A Hindalco divulga resultados consolidados do quarto trimestre do FY2023

24 maio, 2023

Desempenho operacional resiliente apesar dos desafios inflacionários e macroeconômicos

Receita consolidada do ano inteiro mais alta de todos os tempos, de Rs.2.23.202 crore
O melhor EBITDA de Upstream de alumínio por tonelada do setor foi de US$ 825 no Q4
O EBITDA de cobre mais alto de todos os tempos, de Rs.598 crore no Q4

Desempenho do Q4 FY23 (vs Q4 FY22)

• Receita consolidada de Rs.55.857 crore, simelhante ao ano anterior, com aumento de 5% sequencialmente
  • PAT consolidado de Rs.2,411 crore, com queda de 37% em relação ao ano anterior, aumento de 77% sequencialmente
  • EBITDA consolidado de Rs.5.818 crore, com queda de 23% em relação ao ano anterior, aumento sequencial de 48%
  • O EBITDA trimestral de cobre mais alto de todos os tempos foi de Rs.598 crore, um aumento de 55% em relação ao ano anterior e de 10% em relação ao trimestre anterior
  • O EBITDA Ajustado da Novelis por tonelada foi de US$ 431*, com queda de 1% em relação ao ano anterior e aumento de 15% em relação ao trimestre anterior
  • Lucro líquido da Novelis de US$ 175 milhões*, com queda de 7% em relação ao ano anterior, aumento de 82% sequencialmente
  • A Hindalco inicia a entrega de alumínio de baixo carbono para clientes globais

Desempenho do FY23 (vs FY22)

• Receita consolidada de Rs.2.23.202 crore, um aumento de 14% em relação ao ano anterior
  • PAT consolidado de Rs.10.097 crore, queda de 26% em relação ao ano anterior
  • EBITDA consolidado de Rs. 24.131 crore, uma queda de 20% em relação ao ano anterior
  • O EBITDA do setor de Downstream de Alumínio atingiu o recorde histórico de Rs. 627 crore, um aumento de 64% em relação ao ano anterior
  • EBITDA de cobre mais alto de todos os tempos em Rs.2.253 crore, um aumento de 62% em relação ao ano anterior
  • Dívida líquida consolidada em relação ao EBITDA de 1,39x em 31 de março de 2023 contra 1,36x um ano atrás
  • A Hindalco-Novelis está entre os 1% com melhor pontuação em Pesquisa e Desenvolvimento Global ESG no setor de alumínio
  • O Conselho recomenda dividendos de 300% (Rs.3/ação) para o FY23 em comparação com 400% (Rs.4/ação) para o FY22

*De acordo com o US GAAP

Mumbai: A Hindalco Industries Limited, carro-chefe do setor de metais do Aditya Birla Group, divulgou um lucro líquido trimestral consolidado de Rs.2.411 crore, um crescimento sequencial de 77%, impulsionado por um foco contínuo no controle de custos e um desempenho operacional resiliente dos negócios na Índia. A Novelis apresentou um desempenho trimestral melhor, com lucro líquido de US$ 175 milhões, um aumento sequencial de 82%.

A receita consolidada para o ano inteiro atingiu o recorde histórico de Rs.2.23.202 crore, um aumento de 14% em relação ao ano anterior.

O Negócio de Cobre apresentou um desempenho exemplar no FY23, com um EBITDA recorde de Rs.2.253 crore, um aumento de 62% em relação ao ano anterior, apoiado por uma produção recorde de barras de cobre e vendas domésticas.

O EBITDA do Downstream de Alumínio para o ano atingiu o recorde histórico de Rs.627 crore, um aumento de 64% em relação ao ano anterior, devido a melhores preços e volumes. O setor de upstream de alumínio registrou receitas mais altas no FY23, no valor de 33.010 milhões de rúpias, um aumento de 7% devido aos maiores volumes de metal. Entretanto, o EBITDA do ano inteiro foi afetado pelas pressões inflacionárias. Apesar dos ventos contrários macroeconômicos, a Hindalco manteve um forte balanço patrimonial e uma posição de liquidez que ajudaram a empresa a manter o índice de Dívida Líquida sobre EBITDA abaixo de 2x.

