UltraTech anuncia resultados financeiros para o 3º trimestre do ano fiscal de 2022

17 janeiro, 2022

Volumes crescem 13% nos primeiros 9 meses

PAT sobre 8% durante o trimestre

(Rupias em centenas de milhar de rupias)
  Consolidado Independente
Particulares 3º trimestre do ano fiscal de 2022 3º trimestre do ano fiscal de 2021 3º trimestre do ano fiscal de 2022 3º trimestre do ano fiscal de 2021
Vendas líquidas 12,710 12,144 12,186 11,708
PBIDT (Lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) 2,490 3,362 2,330 3,206
PBT (Lucro antes de impostos) 1,634 2,332 1,556 2,303
PAT (Lucros depois de Impostos)* 1,708 1,584 1,632 1,550
*Observação: Durante o trimestre concluído em 31 de dezembro de 2021, a empresa (i) reverteu a provisão acumulada para impostos no valor de 323,35 centenas de milhares de rupias e (ii) direito de crédito fiscal alternativo mínimo acumulado de 211,86 centenas de milhares de rupias

COVID-19

Com a variante ômicron da COVID-19 se espalhando rapidamente, o impacto na economia continua sendo visto.

Com planos de continuidade de negócios implementados, a UltraTech está melhor posicionada para enfrentar a atual onda da pandemia. Assim como nas ondas anteriores, a empresa continua acompanhando de perto a situação e o impacto nas suas operações. A segurança e o bem-estar dos funcionários e parceiros de negócios continuam sendo sua principal prioridade. A empresa também está implantando um programa de reforço vacinal para dependentes de funcionários com mais de 60 anos.

RESULTADOS FINANCEIROS

As vendas líquidas consolidadas foram de 12.710 centenas de milhares de rupias em comparação a 12.144 centenas de milhares de rupias no período correspondente do ano anterior. O lucro depois de impostos subiu 8 por cento, de 1.584 para 1.708 centenas de milhares de rupias. Houve um ganho único de 535 centenas de milhares de rupias em impostos para anos anteriores.

OPERAÇÕES

Depois de ganhar ritmo em outubro de 2021, a demanda desacelerou substancialmente em novembro de 2021 como resultado da proibição de construções na Região da Capital Nacional de Delhi (NCR), monções prolongadas no sul e alguns estados do norte, problemas com areia na região leste e em partes de Uttar Pradesh, e a temporada de férias de Diwali. A empresa ainda conseguiu manter uma forte trajetória de crescimento, registrando 13,2% de aumento nos volumes de vendas domésticas de cimento nos nove meses que se encerraram em dezembro de 2021, apesar de um ligeiro declínio no trimestre relatado. Na frente de custos, os preços internacionais do coque de petróleo e do carvão começaram a cair durante este trimestre, embora as taxas predominantes ainda estejam em níveis elevados em relação ao ano anterior. Os preços do diesel subiram 24% em relação ao ano anterior, apesar da recente redução de impostos/outros encargos pelo governo central e pelos governos estaduais.

Durante o trimestre, a empresa pagou empréstimos no valor de 3.459 centenas de milhares de rupias. As amortizações foram financiadas através de provisões internas e reduziram a exposição da empresa à taxa de juros flutuante.

A empresa encomendou 19 MW de unidades de recuperação de calor (WHRS) e 53 MW de energia solar. Com essa expansão, a participação de energia verde da empresa subiu para 16%, o que inclui 156 MW de WHRS e 221 MW de energia solar.

DESPESAS DE CAPITAL

Em uma reunião realizada hoje, o conselho aprovou 965 centenas de milhares de rupias para investimento em bens de capital para modernização e expansão da capacidade em Birla White, do atual LTPA de 6,5 para 12,53 LTPA, o que será feito em etapas. A capacidade adicional progressiva ficará operacional gradualmente. A expansão de capacidade ajudará a Birla White a fortalecer sua presença no crescente mercado de cimento branco, reduzindo sua dependência de importações de alto custo.

