A Idea Cellular anuncia resultados não auditados para o terceiro trimestre (T3) e nove meses findos a 31 de dezembro de 2015.

21 janeiro, 2016

Destaques – T3 AF16
Idea – Independente1 Receitas rupias 90 089 milhões EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) rupias 28 513 milhões PAT (Lucro depois de impostos) rupias 6614 milhões
Idea – Consolidada2 Receitas rupias 90 097 milhões EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) rupias 31 285 milhões PAT (Lucro depois de impostos) rupias 7642 milhões
INR milhões
  Idea independente1 Idea consolidada2
  T3 AF16 T2AF16 YTD (Ano até à data) T3 AF16 YTD (Ano até à data) T3 AF15 T3 AF16 T2AF16 YTD (Ano até à data) T3 AF16 YTD (Ano até à data) T3 AF15
Receitas - Áreas de Serviços Estabelecidas3 84,063 81,045 2,47,625 2,18,526
Receitas - Novas Áreas de Serviço4 6,026 5,754 17,228 12,857
Receitas totais 90,089 86,799 2,64,853 2,31,383 90,097 86,891 2,64,971 2,31,484
EBITDA - Áreas de Serviços Estabelecidas3 30,295 29,548 91,153 75,258
EBITDA - Novas áreas de serviço 4 (1,782) (1,775) (5,254) (5,407)
EBITDA total 28,513 27,773 85,899 69,851 31,285 30,570 94,139 77,473
EBITDA % - Áreas de Serviços Estabelecidas3 36.0% 36.5% 36.8% 34.4%
EBITDA % - Novas Áreas de Serviço 4 -29.6% -30.9% -30.5% -42.1%
EBITDA total % 31.6% 32.0% 32.4% 30.2% 34.7% 35.2% 35.5% 33.5%
Depreciação e Amortização 15,206 14,327 43,660 35,152 16,231 15,381 46,771 38,159
EBIT (Lucros antes de juros e impostos) 13,307 13,446 42,239 34,699 15,054 15,190 47,369 39,314
Juros e Custos de Financiamento (Líquido) 3,175 2,516 8,251 3,901 3,349 2,726 8,867 4,703
Dividendo da Indus - - - 4,648 - - - -
PBT (Lucro antes de impostos) 10,132 10,930 33,988 35,446 11,705 12,464 38,501 34,611
PAT 6,614 7,102 22,116 24,695 7,642 8,093 25,043 22,512
Lucro Direto5 23,493 25,318 74,342 58,671 25,512 27,360 80,309 59,560

A preferência dos consumidores pela marca Idea continua a aumentar, já que a companhia adicionou 29,7 milhões de assinantes a mais (em VLR) no ano de calendário de 2015, servindo agora 182 milhões de clientes de qualidade, fornecendo à Idea uma plataforma única para o crescimento futuro na voz móvel, banda larga sem fios, conteúdos digitais e serviços de banca móvel, etc. A quota de mercado de assinantes da companhia (no VLR) passou os 19,1% (outubro de 2015, relatório TRAI) e a quota de mercado de receitas está em 18,5% para o T2AF15; uma melhoria na quota de 1,2% (VLR e RMS) em relação ao último ano.

Em contraste com um tamanho de mercado de assinantes superior, o crescimento de receitas da indústria estimado nos primeiros nove meses do AF16 em relação ao AF15 tem tendência a ser tão baixo quanto 5,5-6,5% em relação a um crescimento de 10,9% no mesmo período no ano anterior. Este crescimento da receita inferior se deve a uma quebra na taxa realizada da voz através da taxa do acordo de custo de IUC de entrada móvel regulamentado pela TRAI dos anteriores 20p para 14p/minuto, efetiva a partir de 1 de março de 2015, baixando o limite para os custos da chamada de roaming nacional e SMS efetivos a partir de 01 de maio de 2015, com uma pressão intensa sobre a taxa realizada de dados móveis, enquanto o crescimento da procura do consumidor por banda larga sem fios é mais lento do que o abastecimento aumentado dos operadores que estão lançando/expandindo as pegadas 3G/4G.

