A Grasim relata resultados financeiros para o T4 do AF 2013-14

02 maio, 2014

Clique aqui para visualizar os resultados

Rupias em milhões de rupias
Receitas líquidas consolidadas 8419 (subiu 10%)
Lucro depois de impostos 679 (subiu 11%)

Projetos comissionados durante o ano:

• Soda cáustica (183K TPA) e Epóxi - um derivado do cloro (52K TPA) em Vilayat
  • Tijolo (3,3 Mn. TPA) em Malkhed.
  • Cimento (3,1 Mn. TPA) em Malkhed Jharsuguda

Projeto sob comissionamento:

• Fibras descontínuas de viscose (120 mil TPA) em Vilayat - Ensaios iniciados

Desempenho financeiro consolidado

A Grasim Industries Limited, uma companhia do Aditya Birla Group, anunciou hoje os resultados para o trimestre e ano findos a 31 de março de 2014.

Durante o quarto trimestre, as receitas cresceram 10% e saldaram-se em 8419 milhões de rupias (7674 milhões de rupias) O lucro líquido após os juros de minoria (antes do item excecional) subiu 11% para 679 milhões de rupias (613 milhões de rupias) e, sequencialmente, subiu 105% de 332 milhões de rupias. Houve um ganho excecional de 204 milhões de rupias com a venda da participação da Grasim na Alexandria Carbon Black and Thai Carbon Black no 4º trimestre do último ano.

Apesar do abrandamento económico prevalecente durante o ano, os volumes foram aumentados em todos os negócios, nomeadamente VSF, Químico e Cimento, conduzidos pelo comissionamento de novas capacidades. Apesar de a receita ter aumentado 5% em 29 324 milhões de rupias (27 909 milhões de rupias), o lucro líquido para o ano foi de 2072 milhões de rupias em relação a 2500 milhões de rupias (antes do item excecional) no último ano. Uma sobrecapacidade no negócio VSF globalmente e Negócio de Cimento da Índia teve um impacto nas realizações e rentabilidade.

Dividendo
O Conselho de Administração da Grasim recomendou um dividendo de 21 rupias por ação. O fluxo total por conta do dividendo deve ser de 200 milhões de rupias (incluindo imposto corporativo sobre o dividendo).

O volume das Fibras Descontínuas de Viscose
(VSF) continuou a sua tendência ascendente. Para o trimestre, os volumes ultrapassaram as 99 mil toneladas, registrando um crescimento de 4% homólogo. As atividades de desenvolvimento de mercado nos mercados domésticos levaram a uma melhoria na procura, suportada por uma produção mais elevada em Harihar.

O desequilíbrio entre a oferta e a procura e a crise de liquidez na China tiveram impacto sobre os preços de VSF nos mercados globais. A companhia conseguiu manter as suas realizações, suportada pela depreciação da rupia. Contudo, a depreciação da rupia levou ao aumento dos custos da pasta de papel. Isto criou pressão sobre as margens.

Negócio Químico
O Negócio Químico relatou um crescimento de 30% no volume de vendas durante o trimestre liderado por um volume adicional da central de Vilayat. O Lucro antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização subiu 9% para 55 milhões de rupias contra 51 milhões de rupias durante o trimestre correspondente liderado por volumes maiores e realização ECU. O benefício total das centrais de Cáustica e Epóxi no complexo de Chlor-Alkali que Vilayat comissionou anteriormente irá acrescer no AF2014-15.

Projeto de Greenfield em Vilayat, Gujarat
Os testes para o projeto VSF em Vilayat começaram para a linha I em abril de 2014 e irão ser seguidos pela linha 2 muito em breve. Estas duas linhas têm uma capacidade de 77 mil TPA da capacidade total de 120 mil TPA a serem comissionados. As 2 linhas restantes concentradas em fibra de especialidade esperam comissionamentos no segundo trimestre do ano corrente.

Subsidiária de cimento (UltraTech Cement)
As vendas de cimento e tijolo para o trimestre aumentaram 9% para 13 milhões de toneladas, excedendo o desempenho do setor. O trimestre testemunhou uma pressão continuada nos custos de entrada e logística, dado o aumento do frete por linhas férreas e nos preços do diesel. As receitas líquidas para o trimestre saldaram-se em 6316 milhões de rupias (5821 milhões de rupias) O lucro líquido subiu 15% para 865 milhões de rupias comparado com 753 milhões de rupias no ano passado. Numa base sequencial, o lucro líquido aumentou 119% de 395 milhões de rupias no trimestre anterior.

Investimento de cimento
Com o comissionamento da unidade de trituração (1,45 milhões TPA) em Malkhed, Karnataka durante o trimestre, a capacidade do cimento aumentou para 57 milhões TPA.

As aprovações obrigatórias incluindo a sanção dos respetivos Supremos Tribunais e Comissão para a Concorrência da Índia foram obtidos para a aquisição da unidade de Cimento de Gujarat da Jaypee Cement Corp. (4,8 milhões MT). O esquema está agora sujeito à aprovação do SEBI. Espera-se que a transação esteja terminada no 1º trimestre do AF2014-15.

Com o comissionamento de todos os projetos brownfield atualmente sob implementação e a aquisição, a capacidade de cimento total aumentará de 57 milhões TPA para 70 milhões TPA e tijolo de 46,1 milhões TPA para 51,8 milhões TPA.

Perspectiva
No setor VSF, as margens permanecerão provavelmente sob pressão a curto prazo devido à sobrecapacidade na China. O abrandamento de novas adições de capacidade na China deve levar à melhoria no uso da indústria. Com a capacidade adicional a entrar no fluxo, a companhia está bem equipada para consolidar mais a sua posição de liderança na indústria.

No cimento, a procura de crescimento para a indústria deve gradualmente recuperar para 8% com a melhoria do ambiente económico.

Declaração admonitória
As declarações neste “Comunicado de Imprensa” descrevendo os objetivos, projeções, estimativas, expetativas ou previsões da companhia poderão ser “declarações projetadas no futuro” no âmbito do significado das leis e regulamentações de valores mobiliários. Os resultados atuais podem diferir materialmente dos expressos ou implicados. Existem fatores importantes que podem fazer uma diferença nas operações da companhia e que incluem as condições de fornecimento de procura indianas e globais, os preços dos produtos acabados, a disponibilidade e preço das matérias-primas, os preços e procura cíclicos nos principais mercados da companhia, a;lterações nas regulamentações governamentais, regimes fiscais, desenvolvimentos econômicos na Índia e nos países com os quais a companhia negoceia, bem como outros fatores tais como litígios e negociações laborais. A companhia não assume qualquer responsabilidade para emendar, modificar ou rever publicamente qualquer declaração com base no futuro, com base em qualquer desenvolvimento, informações ou eventos subsequentes, ou em caso contrário.