Destaques Financeiros Consolidados para o trimestre e o ano encerrados em 31 de março de 2023

(crores de rupias)
Particulares Q4 FY22 Q3 FY23 Q4 FY23 FY22 FY23
Receita advinda das operações 55,764 53,151 55,857 1,95,059 2,23,202
Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA)
  A Novelis* 3,247 2,848 3,314 15,229 14,543
  Upstream de Alumínio 3,742 1,591 2,192 12,496 8,402
  Downstream de Alumínio 140 157 112 382 627
  Cobre 387 546 598 1,390 2,253
EBITDA do segmento de negócios 7,516 5,142 6,216 29,497 25,825
  Eliminação de lucros/ (perdas) entre segmentos (líquido) (19) 101 (58) (264) 414
  Receita/(despesa) não alocável - (Líquida) e ajustes dos GAAP 100 (1.313) (340) 823 (2.108)
EBITDA 7,597 3,930 5,818 30,056 24,131
Custos financeiros 805 934 986 3,768 3,646
PBDT 6,792 2,996 4,832 26,288 20,485
Depreciação e amortização (incluindo deterioração) 1,761 1,784 1,995 6,884 7,294
Participação nos lucros/(perdas) nos investimentos patrimoniais (líquido de impostos) 1 2 2 6 9
Lucro antes de Itens Excecionais e Impostos 5,032 1,214 2,839 19,410 13,200
Renda/(despesas) excepcional (líquida) (251) - - 164 41
Lucro antes dos impostos (após item excepcional) 4,781 1,214 2,839 19,574 13,241
Impostos 921 (148) 428 5,373 3,144
Lucro/(perda) das operações contínuas 3,860 1,362 2,411 14,201 10,097
Lucro/(perda) das operações descontinuadas
(9) - - (471) -
Lucro/(perda) após impostos 3,851 1,362 2,411 13,730 10,097
LPA (Rs./ação) 17.31 6.13 10.85 61.73 45.42

Comentando sobre os resultados, o Sr. Satish Pai, Diretor Administrativo da Hindalco Industries, disse: ”Nosso modelo de negócios diversificado continua a impulsionar o desempenho resiliente da Hindalco em tempos desafiadores. Nosso Negócio de Cobre apresentou resultados excepcionais, registrando o maior EBITDA de todos os tempos, impulsionado pela demanda robusta do mercado, operações estáveis e vendas de produtos com maior valor agregado. Nosso Negócio de Downstream de Alumínio na Índia, que registrou o maior crescimento de EBITDA de todos os tempos no FY23, reflete nosso foco estratégico no aprimoramento desse segmento. Apesar das tempestades macroeconômicas, a Novelis apresentou uma recuperação trimestre a trimestre, apoiada por melhores preços de produtos e um mix de produtos favorável.

Observando o futuro, um negócio na Índia livre de dívidas líquidas e um sólido balanço patrimonial continuarão a impulsionar nossas ambições de crescimento orgânico. Também continuamos a impulsionar nossa abordagem holística de ASG com metas específicas que vão além das emissões de carbono e abrangem outros aspectos críticos para o planeta, como desperdício, biodiversidade, positividade em relação à água e inclusão da comunidade.”

Resultados consolidados

A receita consolidada para o quarto trimestre foi de Rs.55.857 crore (vs. Rs.55.764 crore), semelhante em relação ao ano anterior e com aumento de 5% em relação ao trimestre anterior, devido a melhores realizações e volumes nas operações da Índia.

A Hindalco reportou um EBITDA de Rs.5.818 crore (vs. Rs.7.597 crore) no Q4 FY23, com uma queda de 23% em relação ao ano anterior, impactada por custos de insumos mais altos e macros desfavoráveis, parcialmente compensados pelo melhor desempenho operacional do Negócio de Cobre. Em uma base sequencial, o EBITDA aumentou 48%, impulsionado pelo melhor desempenho do Negócio de Alumínio e Cobre da Índia e da Novelis.

O PAT consolidado no Q4 FY23 foi de Rs.2.411 crore, em comparação com Rs.3.851 crore no Q4 FY22, com uma redução de 37% em relação ao ano anterior e um aumento de 77% em relação ao trimestre anterior. A dívida líquida consolidada em relação ao EBITDA ficou em 1,39x em 31 de março de 2023, contra 1,36x em 31 de março de 2022.

Desempenho do Segmento de Negócios no Q4 FY23 (vs Q4 FY22)

A Novelis

O total de remessas de produtos laminados planos foi de 936 Kt no Q4 FY23, em comparação com 987 Kt no Q4 FY22, com uma queda de 5% em relação ao ano anterior e um aumento de 3% em relação ao trimestre anterior, apoiado por remessas aeroespaciais mais altas e recorde quanto a remessas automotivas no Q4. A receita da Novelis no Q4 FY23 foi de US$ 4,4 bilhões (em comparação com US$ 4,8 bilhões), com uma queda de 8% em relação ao ano anterior, impactada pelos preços médios mais baixos do alumínio e pelo volume de vendas reduzido em relação ao ano anterior. A Novelis reportou um EBITDA ajustado de US$ 403 milhões (vs. US$ 431 milhões), uma queda de 6% em relação ao ano anterior e um aumento de 18% em relação ao trimestre anterior, suportado por preços mais altos de produtos e mix de produtos de volume. O EBITDA ajustado da Novelis por tonelada, de US$ 431, caiu 1% em relação ao ano anterior e aumentou 15% sequencialmente. O lucro líquido de operações contínuas, excluindo itens especiais, foi de US$ 175 milhões no Q4 FY23, uma queda de 7% em relação ao ano anterior e um aumento de 82% em relação ao trimestre anterior.

