A fusão da Aditya Birla Nuvo com a Grasim e a Cisão e Cotação do Negócio de Serviços Financeiros Aprovadas pelos Acionistas

11 abril, 2017

Destaques

• Cria uma grande combinação de negócios de manufatura e serviços que solicitam posições de liderança nos negócios do cimento, serviços financeiros, telecomunicações, têxteis e químicos
  • A Grasim terá sob a sua alçada setores de crescimento rápido, tais como os serviços financeiros e as telecomunicações
  • O negócio dos Serviços Financeiros crescerá mais rápido sob a tutela forte da Grasim
  • A cotação do negócio dos Serviços Financeiros desbloqueará valor para todos os seus acionistas
  • Os acionistas da ABNL participarão nos negócios geradores de lucro constante, permitindo em simultâneo que seus negócios de crescimento cresçam a um ritmo mais rápido.
  • Consolida os negócios e investimentos comuns da Grasim e da ABNL

Bombaim: Os acionistas da Grasim Industries Limited (“Grasim”), Aditya Birla Nuvo Limited (“ABNL”) e da Aditya Birla Financial Services Limited (“ABFSL”) em suas reuniões nos dias 6 e 10 de abril de 2017, respetivamente, aprovaram o Esquema de fusão da ABNL com a Grasim seguido da cisão e cotação do seu negócio de Serviços Financeiros, em conformidade com a ordem da NCLT e com os requisitos SEBI.

Nas palavras do Sr. Kumar Mangalam Birla, Presidente, Aditya Birla Group – «São bons augúrios que os acionistas públicos da Grasim e da ABNL tenham aprovado a fusão por muito mais do que a maioria necessária. A fusão criará uma das maiores companhias da Índia. Irá, inegavelmente, acrescentar valor aos acionistas, conjugando o balancete forte da Grasim com o elevado potencial de crescimento dos negócios da ABNL. O portfólio abrangerá os negócios de manufatura e serviços com posições de liderança nos negócios do cimento, serviços financeiros, telecomunicações, têxteis e químicos. Creio que a entidade resultante da fusão funciona como um espelha de forma fabulosa a história de crescimento da Índia. Além disso, a cisão e a cotação do negócio de serviços financeiros desbloqueará valor dos acionistas.»

O Sr. Sushil Agarwal, CFO do Grupo, Aditya Birla Group, acrescenta: «Acreditamos vivamente que a tutela forte da Grasim irá incrementar o negócio dos serviços financeiros, potenciando sua vantagem competitva e dinâmica de crescimento. Os acionistas de ambas as Companhias poderão participar na história de crescimento estrutural do negócio dos serviços financeiros, partilhando em simultâneo os retornos fortes gerados por outros negócios líderes de mercado. As ações corporativas recentes (incremento do limite FII, divisão de ações, definição da política de dividendos, etc.) reflete que a criação de valor dos acionistas continuará em alta no radar da direção na entidade resultante da fusão.»

A entidade resultante da fusão, Grasim, terá um volume de negócios consolidado proforma de 59 766 milhões de rupias, EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de 11 961 milhões de rupias e Lucros Líquidos de 4245 milhões de rupias para o ano findo a 31 de março de 2016. Será:

• a companhia de cimento #1 na Índia, com a marca que mais vende
  • Estará entre as principais cinco entidades de gestão de fundos na Índia, gerindo fundos no valor de 229 500 milhões de rupias, estando ainda entre as principais 7 NBFC não HFC privadas da Índia, com um caderno de empréstimos de 29 852 milhões de rupias (a 31 de dezembro de 2016)
  • Estará entre as principais 4 seguradoras de vida do setor privado e companhias de gestão de ativos na Índia
  • Será um interveniente líder nos têxteis e químicos
  • A 3ª operadora de telecomunicações na Índia

Com todas as principais aprovações executadas, o Esquema está sujeito à aprovação final da parte da NCLT e da BSE e NSE. Se espera que o esquema se torne efetivo durante o segundo trimestre do atual ano financeiro.

