Relatório da Hindalco sobre os Resultados Consolidados do Terceiro Trimestre do Exercício de 2024

13 fevereiro, 2024

Desempenho sólido das áreas de Alumínio e Cobre

PAT consolidado com aumento de 71% em relação ao ano anterior
EBITDA consolidado com aumento de 61% em relação ao ano anterior

Destaques de desempenho do 3.º trimestre do exercício de 2024

• Lucro líquido consolidado de 2.331 crore Rs, com aumento de 71% em relação ao ano anterior
  • EBITDA consolidado de 6.322 crore Rs, com aumento de 61% em relação ao ano anterior
  • EBITDA ajustado da Novelis por tonelada foi de 499 USD*, com aumento de 33% em relação ao ano anterior
  • EBITDA do Alumínio (Produção) de 2.443 crore Rs, com aumento de 54% em relação ao ano anterior; margens EBITDA de 30,7%
  • EBITDA recorde em Cobre de Rs. 656 crore Rs, com aumento de 20% em relação ao ano anterior
  • As unidades da Hindalco na Índia pagam antecipadamente a dívida de longo prazo de 4.370 crore Rs durante o ano
  • Dívida líquida consolidada em relação ao EBITDA de 1,43x no final de 31 de dezembro de 2023 (vs. 1,6x em 31 de dezembro de 2022)
  • A Hindalco inicia os trabalhos no primeiro projeto de reciclagem de lixo eletrônico e cobre da Índia em Gujarat
  • A Hindalco ganha o prêmio "Energy Transition Changemaker" na COP28
  • Hindalco entre 1% das melhores empresas de alumínio do setor no S&P Global (DJSI) Sustainability Yearbook 2024

*De acordo com o US GAAP

Hindalco Industries Limited, a empresa-modelo de metais do Aditya Birla Group, reportou um lucro líquido consolidado de 2.331 crore Rs, com aumento de 71% em relação ao ano anterior no 3.º trimestre do exercício de 2024, motivado por uma ótima prestação nos segmentos de Alumínio e Cobre. A unidade de Cobre atingiu um EBITDA trimestral recorde de 656 crore Rs, um aumento de 20% em relação ao ano anterior devido aos volumes mais elevados e às operações robustas da unidade. A Novelis reportou uma melhoria de 33% em relação ao ano anterior em termos do EBITDA ajustado e do EBITDA por tonelada no 3.º trimestre do exercício de 2024, motivada principalmente pela reciclagem favorável dos metais e pelos custos operacionais mais baixos. No segmento de Alumínio da Índia, o EBITDA de produção (upstream) do trimestre foi de 2.443 crore Rs, com um aumento de 54% em relação ao ano anterior motivado pelos custos de insumos mais baixos e pelo excelente desempenho operacional. A Empresa manteve um balanço e uma liquidez sólidos, com um índice de dívida líquida consolidada em relação ao EBITDA bem abaixo de 2x, posicionando-a bem para o crescimento orgânico.

Destaques financeiros consolidados para o trimestre encerrado em 31 de dezembro de 2023

(Centenas de milhares de rupias)
Particularidades T3 do Exercício Fiscal de 2023 T2 do Exercício Fiscal de 2024 T3 do Exercício Fiscal de 2024 9M - exercício de 2023 9M - exercício de 20234
Receita de Operações 53,151 54,169 52,808 167,345 159,968
Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (EBITDA)
  Novelis* 2,848 3,998 3,783 11,229 11,237
  Alumínio de Produção (Upstream) 1,591 2,074 2,443 6,210 6,452
  Alumínio de Pós-Venda (Downstream) 157 171 103 515 421
  Cobre 546 653 656 1,655 1,840
EBITDA do Segmento Empresarial 5,142 6,896 6,985 19,609 19,950
  Lucro Entre Segmentos/Eliminação de (Perda) (Líquida) 101 (1) (47) 472 (58)
  Renda Imputável/(Despesas) - (Líquido) e Ajustes GAAP (1313) (799) (616) (1.768) (1.365)
EBITDA 3,930 6,096 6,322 18,313 18,527
Custos Financeiros 934 1,034 944 2,660 2,970
PBDT 2,996 5,062 5,378 15,653 15,557
Depreciação e Amortização (incluindo redução ao valor recuperável) 1,784 1,864 2,051 5,299 5,705
Participação nos Lucros/(Perdas) em Investimentos Contabilizados no Patrimônio Líquido (Líquido de Impostos) 2 - 1 7 3
Lucro antes de Itens Excepcionais e Impostos 1,214 3,198 3,328 10,361 9,855
Rendas Excepcionais/(Despesas) (Líquidas) - 33 - 41 21
Lucro Antes dos Impostos (Após Item Excepcional) 1,214 3,231 3,328 10,402 9,876
Imposto (148) 1,035 997 2,716 2,895
Lucro/(Prejuízo) Após Impostos 1,362 2,196 2,331 7,686 6,981
EPS (Rupias/ação) 6.13 9.88 10.50 34.57 31.43
*De acordo com o GAAP dos EUA