A

UltraTech iniciou as operações em seu terminal de carga em Kalamboli, Navi Mumbai. Esse é o 7o terminal de carga da empresa. Os seis anteriores estão localizados em Cochin em Kerala; Mangalore e Doddaballapur em Karnataka; Uran e Pune em Maharashtra e Shankarpalli em Telangana. Com capacidade para movimentar cerca de 1,2 mtpa de cimento e considerando os grandes projetos de desenvolvimento de infraestrutura em Mumbai e arredores, o terminal de carga fortalecerá a empresa para aumentar ainda mais suas vendas de cimento a granel. O cimento será trazido a granel para este terminal a partir de suas diversas unidades de fabricação. Isso ajudará efetivamente na redução do custo do frete, com aumento do uso do transporte ferroviário. Este é mais um passo da empresa para reduzir as emissões de carbono e impulsionar o crescimento sustentável.

A empresa comissionou a Linha II da Unidade de Moagem Bara em Uttar Pradesh, com capacidade de cimento de 2 mtpa. A linha I foi comissionada anteriormente em janeiro de 2020 e já está operando com uma utilização da capacidade de mais de 80%. Essa capacidade adicional ajudará a UltraTech a atender à crescente demanda de cimento na região central da Índia.

Com essa expansão, durante o ano fiscal de 2021–22, a empresa comissionou 3,2 mtpa de capacidade de cimento extra, conforme planejado, elevando sua capacidade total de fabricação de cimento na Índia para 114,55 mtpa.

SUSTENTABILIDADE

A UltraTech está comprometida em conduzir a sustentabilidade através da cadeia de valor de suas operações. As áreas de foco são descarbonização, economia circular, gestão da biodiversidade, valorização da água, operações seguras e desenvolvimento comunitário. A circularidade dos materiais é prioridade para a empresa no enfrentamento da questão da superutilização dos recursos naturais e do descarte dos resíduos gerados pelo seu uso.

Em reconhecimento aos seus esforços para acelerar os negócios em direção a um modelo circular, a UltraTech ganhou o Prêmio de Economia Circular Indiana (ICEA) da Federation of Indian Chambers of Commerce and Industry (FICCI), 2021. O prêmio valoriza os esforços da UltraTech para acelerar seus negócios em direção a um modelo circular e identifica a empresa como a mais inovadora e impactante em suas práticas.

Quinze das minas de calcário da UltraTech receberam uma classificação de cinco estrelas pelo gerenciamento sustentável de minas, concedida pelo Ministério de Minas e pelo Indian Bureau of Mines. As cinco estrelas foram concedidas nos últimos três anos (2017–18, 2018–19 e 2019–20). Com um total de 30 prêmios de classificação de cinco estrelas, este é o maior número de classificações de cinco estrelas concedidas a qualquer empresa na Índia para todos os principais minerais, como bauxita, cobre, minério de ferro, manganês, chumbo e zinco e calcário. As classificações são baseadas na adoção das melhores práticas para a implementação exaustiva e universal do Quadro de Desenvolvimento Sustentável na mineração.

A UltraTech recebeu o “Prêmio Líderes: Mega Large Business, Process Sector”, o maior prêmio nessa categoria pela Frost & Sullivan e pelo Energy and Resources Institute (TERI) pelo ano de 2021. O prêmio é um reconhecimento pelos seus esforços para construir um negócio sustentável. Esse prêmio reconhece os pilares de Excelência em Sustentabilidade com Pessoas, Propósito, Parceria e Planeta, juntamente com a Análise de Sustentabilidade e as iniciativas de Consumo de Energia Renovável de organizações na Índia.

PERSPECTIVAS

Durante o trimestre, as vendas comerciais foram mais impactadas do que as vendas não comerciais, uma vez que a demanda geral de cimento permaneceu moderada. Com o início da alta temporada e o aumento das atividades de construção, espera-se que a demanda de cimento seja retomada no quarto trimestre do ano fiscal de 2022, impulsionada por uma recuperação nos projetos de infraestrutura e habitação liderados pelo governo. A demanda rural e urbana também deverá aumentar no futuro. Tudo isso é um bom presságio para a empresa.