A Idea Cellular anuncia os resultados auditados das Ind AS *Normas de Contabilidade da Índia) para o quarto trimestre (T4) e o ano finalizado em 31 de março de 2018

28 abril, 2018

Destaques Independentes1Resultados

Receita - Rs. 61,373 milhões, EBITDA - Rs. 14,473 milhões, PAT - Rs. -10179 milhões

INR milhões

T4AF18 T3AF18 AF18 AF17 a;lteração em Termos Homólogos
Receitas - Áreas de Serviços Estabelecidas3 56,971 60,660 262,654 329,586 -20.3%
Receitas - Novas Áreas de Serviço4 4,403 4,437 20,136 26,171 -23,1%
Receitas totais 61,373 65,097 282,789 355,757 -20,5%
EBITDA - Áreas de Serviços Estabelecidas3 15,504 14,001 66,156 107,880 -38.7%
EBITDA - Novas Áreas de Serviço4 -1,031 -1,768 -5,680 -5,444 -4.3%
EBITDA total 14,473 12,233 60,476 102,436 -41.0%
EBITDA % - Áreas de Serviços Estabelecidas3 27,2% 23,1% 25,2% 32,7% -7,5%
EBITDA % - Novas Áreas de Serviço4 -23,4% -39.8% -28,2% -20,8% -7,4%
EBITDA % 23,6% 18,8% 21.4% 28,8% -7,4%
Depreciação e Amortização 20,854 21,414 84,091 78,272 7,4%
EBIT (Lucros antes de juros e impostos) -6,382 -9,181 -23,615 24,163 NA
Juros e Custos de Financiamento (Líquidos) 9,743 11,490 44,600 37,014 20,5%
Dividendo da Indus 0 0 2,657 3,623 -26,6%
PBT (Lucro antes de impostos) -16,124 -20,671 -65,558 -9,228 NA
PAT (Independente1) -10,179 -13,519 -41,628 -4,075 NA
Lucro Direto5 (Independente) 4,377 200 17,069 69,386 -75.4%
Quota do Lucro da Indus e ABIPBL 744 818 3,224 4,218 -23.6%
Impostos Diferidos sobre Ganhos por distribuir da Indus 187 145 620 518 19,7%
Outro Rendimento Abrangente (líquido de Impostos) 316 -11 283 -43 NA
Rendimento Abrangente Total (Consolidado2 ) -9,306 -12,856 -41,399 -4,040 NA

Outro ano desafiador, as tendências de crescimento a longo prazo são visíveis

A indústria móvel indiana testemunhou mais um ano de hipercompetição, bem como altos ventos contrários. Os planos de preços super agressivos, incluindo os planos de dados integrados com voz ilimitada, oferecidos pela maioria das operadoras incumbentes para manter os assinantes existentes contra planos extremamente baixos oferecidos pela nova operadora 4G, explodiram o crescimento de volume de voz e dados. Mas isso levou a um declínio acentuado no ARPU do consumidor, resultando em uma queda de quase milhões no setor de AGR (Receita Bruta Ajustada). 322 bilhões @ 21,7 por cento (CY17 vs CY16). A Idea teve a menor queda no AGR Revenue Market Share, de 20,0% no CY16 para 19,5% no CY17, entre os 3 principais operadores do setor, apesar dos grandes ganhos da nova operadora 4G.

O TRAI liderou as a;lterações regulamentares, incluindo (a) a redução do 'Mobile Termination Charge' (MTC) doméstico de 14 paisa para 6 paisa por minuto (em vigor a partir de 01 de outubro de 2017) e (b) as taxas de liquidação de "cessação móvel internacional" de 53 paisa para 30 paisa por minuto (em vigor a 01 de fevereiro de 2018), agravou ainda mais a tensão financeira para os operadores da indústria existentes. Como resultado, pelo menos cinco operadores móveis de subescala foram forçadas a sair/consolidar.

No entanto, essas tendências não refletem as oportunidades emergentes de longo prazo oferecidas pelo setor - (1) a indústria de serviços móveis está se consolidando entre três grandes operadoras privadas, (2) usuários multi SIM estão consolidando seu uso como único operador, (3) os assinantes estão aumentando / atualizando o uso de banda larga, (4) quase 300-400 milhões de indianos, principalmente no interior rural, já estão adotando serviços de telefonia móvel.