Em comparação, as tendências de negócio a longo prazo da Idea permanecem robustas, já que as receitas independentes para o trimestre cresceram 12,4% (crescimento de 16,4% após a regularização da a;lteração do acordo IUC) para 90 089 milhões de rupias, em relação a 80 148 milhões de rupias no T3AF15. Os fatores que estão potenciando o crescimento da receita são liderados pelo volume, incluindo a expansão homóloga dos minutos de voz @ 16,7% para 199,2 milhares de milhões de minutos e dados móveis (2G+3G+4G) @ 75,8% para 81,0 milhares de milhões MB, no T3AF16. Contudo, o declínio homólogo na taxa realizada de voz @ 10,6% (incluindo o impacto IUC) e na taxa realizada de dados móveis @ 17,2%, deprimiram o crescimento das receitas globais.

Durante o ano de 2015, a Idea suportou a sua visão centrada no consumidor integrando a maior quantidade de locais de celulares de sempre, 32 385 (2G+3G+4G), expandindo a cobertura da população de serviços da Idea 2G para quase 974 milhões de indianos e a pegada se serviços de banda larga sem fios 3G e 4G para cobrir 340 milhões da população indiana, enquanto a rede de fibra se expandiu para além de 105 000 Km, ajudando a companhia a se preparar para a próxima onda da revolução da Internet móvel. O gasto no investimento no T3AF16 de 23 135 milhões de rupias foi financiado pelo lucro direto de 23 493 milhões de rupias para o trimestre.

O EBITDA trimestral independente de 28 513 milhões de rupias cresceu anualmente 14,7% (24 860 milhões de rupias no T3AF15) em 31,6% de margem, uma melhoria de 0,6% em relação ao T3AF15

Durante dezembro de 2015, o espectro de 900 MHz expirado (licenças de 1995-2015) para sete áreas de serviço estabelecidas foi substituído por um novo espectro liberalizado de 900 MHz ganho no leilão de espetro de março de 2015 (o espectro nas duas áreas de serviços restantes de Karnataka e Punjab será substituído pelo novo espectro liberalizado em abril de 2016). Em dezembro, a Idea lançou os seus próprios serviços de 3G na área de serviço metropolitana de Calcutá do 13º círculo, alargando a cobertura do seu próprio espectro 3G a 79% da base de receitas da Idea. Para além disso, no mesmo mês, a companhia lançou seus serviços 4G em quatro áreas de serviço de telecomunicações do sul da Índia. Consequentemente, o custo de «Depreciação e Amortização» de 15 206 milhões de rupias e «Custo de Juros e Financeiro» (líquido) de 3175 milhões de rupias incluem os custos adicionais relacionados com o novo espectro mencionado acima, a partir da data da mudança/lançamento

O «Lucro Depois de Impostos» da Idea independente é de 6614 milhões de rupias em comparação com 6783 milhões de rupias no T3AF15. A dívida líquida é agora de 376,9 milhares de milhões de rupias, incluindo quase todas as responsabilidades de pagamento diferidas dos leilões de espectro passados, incluindo o leilão de março de 2015. A dívida líquida em relação ao EBITDA anualizado do T3AF16 fica em 3,30.

A base de consumidores de dados móveis líquida (2G+3G+4G) permaneceu estável em 41,4 milhões (41,3 milhões no T2AF16), uma vez que a companhia estreitou o seu reporte de assinantes de dados. A utilização de dados móveis mais elevada por cliente de dados @ 653 MB (470 MB no T3AF15) ajudou a melhorar o mix de dados móveis ARPU para 145 rupias no T3AF16 (em relação a 126 rupias no T3AF15). A contribuição de receitas não de voz melhorou 28,1% este trimestre, em relação a 23,1% no ano anterior.

Ao longo do último ano, a base de assinantes de dados 3G para a companhia aumentou em 8,2 milhões para 21,2 milhões no T3AF16, ainda uma penetração baixa de 12,3% nos assinantes EoP, enquanto, em comparação, 55,5 milhões (aumento anual de 27,3 milhões) da enorme base de assinantes de 172 milhões da Idea atualizaram seus celulares para dispositivos/smartphones 3G/4G. O ARPU de dados de um cliente de dados 3G está em um nível saudável de 196 rupias durante o T3AF16, para além de gastos de clientes em VAS de voz e de não dados.

