Bihar a partir do T1 AF14. No AF13, as Áreas de Serviço Estabelecidas foram 13, excluindo Bombaim e Bihar
  4. As Novas Áreas de Serviço representam as 7 áreas de serviço de Orissa, Tamil Nadu, J&;K, Calcutá, West Bengal, Assam e North East a partir do T1 AF14. No AF13, as Áreas de Serviço Novas foram 9, incluindo Bombaim e Bihar.
  5. O Lucro Direto é calculado como uma soma do PAT, Depreciação e Amortização, pagamento por conta de ESOP e impostos Diferidos, para o período relevante.
  6. Os números para períodos anteriores foram reagrupados, sempre que necessário.

Acerca da Idea Cellular Ltd.
A Idea Cellular é a terceira maior operadora wireless da Índia, com uma Quota de Mercado de Receitas de 16,1% (T3 AF14). A Idea é cotada na National Stock Exchange (NSE) e na Bombay Stock Exchange (BSE), na Índia. A Idea é parte do Aditya Birla Group, o primeiro grupo verdadeiramente multinacional da Índia. O grupo opera em mais do que 30 países, tendo as suas raízes em uma força extraordinária de mais de 136 000 funcionários