Mudanças estruturais no consumo de serviços de telefonia móvel

A introdução de planos de dados agrupados por voz ilimitados e com descontos profundos pela maioria dos operadores durante o AF18 levou a uma mudança sísmica no consumo de serviços móveis. O uso de voz por assinante aumentou drasticamente para 577 minutos no T4AF18, de 412 minutos no T4AF17. Da mesma forma, o uso de dados de banda larga por assinante de dados de banda larga registrou um crescimento meteórico de 7 GB no T4AF18, comparado a 1,4 GB do ano anterior. O volume de dados de banda larga de 1,984 bilhões de MB aumentou quase seis vezes (AF18 versus AF17). À medida que a adoção de dados sem fio no AF18 sofreu um forte aumento com o lançamento de planos de dados ilimitados, a Idea registrou aumento de 15,1 milhões neste ano, melhorando a penetração de banda larga de aproximadamente 13% no AF17 para aproximadamente 20,5% no AF18 A base de assinantes de banda larga sem fio (EoP) da empresa chega a 39,8 milhões do total de 46,8 milhões de usuários de dados móveis. Da mesma forma, a Idea testemunhou um forte retorno do acréscimo de assinantes com 12,2 milhões de "adições líquidas de clientes" ao VLR no segundo semestre de 18. A Idea aumentou sua participação no mercado de assinantes (VLR) de 19,4% em fevereiro de 2017 para 20,9% em fevereiro de 2018. A base total de assinantes da empresa (VLR) é de 207,7 milhões em 31 de março de 2018.

Investimentos significativos em andamento para construir uma infraestrutura robusta de banda larga

Durante o AF18, a Idea continuou a expansão agressiva de sua infraestrutura de banda larga sem fio, adicionando 44.856 sites de banda larga (3G+4G) durante o ano. Os sites de banda larga aumentaram de 110.054 em 31 de março de 2017 para 154.910 sites em 31 de março de 2018, levando a pegada geral da rede na EoP para 286.356 sites (GSM+3G+4G). A população de banda larga sem fio sob cobertura agora se expande para mais de 650 milhões de indianos espalhados por 164.000 cidades e aldeias em 22 áreas de serviço. A Idea começou a implantar o espectro TDD de 2300 MHz em seus círculos de liderança de Maharashtra e Kerala e o espectro TDD de 2500 MHz em Andhra Pradesh para aumentar ainda mais sua capacidade de dados sem fio. A empresa expandiu sua rede de fibra de 115.500 km (31 de março de 2016) para 156.800 km em 31 de março de 2018. A Idea também lançou recentemente serviços de Voz sobre LTE (VoLTE) para funcionários em círculos selecionados e está programada para apresentar os serviços VoLTE em etapas para seus clientes a partir de maio de 2018. O gasto de investimento geral para o ano foi de 70 bilhões, a maioria dos quais foi utilizada para expansão de 4G. O investimento bruto da empresa em ativos fixos aumentou para quase 1,255 bilhão. A monetização dessa frente de grande investimento em espectro e equipamentos é inevitável, uma vez que a missão Digital India ganha impulso e a penetração da Internet móvel melhora.

As taxas continuaram a cair no T4AF18

A explosão no volume de voz impulsionada pela maior adoção de planos de pacotes ilimitados levou ao maior crescimento de minutos de voz trimestral sequencial da Idea em @16,9% no T4AF18 (em relação a 10,8% de crescimento no T3AF18). O aumento acentuado nos volumes levou a uma “taxa de voz” (incluindo o impacto da redução na taxa internacional do IUC) a cair 20% para 13,4 paisa por minuto (vs 16,8 paisa no T3AF18). Da mesma forma, o volume de dados móveis (2G+3G+4G) continuou a registrar crescimento trimestral robusto de 43,2% (após crescimento trimestral sequencial de 30,2% no T3AF18), já que a rede de dados móveis pan India da Idea transportou 818 bilhões de MB em volume de dados neste trimestre. No entanto, a "taxa de dados móveis" diminuiu para 1,4 paisa por MB, uma queda de 31,4% em relação a 2,0 paisa por MB no T3AF18. O momento geral do assinante permaneceu forte, com 6 milhões de adições líquidas na EoP no T4AF18. No entanto, o ARPU global de clientes caiu de 114 rupias no T3AF18 para 105 rupias no T4AF18 devido à maior intensidade competitiva. Isto levou a um declínio trimestral sequencial de 5,7% para 61,373 milhões no T4AF18 (vs 65,097 milhões no T3AF18), incluindo impacto de receita de 520 milhões devido à redução no IUC Internacional de 53 paisa para 30 paisa por minuto w.e.f 01 de fevereiro de 2018. O EBITDA do trimestre é de 14.473 milhões.