A 23 de dezembro de 2015, a companhia anunciou o próximo passo histórico importante na viagem das telecomunicações da Idea, com o lançamento de sua rede 4G de alta velocidade nas 4 áreas de serviço do sul da Índia do Andhra Pradesh (incluindo Telangana), Karnataka, Kerala e Tamil Nadu. Para mais, a 14 de janeiro de 2016, a Idea aumentou seus serviços 4G para os círculos de telecomunicações do Madhya Pradesh e Chhattisgarh, Punjab e Haryana, cobrindo agora 183 cidades em sete círculos para serviços LTE de alta velocidade. A Idea detém atualmente um espectro 4G de 1800 MHz em 10 círculos de telecomunicações, o que cobre 50% do mercado de telecomunicações indiano, mas mais de 60% das receitas da Idea. A companhia está posicionada para lançar seus serviços 4G nas restantes áreas de serviços de telecomunicações do Maharashtra e Goa, Orissa e North East até março de 2016, planejando alargar sua pegada 4G a mais de 750 cidades até junho de 2016. O espetro de banda larga sem fios 3G e/ou 4G próprio da Idea cobre 87% da sua base de receitas.

Adicionalmente, a Idea assinou recentemente um acordo com a Videocon Telecommunications Limited para a transferência do «Direito de Uso» do espectro de 1800 MHz em dois dos principais mercados de liderança de telecomunicações da Idea, no Gujarat e Uttar Pradesh (Ocidental). Após o término desta transação, os serviços 4G da Idea serão alargados para 12 áreas de serviços cobrindo 75% da base de receitas da Idea. Para aumentar o uso dos serviços de dados móveis, a companhia anunciou recentemente o lançamento dos Idea Digital Content Services com planos de assinatura atrativos em parceria com provedores de conteúdos líderes no mercado, incluindo os últimos conteúdos e uma vasta gama de conteúdos para música, filmes e jogos, etc.

A um nível consolidado, incluindo a contribuição da Indus de 16%, em uma base homóloga, a receita bruta no T3AF16 cresceu 12,4% para 90 097 milhões de rupias, o EBITDA cresceu em 13,7%, para 31 285 milhões de rupias, a margem EBITDA melhorou em 0,4% para 34,7% e o PAT deste trimestre é de 7642 milhões de rupias.

A procura de consumo crescente e afinidade com a marca, a expansão das infraestruturas sem fios e os fluxos de caixa fortes da companhia reafirmam a capacidade da Idea de permanecer no rumo da sua missão declarada de um crescimento consistente, competitivo, responsável e lucrativo. A companhia, com seu registro invejável do provedor de serviços de telecomunicações com crescimento mais rápido dos últimos oito anos, está bem preparada para ir de encontro a todos os desenvolvimentos voláteis, incertos, complexos e ambíguos, à medida que fortalece a sua posição no mercado, quer no negócio de voz móvel quer no de dados.

Notas:

• Idea Independente representa a Idea e as suas subsidiárias a 100%. Efetivamente, isto engloba todas as operações, excluindo as joint ventures, ou seja, a Indus.
  • Idea Consolidada representa a Idea Independente e a consolidação proporcionada da Indus (a 16%).
  • As Áreas de Serviço Estabelecidas representam 15 áreas de serviço, nomeadamente Maharashtra e Goa, Gujarat, Andhra Pradesh, Madhya Pradesh e Chhattisgarh, Deli, Kerala, Haryana, Uttar Pradesh West e Uttaranchal, Uttar Pradesh East, Rajastão, Himachal Pradesh, Punjab, Karnataka, Bombaim e de Bihar.
  • As Novas Áreas de Serviço representam as sete áreas de serviço de Orissa, Tamil Nadu, J&;K, Calcutá, West Bengal, Assam e North East.
  • O lucro Direto é calculado como uma soma do PAT, depreciação e amortização, pagamento por conta de ESOP e impostos diferidos, para o período relevante.
  • Os números para períodos anteriores foram reagrupados, sempre que necessário.

Sobre a Idea Cellular Ltd

A Idea Cellular é a terceira maior operadora wireless da Índia, com uma quota de mercado de receitas de 18,5% (T2AF16). A Idea é cotada na National Stock Exchange (NSE) e na Bombay Stock Exchange (BSE), na Índia. A Idea é parte do Aditya Birla Group, um dos maiores grupos empresariais da Índia. O Aditya Birla Group é um conglomerado de empresas com operações em mais de 30 países. O Aditya Birla Group tem uma história de mais de 50 anos e tem negócios em, entre outras, nas indústrias de telecomunicações móveis, metais e mineração, cimento, negro de carbono, têxteis, vestuário, químicos, fertilizantes, seguros de vida e serviços financeiros.