A Hindalco deverá adquirir a Aleris com um valor estimado de 2,58 biliões de dólares norte-americanos

27 julho, 2018

"Isto solidificará nossa posição como o interveniente n.º 1 de produtos de valor acrescentado de alumínio," diz o Sr. Kumar Mangalam Birla, Presidente, Aditya Birla Group.

• Múltiplo de aquisição de 7,2x com um EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) esperado de 360 milhões de dólares norte-americanos
  • Dívida líquida consolidade para o EBITDA esperada como sendo abaixo de 3,5x na hora do fecho
  • A Aleris tem uma pegada global, com instalações de fabrico na Europa, nos EUA e na Ásia
  • Fortalece a posição de liderança da Novelis no segmento automóvel de maior crescimento, com os ativos de melhor classificação na categoria em Lewisport, EUA, e em Duffel, na Bélgica
  • Marca a entrada da Novelis no segmento aeroespacial de topo, com capacidades tecnolôgicas no fabrico e investigação e desenvolvimento nas instalações da Aleris em Koblenz, na Alemanha
  • Papel de cadeia de valor de metais totalmente integradp no mercado asiático em expansão com as modernas instalações da Aleris em Zhenjiang, na China
  • O negócio de Produtos de Valor Acrescentado de Alumínio (VAP) indiano irá coletar capacidades do segmento de Edifícios e Construção (B&;C)

A subsidiária totalmente detida da Hindalco, a Novelis Inc., anunciou hoje a assinatura de um acordo definitivo para aquisição da Aleris Corporation, um dos principais intervenientes globais de produtos de laminagem de alumínio, com sede nos Estados Unidos, por 2,58 biliões de dólares norte-americanos, em um negócio de financiamento de dívida.

Diz o Sr. Kumar Mangalam Birla, Presidente, Hindalco: «Há mais de uma década, com a aquisição da Novelis, a Hindalco deu um enorme passo na arena global da indústria do alumínio. Fez da Hindalco uma multinacional global e trouxe consido clientes internacionais de topo e capacidades de melhor classificação na categora em produtos de valor acrescentado de alumínio. Desde então, a Novelis cresceu significativamente e continua sendo o líder global em seus mercados. A aquisição da Aleris é a próxima fase na nossa estratégia de crescimento dos produtos de valor acrescentado de alumínio. Isto solidificará nossa posição como o interveniente n.º 1 de produtos de valor acrescentado de alumínio. Após esta aquisição, estaremos bem posicionados para servir nossos clientes em várias geografias nos segmentos automóvel e, agora, aeroespacial de topo. Teremos presença ao longo da cadeia de valor de alumínio a jusante na Ásia, nos posicionando para um crescimento futuro na região. Isto também aumenta o acesso a capacidades de fabrico de categoria mundal para nossas operações de valor acrescentado de alumínio indianas e acelera nosso caminho para o fabrico de produtos de categoria mundial na Índia.»

Desde a aquisição de 6 biliões de dólares norte-americanos da Novelis, em agosto de 2007, a Novelis investiu mais 2 biliões de dólares norte-americanos no negócio ao longo da última década. O foco tem sido no incremento de uma posição de jogador antecipado nos mercados automóveis, criando uma diferenciação através do seu modelo operativo sustentável de reciclagem e aprofundamento do seu compromisso para com os mercados de crescimento futuros na América do Sul e na Ásia. Como resultado, hoje em dia a Novelis é a companhia número 1 no mundo no segmento de produtos de valor acrescentado de alumínio em termos de tamanho e em segmentos como o automóvel e das latas de bebidas, com ganhos que cresceram exponencialmente desde sua aquisição.

Ao nível do segmento de mercado, a aquisição enriquece o portfólio com o segmento automóvel em rápido crescimento e a entrada no segmento aeroespacial conduzido por tecnologia de ponta. Para além disso, o acesso às capacidades de molde contínuo aumentaria a posição competitiva da Hindalco no segmento de Edifícios e Construção (B&;C). De uma perspectiva da pegada, a Aleris tem uma base mais alargada de localizações de fabrico. Isto não aprofunda apenas a presença da entidade combinada em mercados desenvolvidos como os EUA e a Europa, mas também posiciona a Novelis bem nos mercados emergentes da Ásia. A Aleris investiu cerca de 900 milhões de dólares norte-americanos nos últimos anos nos negócios automóvel e aeroespacial. O incremento dessas capacidades a curto-prazo irá aumentar significativamente o crescimento da Novelis nas várias regiões e segmentos do mercado. Como resultado, a Novelis terá um portfólio de negócios mais diversificado nas várias regiões, segmentos e clientes.