O desempenho financeiro geral permaneceu sob pressão no AF18

Durante o ano, os fatores negativos duplos de (a) Redução acentuada na taxa de liquidação doméstica e internacional da MTC e (b) Pressão de taxa implacável nos serviços de dados móveis e de voz de forma que consumidores de ARPU migraram para 'planos de dados agrupados por voz ilimitados' com preços mais baixos, resultando em um declínio de 20,5% na receita bruta da Idea em AF18 para 282,789 milhões de rupias (contra receita de AF17 de 355,757 milhões de rupias). Embora a empresa permaneça cautelosamente otimista com relação à história de crescimento da Índia e continue expandindo sua escala de operações, essa fase tumultuosa impactou o EBITDA da Idea durante o ano financeiro atual em 41,0%, para 60,476 milhões de rupias (vs. 102.436 milhões de rupias no AF17). A margem EBITDA do ano caiu para 21,4%, de 28,8% no AF17. Enquanto isso, a empresa continua comprometida em otimizar seus custos operacionais no novo paradigma do setor. O custo de depreciação e amortização e juros e custo de financiamento (líquido) para o ano fiscal de 18 foram de 84.091 milhões e 44.600 milhões, respectivamente, resultando na perda sem precedentes de PAT de 41.628 milhões no AF18 (contra a perda de PAT de 4.075 milhões no AF17). A Receita Total Abrangente consolidada (incluindo a parcela proporcional da Indus e da ABIPBL) está em uma perda de 41.399 milhões no AF18 (contra perda de 4.040 milhões no AF17). A "Dívida Líquida" em 31 de março de 2018 é de 523,3 bilhões, incluindo um grande componente da dívida do DoT sob "Obrigação de Pagamento Diferido" para espectro adquirido em leilões.

Atualização da fusão

A fusão da Idea e da Vodafone India está na etapa final das aprovações regulatórias e deverá ser concluída em H1CY18. A nova equipe de liderança proposta da entidade resultante da fusão foi anunciada em 22 de março de 2018. Ambas as empresas criaram as respectivas equipes de gerenciamento de projetos, preparando-se para a fusão e iniciaram o planejamento detalhado das sinergias de capex e opex identificadas. Ambas as empresas agora, sob o programa "Compartilhamento de infraestrutura ativa" e "acordos de ICR 2G e 4G" em várias áreas de serviço, compartilham cerca de 49.000 sites. O programa de compartilhamento de fibra e PoP planejados também está em andamento nas 220 principais cidades das 22 áreas de serviços de telecomunicações.

Atualização na monetização de recursos de torre independente

Em 13 de novembro de 2017, a Idea e a Vodafone anunciaram a venda de seus respectivos empreendimentos autônomos de torre na Índia à ATC Telecom Infrastructure Private Limited (“American Tower”) por um valor de empresa combinado de 78,5 bilhões para fortalecer o balanço patrimonial da entidade resultante da fusão. A Vodafone India já recebeu 38,5 bilhões para suas torres autônomas e a Idea espera receber os 40 bilhões devidos no H1CY18 depois que a aprovação necessária de FDI for recebida para a aquisição da ICISL (subsidiária de torre 100% da Idea) pela American Tower. O recebimento desses recursos antes da conclusão foi antecipado e previsto no contrato de fusão e, portanto, não afetaria os termos acordados da fusão entre a Vodafone India e a Idea, incluindo o montante da dívida que a Vodafone irá contribuir para a entidade combinada no fechamento da transação de fusão.

A Idea concluiu com sucesso a captação de patrimônio de 67,5 bilhões, monetização da participação da Indus Tower.

