Novelis para a construção de 2,5 bilhões de dólares de instalações de reciclagem e laminagem de alumínio com baixo teor de carbono

11 maio, 2022

As instalações irão apoiar a forte procura de embalagens de bebidas de alumínio e soluções para automóveis

Atlanta: A Novelis Inc., o principal fornecedor de soluções sustentáveis de alumínio e líder mundial em laminagem e reciclagem de alumínio, anunciou hoje que investirá 2,5 bilhões de dólares na construção de uma nova fábrica de reciclagem e laminagem com baixo teor de carbono em Bay Minette, Alabama, EUA. As instalações altamente avançadas terão uma capacidade inicial de 600 quilotoneladas de produtos de alumínio acabado por ano.

"Este investimento marca o início de outra fase de crescimento transformacional para a Novelis", disse Kumar Mangalam Birla, Presidente do Grupo Aditya Birla e do Conselho de Administração da Novelis. "Continuamos a investir em cada um dos mercados que a Novelis serve - desde a lata de bebidas ao automóvel, aeroespacial e especialidades - e em todas as geografias". A Novelis tem um historial de sucesso no fornecimento aos clientes das soluções de alumínio de baixo carbono e sustentável que procuram, e continuaremos a armazenar a história com esse investimento e outros por vir". E acrescentou: "Esse é também o maior projeto de expansão global do Grupo Aditya Birla e levará o investimento total do Grupo nos EUA através de empresas para mais de 14 bilhões de dólares".

Mais de metade da capacidade das novas instalações será utilizada para servir a procura crescente de latas de latas de alumínio na América do Norte, que é impulsionada pela preferência dos consumidores por embalagens mais sustentáveis.

"Através deste investimento, estamos a fazer um compromisso demonstrativo para continuar a crescer ao lado dos nossos clientes e satisfazer as suas necessidades de soluções de alumínio de baixo carbono e altamente sustentáveis", disse Steve Fisher, Presidente e CEO da Novelis Inc. "Além disso, estamos bem posicionados para expandir eficazmente a capacidade destas instalações no futuro - acima dos 600kt anunciados hoje - para captar a forte procura em curso. A nossa disponibilidade para investir para servir mercados em crescimento é um exemplo perfeito de como estamos a cumprir o objetivo da nossa empresa de moldar um mundo sustentável em conjunto"

A decisão da Novelis de construir uma fábrica de reciclagem e laminagem totalmente integrada e de raiz é apoiada por uma forte procura norte-americana de alumínio laminado plano e com baixo teor de carbono por parte dos fabricantes de latas e empresas de bebidas. As latas, garrafas e copos de alumínio para bebidas são os modelos de embalagem sustentável e de economia circular. Com um ciclo de vida médio "lata a lata" de apenas alguns meses, uma lata que é reciclada hoje em dia pode estar de volta às prateleiras das lojas em apenas 60 dias.

"Como líder mundial no fornecimento de embalagens de alumínio infinitamente recicláveis para bebidas, a Ball está empenhada em criar uma economia circular na indústria do alumínio e descarbonizar a cadeia de valor é fundamental para este trabalho", disse Ron Lewis, chefe de operações da Ball Corporation, global de embalagens para bebidas. "A nova fábrica de reciclagem e laminação da Novelis não só acrescentará a muito necessária produção doméstica de alumínio sustentável aqui na América do Norte, como o fará ao mesmo tempo que diminuirá a pegada de carbono dos produtos que criamos".

A instalação será a primeira fábrica de alumínio totalmente integrada construída nos Estados Unidos em 40 anos. Espera-se que crie até 1.000 carreiras altamente remuneradas e avançadas no fabrico moderno. Será também a mais sofisticada e sustentável do seu género. O seu objetivo será ser neutro em carbono líquido para os âmbitos 1 e 2, ser alimentado principalmente por energia renovável, utilizar água reciclada e ser uma instalação de desperdício zero. Também dependerá do transporte ferroviário, que pode reduzir as emissões de carbono relacionadas com a logística até 70 por cento em comparação com o transporte rodoviário. A instalação fará uso significativo de tecnologias avançadas de automação e digitais, incluindo inteligência artificial, realidade aumentada e robótica.

Com a adição de um novo centro de reciclagem de latas de bebidas, a Novelis será em breve capaz de reciclar 90 bilhões de latas a nível mundial, em comparação com os 74 bilhões de latas de bebidas usadas que a empresa recicla atualmente. Para apoiar isso, a Novelis tem trabalhado para desenvolver economias circulares para o alumínio através de políticas públicas estaduais e federais, bem como através de parcerias com clientes e outros interessados em novas abordagens que encorajem e incentivem os consumidores americanos a reciclar com mais frequência.

"As latas de alumínio são uma forma importante de embalagem que, quando recicladas, desempenham um papel vital nos nossos esforços globais para reduzir os resíduos", disse John Murphy, Diretor Financeiro da Empresa da Coca-Cola. "O anúncio dessas novas instalações de reciclagem e laminagem com baixo teor de carbono pelos nossos parceiros de longa data na Novelis irá beneficiar o sistema da Coca-Cola, os nossos clientes e consumidores, reduzindo ao mesmo tempo o impacto no ambiente".

O trabalho do site está agora em curso e a empresa espera começar a sua entrada em funcionamento em meados de 2025.

Para além do mercado de latas de bebidas, as instalações servirão também o mercado automóvel, onde o alumínio é o material de crescimento mais rápido, uma vez que os fabricantes de automóveis fazem planos para atingir os seus objetivos de sustentabilidade.

Sobre a Novelis

A Novelis Inc. é movida pelo seu propósito de moldar juntos um mundo sustentável. Somos líderes globais na produção de produtos e soluções inovadoras em alumínio e a maior recicladora de alumínio do mundo. Nossa meta é ser líder no fornecimento de soluções de alumínio sustentáveis e com baixa emissão de carbono e alcançar uma economia totalmente circular por meio de parcerias com nossos fornecedores e com nossos clientes dos setores aeroespacial, automotivo, de latas de alumínio e especialidades em toda a América do Norte, Europa , Ásia e América do Sul. A Novelis teve vendas líquidas de 17,1 bilhões de dólares no ano fiscal de 2022. A empresa é uma subsidiária da Hindalco Industries Limited, líder do setor de alumínio e cobre, e a principal empresa de metais do Aditya Birla Group, um conglomerado multinacional com sede em Mumbai. Para obter mais informações, visite novelis.com.

Declarações prospectivas

As declarações feitas nesse comunicado à imprensa que descrevem as intenções, expectativas ou previsões da Novelis podem ser declarações prospetivas no sentido das leis de valores mobiliários. Exemplos de declarações prospetivas nesse comunicado à imprensa incluem planos para investir aproximadamente 2,5 mil milhões de dólares, pretende ser neutro em carbono para as emissões de âmbito 1 e 2, e a criação de aproximadamente 1.000 novos empregos na Bay Minette. A Novelis adverte que, por sua natureza, as declarações prospectivas envolvem risco e incerteza. Não pretendemos e nos exoneramos de qualquer informação para atualizar quaisquer declarações futuras, seja como resultado de novas informações, efeitos futuros ou pelo contrário. Os fatores de risco importantes que podem ter impacto nos resultados estão incluídos na rubrica "Fatores de Risco" no Formulário 10-K da empresa apresentado à Comissão de Títulos e Câmbios para o ano fiscal terminado a 31 de Março de 2022.