O calibre das capacidades da Aleris é validado pelo negócio de contratos a longo-prazo de clientes de primeira categoria em setores como o automóvel e o aeroespacial. Koblenz, na Alemanha, é o núcleo global da Aleris de investigação e desenvolvimento e tem o histórico de mais de 50 anos no desenvolvimento e produção de produtos de categoria mundial - isto aumentará significativamente a força da Novelis em seu centro de I&;D do outro lado do Atlântico, em Kennesaw, nos EUA, trazendo novos conhecimentos de ligas e fabrico, permitindo-lhe ficar na vanguarda dos mercados no futuro.

A moderna instalação da Aleris em Zhenjiang, localizada próximo das instalações da Novelis em Changzhou, aumenta a posição competitva da Novelia na Ásia, lhe dando acesso à SHFE (Bolsa de Futuros de Xangai), integração de metais e fortalecendo sua liderança do mercado como provedor de folha de alumínio no mercado automóvel maior e em mais rápido crescimento onde se espera que a demanda por veículos elétricos cresça significativamente requerendo materiais leves, como o alumínio, para as baterias e carroçarias.

A Aleris é líder de mercado no segmento B&;C nos EUA, conduzida principalmente por sua tecnologia de mode contínuo ativada por reciclagem na usina de Uhrichsville e em outras usinas nos EUA. Este é tradicionalmente um segmento de mercado altamente competitivo, mas a qualidade e resposta da Aleris ajudou a sustentar sua liderança em esses mercados ao longo dos anos.

A Aleris está nas fases iniciais e acelerar seus investimentos automóveis em Lewisport, nos EUA. Esta usina vai buscar seus conhecimentos tecnolôgicos e de fabrico no setor automóvel à usina automóvel bem-estabelecida em Duffel, na Bélgica. Este aceleramento do ativo ultrapassa o prazo para a Novelis construir novas usinas e a ajuda a servir clientes no mercado automóvel de alumínio dos EUA, em rápido crescimento.

A aquisição aumenta a capacidade da Hindalco de trazer as últimas capacidades em produtos de valor acrescentado de alumínio para a Índia. O mercado do alumínio indiano está no limiar do crescimento, dado o estado de evolução do PIB per capita vs. consumo de alumínio no país - foi testemunhado um crescimento exponencial semelhante na China, há uma década. Em esses estágios iniciais do crescimento e potenciados pela campalha Make-in-India do governo, segmentos como B&;C e dos transportes deverão crescer significativamente. Dada a sua sinergia com a Novelis, a Hindalco se tornou o líder de mercado em produtos de valor acrescentado de alumínio na Índia e está prestes a capturar este crescimento no futuro. Para além disso, os conhecimentos da Aleris em este segmento darão ao negócio de produtos de valor acrescentado de alumínio indiano da Hindalco uma vantagem sobre a concorrência local, permitindo a competição com intervenientes globais que se aventuram no lucrativo mercado indiano.

As receitas consolidadas da Proforma serão de cerca de 21 biliões de dólares norte-americanos, com uma base de empregados de cerca de 40 000. Os detalhes das principais instalações de fabrico são listados abaixo.

Esta aquisição da Aleris Corp. pela Novelis Inc. está sujeita às condições de fecho e aprovações regulamentares habituais.

As declarações em este «Comunicado de Mídia» descrevendo os objetivos, projeções, estimativas, expetativas ou previsões da companhia poderão ser «declarações projetadas para o futuro» no âmbito da legislação e regulamentações de títulos aplicáveis. Os resultados reais podem diferir materialmente dos expressos ou implícitos. Os fatores importantes que podem fazer uma diferença nas operações da companhia incluem as condições de oferta-procura globais e indianas, os preços dos produtos finais, disponibilidade e preços das matérias-primas, procura e tarifação cíclicas nos principais mercados da companhia, a;lterações nas regulamentações do Governo, regimes fiscais, desenvolvimentos econômicos na Índia e nos países com os quais a companhia faz negócios e outros fatores como negociações de litígios e laborais. A companhia não assume qualquer responsabilidade para emendar, modificar ou revisar publicamente qualquer declaração com base em projeções para o futuro, com base em qualquer desenvolvimento, informação ou eventos subsequentes ou contrários.