O Diretor-Geral da Hindalco Industries, Satish Pai, comentou o seguinte sobre os resultados: "Continuamos crescendo apesar das condições de mercado difíceis, oferecendo um ótimo desempenho motivado pela maior variedade de produtos e pelos custos de insumos mais baixos em todas as unidades.

A unidade de Cobre registrou um EBITDA recorde com aumento de 20% em relação ao ano anterior, motivado pelo crescimento do volume e pelas operações robustas da unidade. O EBITDA da unidade de produção de Alumínio aumentou 54% em relação ao ano anterior, o que foi motivado pelas operações estáveis e pelos custos mais baixos das matérias-primas, o que nos mantém no primeiro quartil da curva de custos global. Continuamos investindo nas áreas de pós-venda (downstream) com crescimento mais promissor, tanto em Alumínio como em Cobre. A nossa unidade no estrangeiro e líder global em reciclagem - Novelis - obteve uma melhoria de 33% em relação ao ano anterior no EBITDA e no EBITDA por tonelada, motivada pela reciclagem favorável dos metais, pelos preços mais altos e pelos custos operacionais mais baixos.

A geração de caixa robusta nas operações da Índia permite uma maior desalavancagem de nossa atividade na Índia; a Hindalco pagou antecipadamente os empréstimos de longo prazo de 4.370 crores Rs durante o ano em um cenário com altas taxas de juros. No segmento de ESG, prevemos que nossa iniciativa inovadora de transição energética avance para os 100 MW de potência contínua sem carbono em nossa instalação de fundição de Odisha até o 4.º trimestre de 2024".

Resultados consolidados no 3.º trimestre do exercício de 2024 (vs. 3.º trimestre do exercício de 2023)

A receita consolidada do terceiro trimestre foi de 52.808 crore Rs (vs. 53.151 crore Rs no 3.º trimestre do exercício de 2023), uma diminuição de 1% em relação ao ano anterior. A Hindalco reportou um EBITDA de 6.322 crore Rs no 3.º trimestre do exercício de 2024 (vs. 3.930 crore Rs no 3.º trimestre do exercício de 2023), um aumento de 61% em relação ao ano anterior. O PAT consolidado no 3.º trimestre do exercício de 2024 foi de 2.331 crore Rs em comparação com 1.362 crore Rs no 3.º trimestre do exercício de 2023, um aumento de 71% em relação ao ano anterior. A dívida líquida consolidada em relação ao EBITDA foi de 1,43x no final de 31 de dezembro de 2023 vs. 1,6x em 31 de dezembro de 2022.

Desempenho do segmento empresarial no 3.º trimestre do exercício de 2024 (vs. 3.º trimestre do exercício de 2023)

Novelis

O total de remessas de produtos laminados planos foi de 910 Kt no 3.º trimestre do exercício de 2024 vs. 908 Kt no 3.º trimestre do exercício de 2023, estável em relação ao ano anterior. A receita da Novelis foi de 3,9 bilhões de dólares (vs. 4,2 bilhões), uma diminuição de 6% em relação ao ano anterior, devido à redução dos preços médios do alumínio. A Novelis reportou um EBITDA ajustado de 454 milhões de dólares (vs. 341 milhões), um aumento de 33% em relação ao ano anterior, motivado pela reciclagem favorável de metais, pelos preços mais altos e pelos custos operacionais mais baixos. O EBITDA ajustado por tonelada da Novelis, no valor de 499 $, subiu 33% em relação ao ano anterior.