Em 12 de fevereiro de 2018, a empresa emitiu e distribuiu aproximadamente 326,6 milhões de ações por um preço de 99,50 por ação preferencial para as entidades do grupo promotor para uma consideração total de 32,5 bilhões. A empresa também anunciou o fechamento bem-sucedido de sua “Qualified Institutional Placement” em 23 de fevereiro de 2018 e distribuiu aproximadamente 424,2 milhões de ações para compradores institucionais qualificados, a um preço de emissão de 82,50 por ação, totalizando aproximadamente 35 bilhões. O aumento de patrimônio de 67.5 bilhões reduziu a dívida líquida da Idea e, como resultado, a contribuição da dívida líquida da Vodafone para a entidade resultante da fusão também será reduzida em uma quantia proporcional. Recentemente, em 25 de abril de 2018, foi anunciada a fusão entre a Bharti Infratel e a Indus Towers, que criará a maior empresa de infraestrutura de torre do mundo (excluindo a China), com 1,63.000 torres na Índia. Para a participação de 11,15% da Idea na Indus, a Idea tem a opção de: (1) vender sua participação de 11,15% na Indus Towers por dinheiro baseado em uma fórmula de avaliação vinculada ao VWAP para as ações da Bharti Infratel durante os 60 dias de negociação no final do período de eleição da Idea que desencadeia a conclusão de todas as aprovações regulamentares exigidas ppara a fusão da. Isso atualmente equivale a uma contraprestação em dinheiro de aproximadamente 65 bilhões ou a;lternativamente; (2) receber novas ações da empresa combinada ampliada com base na taxa de fusão (1.565 ações da Bharti Infratel para cada 1 ação da Indus Towers). Esta transação está sujeita a aprovações de todas as autoridades reguladoras relevantes e deve ser concluída antes do final do AF19. A infusão de capital, a venda de empresas de torre independentes da Idea e da Vodafone India por 78,5 bilhões e a monetização anunciada da participação de 11,15% da Idea na Indus Towers, aumentarão os recursos de capital de longo prazo da entidade combinada. Enquanto isso, a Idea permanece ágil, adaptável e focada em suas capacidades de execução. A empresa continua a se esforçar para expandir a cobertura e a capacidade, otimizando os custos e proporcionando benefícios sustentáveis aos consumidores. A Idea espera se beneficiar mais rapidamente do que a consolidação antecipada da indústria e espera-se que a entidade resultante da fusão surja como a maior provedora indiana de serviços móveis para serviços de voz e banda larga nas plataformas 2G, 3G e 4G.

Notas:

1. A Idea Standalone representa a Idea e suas subsidiárias 100%. Efetivamente, isto engloba todas as operações, excluindo Indus e Payments Bank (ABIPBL).
2. A Idea Consolidada representa a Idea Independente e a consolidação proporcional da Indus e do Payments Bank ao nível do PAT.
3. As Áreas de Serviço Estabelecidas representam 15 áreas de serviço, nomeadamente Maharashtra e Goa, Gujarat, Andhra Pradesh, Madhya Pradesh e Chhattisgarh, Deli, Kerala, Haryana, Uttar Pradesh West e Uttaranchal, Uttar Pradesh East, Rajastão, Himachal Pradesh, Punjab, Karnataka, Bombaim e de Bihar.
4. As Novas Áreas de Serviço representam as sete áreas de serviço de Orissa, Tamil Nadu, J&;K, Calcutá, West Bengal, Assam e Nordeste.
5. O Lucro Direto é calculado como uma soma do PAT, Depreciação e Amortização, pagamento por conta de ESOP e Impostos Diferidos (excluindo MAT), para o período relevante.
6. Os números para períodos anteriores foram reagrupados, sempre que necessário.

Sobre a Idea Cellular Ltd.

A Idea Cellular é o terceiro maior operador sem fio na Índia, com uma quota de mercado de receita de 17,1 por cento da indústria indiana de serviços de telecomunicações móveis (excluindo a receita de rede fixa da Bharat Sanchar Nigam Limited e Mahanagar Telephone Nigam Limited) para o T3AF18. A Idea está listada na Bolsa Nacional de Valores (NSE) e na Bolsa de Valores de Bombaim (BSE) na Índia. A Idea é parte do Aditya Birla Group, um dos maiores grupos empresariais da Índia. O Aditya Birla Group é um conglomerado com operações em 35 países e tem interesses empresariais em, entre outros, telecomunicações móveis, serviços financeiros, metal e mineração, cimento, negro de fumo, têxteis, vestuário, produtos químicos e fertilizantes.