Alumínio (Índia)

A Receita Trimestral Upstream foi de Rs.8.050 crore no Q4 FY23, em comparação com Rs.9.253 crore no período do ano anterior. O EBITDA do upstream de alumínio ficou em Rs.2.192 crore no Q4 FY23, em comparação com Rs.3.742 crore no Q4 FY22, indicando uma queda de 41% em relação ao ano anterior e um aumento de 38% em relação ao trimestre anterior, apoiado por custos de insumos mais baixos. As margens do EBITDA do upstream foram de 27% e continuam a ser uma das melhores do setor global.

A receita downstream foi de Rs.2.738 crore no Q4 FY23, em comparação com Rs.3.282 crore no período do ano anterior. As vendas de alumínio downstream ficaram em 90 Kt contra 93 Kt no Q4 FY22, com uma queda de 4% em relação ao ano anterior e de 1% sequencialmente.

O EBITDA do downstream ficou em Rs.112 crore no Q4 FY23, em comparação com Rs.140 crore no Q4 FY22, com uma queda de 20% em relação ao ano anterior e de 29% em relação ao trimestre anterior. O EBITDA do downstream para o ano atingiu um recorde histórico de Rs.627 crore, um aumento de 64% em relação ao ano anterior, impulsionado por melhores preços e volumes.

Cobre

A receita trimestral do Negócio de Cobre foi de Rs.11.206 crore, um aumento de 14% em relação ao ano anterior, devido a preços globais mais altos do cobre e a maiores volumes. O EBITDA do Negócio de Cobre atingiu um recorde histórico de Rs.598 crore no Q4 FY23, em comparação com Rs.387 crore no Q4 FY22, um aumento de 55% em relação ao ano anterior e de 10% em relação ao trimestre anterior, apoiado por operações estáveis contínuas, vendas domésticas mais altas e melhores TC/RCs. As vendas trimestrais de cobre metálico atingiram um recorde de 117 Kt (vs. 105 Kt). As vendas de Barras de Fundição Contínua de Cobre (CCR) também atingiram um recorde de 95 Kt no Q4 FY23 (em comparação com 74 Kt), um aumento de 28% em relação ao ano anterior, alinhado com a crescente demanda do mercado por produtos de valor agregado.

Atualizações dos negócios e reconhecimento

• Fábrica de extrusões de alumínio de 34 Kt em Silvassa inicia sua produção comercial
  • Expansão adicional de 350 Kt atavés de um desgargalamento na Utkal Alumina em andamento
  • Vencedor do “KPMG India ESG Conclave and Awards 2023” no setor de manufatura industrial e automotivo
  • Vencedor do prêmio “Best Annual Report Award FY22” no setor de mineração e metais, concedido pelo Free Press Journal e pela Grant Thornton Bharat LLP
  • Nomeado entre os “40 melhores locais de trabalho da Índia em saúde e bem-estar 2022” pelo Great Places to Work® Institute (Índia)
  • A Hindalco-Novelis está entre os 1% com a melhor pontuação na S&P Global ASG no setor de alumínio em 2022, com uma pontuação de 83/100

Sobre a Hindalco Industries Limited

A Hindalco Industries Limited é a principal empresa de metais do Aditya Birla Group. Como uma potência metalúrgica de US$ 28 bilhões, a Hindalco é a maior empresa de alumínio do mundo em termos de receita e uma importante participante no setor de cobre, atendendo a mais da metade das necessidades de cobre da Índia.

A Hindalco opera em toda a cadeia de valor, desde a mineração de bauxita, o refino de alumina, a mineração de carvão, as usinas de energia cativas e a fundição de alumínio até a laminação, extrusões e folhas downstream. Juntamente com sua subsidiária Novelis, a Hindalco é a líder global em produtos laminados planos e a maior recicladora de alumínio do mundo.

A instalação de cobre da Hindalco na Índia é composta por uma fundição de cobre de categoria mundial, instalações derivadas e um embarcadouro cativo. A fundição de cobre está entre as maiores fundições personalizadas do mundo em um único local.

A presença global da Hindalco abrange 50 unidades de fabricação em 10 países. A Hindalco foi nomeada a empresa de alumínio mais sustentável do mundo nos Índices de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI) em 2020, 2021 e 2022.

Escritório registrado:
Ahura Centre, 1º Andar, Ala B,