Grasim faz o informe dos resultados financeiros do 3º Trimestre do Ano Financeiro de 2014-15

31 janeiro, 2015

Melhoria da rentabilidade com um crescimento do volume de negócios robusto em todos os Negócios

Clique aqui para visualizar os resultados

Clique aqui para visualizar a apresentação

A Grasim Industries Limited, uma empresa do Aditya Birla Group anunciou os seus resultados para o 3º trimestre do ano financeiro de 2014-2015.

Desempenho financeiro consolidado

A implementação dos planos de crescimento levou a um aumento significativo da capacidade dos Negócios de Fibra Cortada de Viscose e Cimento. No projeto de Fibra Cortada de Viscose totalmente novo em Vilayat, a capacidade de 99 milhares de toneladas por ano foi comissionada durante o ano. Com a aquisição das unidades de cimento Jaypee em Gujarat, a capacidade de cimento aumentou para 4,8 milhões de toneladas por ano. A capacidade de moagem de cimento de 1,4 milhões de toneladas por ano passou a estar totalmente operacional em Karnataka. A fábrica de soda cáustica com capacidade para 182,500 toneladas por ano e a fábrica de resina epóxi com capacidade de 51,500 toneladas por ano comissionadas no ano passado também estão a ter um crescimento rápido. Consequentemente, o desempenho financeiro da empresa tem sido encorajador.

Rupias em crores
  Trimestre findo % Variação
31.12.2014 31.12.2013
Receita Líquida 8,036 7,117 13
LUCRO ANTES DOS JUROS, IMPOSTOS, DEPRECIAÇÃO E AMORTIZAÇÃO 1,260 1,143 10
LUCROS DEPOIS DOS IMPOSTOS 334 332 -

A receita líquida e os lucros antes de juros, impostos e depreciação cresceram em 13 por cento e 10 por cento respetivamente. Os lucros depois dos impostos foram mantidos, mesmo depois de estipular os juros adicionais e o custo de depreciação nas unidades de cimento adquiridas. A empresa está em vias de aumentar as operações e alcançar as eficiências definidas como meta nestas unidades, como previsto, para proporcionar a rentabilidade planejada.

Fibra cortada de viscose

A produção de fibra cortada de viscose de 105,834 toneladas aumentou em 15 por cento, com o comissionamento da fábrica em Vilayat. A queda acentuada no preço do algodão e na fibra cortada de poliéster levou a uma pressão adicional nos preços nas fibras cortadas de viscose. Isto resultou em menores lucros antes de juros, impostos e depreciação, parcialmente compensados pelo aumento da participação de produtos de valor acrescentado e um custo menor da celulose.

CAPEX do negócio de fibras cortadas de viscose

Em janeiro de 2015, a empresa comissionou a Linha 3 (22 mil toneladas por ano) no projeto totalmente novo de fibras cortadas de viscose em Vilayat. O período de teste está em operação para a 4ª linha (22 mil toneladas por ano). Após essa expansão, a capacidade total de produção de fibras cortadas de viscose vai aumentar para 498 mil toneladas por ano.

Negócio da indústria química

No negócio da Indústria Quimica, a produção de soda cáustica cresceu em 40 por cento para 106,332 toneladas com a fábrica de Vilayat chegando aos 90 por cento de utilização. A nova fábrica de epóxi alcançou uma utilização de 57 por cento. A realização da moeda europeia abrandou em linha com os preços internacionais criando pressão sobre as margens operacionais. Com volumes maiores, os lucros antes dos juros, impostos e depreciação foram até aos 16 por cento em 670 milhões de Rupias.

Subsidiária do cimento (UltraTech Cement)

A produção de cimento da empresa em 11.31 milhões de toneladas está maior em 9 por cento (incluindo os volumes das unidade adquiridas de Gujarat) em oposição ao crescimento da indústria que fica nos 3-4 por cento. A receita líquida aumentou para 59470 milhões de Rupias em comparação com os 51700 milhões de Rupias no mesmo trimestre do ano anterior. As medidas de otimização de custos contínuas ajudaram a conter os custos. Os lucros antes dos juros, impostos e depreciação foram maiores em 10580 milhões de Rupias e o lucro depois dos impostos foi de 4000 milhões de Rupias em comparação com os anteriores 9280 milhões de Rupias e 3950 milhões de Rupias respetivamente.

Aquisição das unidades de cimento dos Jaiprakash Associates

A UltraTech Cement Limited entrou em um acordo definitivo para adquirir duas unidades da Jaiprakash Associates Limited no aglomerado de Satna que tem uma capacidade de 4.9 milhões de toneladas por ano com fábricas de potência de 180 megawatts. Isso vai impulsionar a capacidade do Negócio de Cimento na Índia de cerca de 60 milhões de toneladas por ano para cerca de 65 milhões de toneladas por ano. Após a conclusão da expansão de reacondicionamento que está em implementação, a capacidade interna irá aumentar para aproximadamente 71 milhões de toneladas por ano em 2016. As unidades propostas para serem adquiridas têm capacidade excedente de clínquer para aumentar a capacidade de produção de cimento para uns adicionais 1.8 - 2.5 milhões de toneladas por ano com investimento em unidades de moagem.

Em troca do referido negócio, a UltraTech deve emitir debêntures não-conversíveis no valor de Rs.45380 milhões de Rupias e ações preferenciais não-convertíveis no valor de Rs.10 laques e tomará a seu cargo uma dívida de Rs.6265 milhões de Rupias e um capital de giro negativo de 1605 milhões de Rupias.

A transação está sujeita à aprovação dos acionistas e credores, a sanção do plano de acordo pelos Tribunais Superiores, a aprovação da Comissão da Concorrência da Índia e outras aprovações legais.

Perspectivas

O setor das fibras cortadas de viscose irá continuar a enfrentar alguns ventos fortes por durante mais algum tempo, devido ao excesso de capacidade e uma redução acentuada no preço do algodão e do poliéster. O abrandamento nas novas adições de capacidade na China deve levar à melhoria no uso da indústria, o que traz bons presságios para a companhia. O foco na otimização dos custos continuará incessantemente. A nova fábrica em Vilayat com maior participação nos produtos de especialidade deverá ajudar a enfrentar o desafio.

No cimento, o crescimento da demanda a longo prazo é suscetível de ser superior a 8 por cento. As forças motrizes serão a retomada de projetos de infraestrutura complementada com reformas regulamentares e a melhoria da demanda por habitação com a redução nas taxas de juro. A empresa com sua capacidade existente e proposta está bem posicionada para beneficiar do crescimento acelerado no setor.

Com a capacidade adicional começando a sua atividade em ambos os negócios, a empresa vai consolidar ainda mais sua posição de liderança. A Grasim está então bem posicionada para beneficiar da recuperação esperada na economia.