Sobre a Grasim Industries Ltd.:

A Grasim é um conglomerado no valor de cerca de 5,6 milhares de milhões de dólares norte-americanos com posições de liderança nos negócios do cimento, químicos e fibras descontínuas de viscose. É um interveniente líder a nível global nas fibras descontínuas de viscose e é o maior fabricante de cloro e álcalis e resinas de epóxi na Índia. A sua subsidiária, a UltraTech Cement Ltd. é o maior fabricante de cimento indiano, com uma capacidade de 69,3 milhões de toneladas por ano (TPA), sendo também a maior no segmento de cimento branco e de betão pré-misturado. A capacidade de cimento da Ultratech será expandida para 95 milhões de TPA aquando da execução da aquisição do negócio de cimento da Jaiprakash Associates e expansão de projetos novos de 3,5 milhões de TPA. Para mais informações, visite o site da companhia em www.grasim.com

Sobre a Aditya Birla Nuvo Ltd.:

A Aditya Birla Nuvo é um conglomerado de 3,6 milhares de milhões de dólares norte-americanos com uma posição de liderança em seus negócios. O seu negócio de Serviços Financeiros está classificado entre as principais 5 gestoras de fundos da Índia. O seu empreendimento de Telecomunicações, a Idea Cellular, está entre as principais 3 operadoras móveis da Índia. É um interveniente líder nos negócios de Linho, Agrícola, de Raiom e de Isoladores. A ABNL se iniciou recentemente nos negócios da Energia Solar e recebeu uma licença da RBI para iniciar operações de Banco de Pagamentos em uma joint venture com a Idea Cellular. Para mais informações, visite o site da companhia em www.adityabirlanuvo.com

Sobre o Aditya Birla Group:

Uma multinacional indiana no valor de 41 milhares de milhões de dólares norte-americanos, o Aditya Birla Group opera em 36 países, com mais de 120 000 colaboradores. Os principais negócios do Grupo incluem o alumínio, cobre, cimento, fibras descontínuas de viscose, serviços financeiros, moda e varejo, telecomunicações, negro de carbono e têxteis, entre outros. Cerca de 50% das receitas do Grupo provêm de suas operações no estrangeiro. Para mais informações, visite o site do Grupo em www.adityabirla.com

Texto de exclusão de responsabilidade: Certas declarações contidas em este «Comunicado de Imprensa» poderão não ser baseadas em informações ou factos históricos e poderão se qualificar para ser «declarações projetadas para o futuro» dentro do significado das leis de valores mobiliários e regulamentações aplicáveis, incluindo, mas não se limitando às relacionadas com planos de negócios gerais e estratégia da companhia, sua perspectiva futura e perspectivas de crescimento, desenvolvimentos futuros em seus negócios, seu ambiente de concorrência e regulamentar e opiniões e assunções atuais da gerência, que poderão não se manter constantes devido a riscos e incertezas. Os resultados reais podem diferir materialmente dos expressos ou implícitos. A Grasim ou a ABNL não assume qualquer responsabilidade para emendar, modificar ou revisar publicamente qualquer declaração, com base em qualquer desenvolvimento, informação ou eventos subsequentes ou contrários. Este «Comunicado de Imprensa» não constitui um prospecto, circular de oferta ou memorando de oferta ou uma oferta para adquirir quaisquer ações e não deve ser considerado como uma previsão de lucros ou uma estimativa para qualquer período e nenhuma declaração aqui contida deve ser interpretada como significando que o fluxo de caixa das operações, fluxo de caixa livre, ganhos, ganhos por ação para a Grasim ou a ABNL, conforme apropriado, ou ser considerado como uma recomendação que qualquer investidor deva subscrever ou adquirir qualquer uma das ações da companhia. Os números financeiros em este «Comunicado de Imprensa» foram arredondados para o milhão de rupias mais próximo.