Sobre a Hindalco Industries Limited

Hindalco Industries Limited (HIL), a companhia insígnia de metais do Aditya Birla Group, é um dos principais intervenientes no fabrico de alumínio e cobre. Se trata da maior companhia de laminagem de alumínio do mundo e um dos maiores produtores asiáticos de alumínio primário. Na Índia, as unidades de alumínio da companhia por todo o país englobam toda a gama de operações, desde a mineração de bauxite, refinação de alumina, mineração de carvão, geração de potência cativa e fundição de alumínio, para a adição de valor a jusante de laminagem, extrusões e folhas de alumínio. A Birla Copper, a instalação de cobre da companhia, é composta por uma fundição de cobre de categoria mundial, instalações a jusante, uma usina de fertilizantes e um embarcadouro cativo. A fundição de cobre se encontra entre as maiores fundições personalizadas do mundo em uma única localização. A Birla Copper produz cátodos de cobre e varetas de copre de molde contínuo, bem como outros produtos derivados.

Sobre a Novelis Inc.

A Novelis Inc., uma subsidiária totalmente detida pela HIL, é o líder global de produtos de laminagem de alumínio e a maior empresa de reciclagem de alumínio do mundo. A companhia tem sede em Atlanta, Geórgia, opera em 10 países, tem cerca de 11 000 empregados e teve 11,5 biliões de dólares norte-americanos de receitas para o seu ano fiscal de 2018. A Novelis fornece folha de alumínio premium e produtos de folha para os mercados do transporte, embalagem, construção, industrial e de eletrônica de consumo na América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul.

Sobre a Aleris Corp. A Aleris é uma companhia de capitais privados e está entre os principais produtores de produtos de laminagem de alumínio do mundo. Com sede em Cleveland, no Ohio, a Aleris opera 13 instalações de produção na América do Norte, Europa e Ásia. Para mais informações, visite www.aleris.com.

Aquando da finalização da aquisição da Aleris, as capacidades globais nas várias localizações e geografias serão como indicadas abaixo:

Novelis Inc – 3,3 milhões de
toneladas*

América do Norte

• Berea, Kentucky
  • Fairmont, Virgínia Ocidental
  • Greensboro, Geórgia
  • Kingston, Ontário
  • Logan, Kentucky (JV)
  • Oswego, Nova Iorque
  • Terre Haute, Indiana
  • Warren, Ohio

Aleris Corp – 1 milhão de toneladas*

Automóvel

• Duffel, Bélgica (Europa)
  • Lewisport, Kentucky (EUA)
  • Voerde, Alemanha (Europa)

América do Sul

• Pindamonhangaba, Brasil
  • Santo André, Brasil

Aeroespacial

• Koblenz, Alemanha (Europa)
  • Zhenjiang, China (Ásia)

• Bresso, Itália
  • Crick, Reino Unido
  • Göttingen, Alemanha
  • Latchford, Reino Unido
  • Ludenscheid, Alemanha
  • Nachterstedt, Alemanha
  • Neuss, Alemanha (JV)
  • Ohle, Alemanha
  • Pieve, Itália
  • Sierre, Suíça

Molde Contínuo (Edifícios e Construção e Reciclagem)

• Ashville, EUA
  • Buckhannon, EUA
  • Clayton, EUA
  • Davenport, EUA (Instalação 1)
  • Davenport, EUA (Instalação 2)
  • Lincolnshire, EUA
  • Richmond, EUA
  • Uhrichsville, EUA

Ásia

• Binh Doung, Vietnã
  • Changzhou, China
  • Ulsan, Coreia do Sul (JV)
  • Yeongju, Coreia do Sul

Hindalco India n.º (produtos de valor acrescentado) – 0,4 milhões de toneladas*

• Alupuram, Kerala
  • Belur, Bengala Ocidental
  • Hirakud, Odisha
  • Mouda, Maharashtra
  • Renukoot, Uttar Pradesh
  • Taloja, Maharashtra

* A produção dependerá do mix de produtos real.

N.º de instalações a montante de alumínio, mineração e cobre indianas não indicado acima