Alumínio (Índia)

A receita de produção (upstream) foi de 7.971 crore Rs no 3.º trimestre do exercício de 2024 vs. 8.046 crore Rs no 3.º trimestre do ano fiscal de 2023. O EBITDA do Alumínio (Produção) foi de 2.443 crore Rs no 3.º trimestre do exercício de 2024, em comparação com 1.591 crore Rs no 3.º trimestre do exercício de 2023, um aumento de 54% em relação ao ano anterior, motivado pelos custos de insumos mais baixos. As margens do EBITDA upstream foram de 30,7% e continuam a ser uma das melhores do setor a nível global.

A receita no setor pós-venda (downstream) no 3.º trimestre foi de 2.547 crore Rs vs. 2.647 crore Rs no 3.º trimestre do ano fiscal de 2023. As vendas de alumínio downstream ficaram em 90 Kt vs. 91 Kt no 3.º trimestre do exercício de 2023, estável em relação ao ano anterior. O EBITDA downstream foi de 103 crore Rs no 3.º trimestre do exercício de 2024 em comparação com 157 crore Rs no 3.º trimestre do exercício de 2023, uma diminuição de 34% em relação ao ano anterior, devido ao impacto significativo da combinação pouco favorável de produtos e baixos volumes.

Cobre

A receita do segmento de Cobre foi de 11.954 crore Rs, um aumento de 16% em relação ao ano anterior, motivado pelos volumes e preços de venda mais altos. O EBITDA do segmento de Cobre atingiu um recorde de 656 crore Rs no 3.º trimestre do exercício de 2024 em comparação com 546 crore Rs no 3.º trimestre do exercício de 2023, um aumento de 20% em relação ao ano anterior, motivado pelas remessas maiores e pelas operações robustas do segmento. As vendas de cobre metálico atingiram 119 Kt (vs. 109 Kt). As vendas de hastes de cobre de fundição contínua (CCR) atingiram 93 Kt (vs. 88 Kt), um aumento de 6% em relação ao ano anterior, motivado pela crescente demanda do mercado por produtos de valor agregado e com o aumento da utilização de nossas usinas de hastes.

Atualizações e reconhecimento empresarial

• Novelis assina novos contratos com a Ball Corporation, Coke e Ardagh para a embalagem de bebidas para a nova instalação Bay Minette nos EUA. Embora as despesas de capital do projeto Bay Minette tenham escalado principalmente devido aos custos de construção mais elevados do que o inicialmente previsto, a lógica estratégica se mantém firme. O investimento oferece a vantagem de ser pioneiro na área, com uma instalação altamente eficiente que está sendo construída como investimento de longo prazo. Uma vez estabelecida, esta capacidade pode ser duplicada de modo eficiente em termos de custos e tempo, tal como se observou em vários outros projetos de expansão.
  • A Hindalco inicia os trabalhos no primeiro projeto de reciclagem de lixo eletrônico e cobre da Índia em Dahej, Gujarat; o terreno já foi adquirido.
  • A primeira instalação de tubos de cobre internos ranhurados (IGT) da Índia deverá entrar em funcionamento até o final de 2024. Os tubos IGT para ar condicionado e hastes especiais de cobre para ferrovias ajudarão a nação a alcançar a autossuficiência em componentes críticos ao abrigo da iniciativa " Make in India" do governo
  • A Hindalco ganha o prêmio "Energy Transition Changemaker" na COP28 pelo estabelecimento de um dos primeiros projetos de energia renovável contínua apoiado por hidroelétrica reversível, no setor de Alumínio
  • Hindalco entre 1% das melhores empresas de alumínio do setor pelo quarto ano consecutivo a nível global - 2020, 2021, 2022 e 2023 - no S&P Global’s Corporate Sustainability Assessment 2024 Yearbook
  • Hindalco Renukoot recebe 1.º prêmio nos National Energy Conservation Awards 2023, apresentados pelo Presidente da Índia